Powered By Blogger

domingo, 2 de abril de 2017

COM PROPRIEDADE, O FERROVIÁRIO VENCE O FORTALEZA POR 2 A 0.

Partida, que aconteceu no Castelão, contou com gols de Mota e Tony Belém

Fonte:DN/jogada

Resultado positivo deixou Ferroviário apto a conseguir sua classificação para a final da Estadual já no próximo jogo ( Foto: Thiago Gadelha )
Depois de sete anos sem encontrar o Fortaleza em uma semifinal de Campeonato Cearense, o Ferroviário surpreendeu e, com propriedade, bateu o Leão por 2 a 0 na tarde deste domingo (2), no Estádio Castelão. Os gols do Peixe foram anotados por Tony Belém e Mota, ambos na segunda etapa.
Com o resultado, o time coral agora pode se classificar para a final do Estadual sem precisar de três jogos. Para isso, basta conseguir um novo triunfo na próxima partida entre a dupla, que acontece no domingo (9), às 16h, no Castelão. 
Tento polêmico
Favorito dentro do duelo, o Fortaleza começou o Clássico das Cores deste domingo (2) impondo seu ritmo de jogo. Logo nos primeiros minutos, após boa trama dentro da área, o zagueiro Del'Amore, mesmo com o goleiro Mauro caído, desperdiçou grande chance.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PREMIARÁ PM'S QUE ATUARAM NO CONFRONTO QUE DEIXOU 7 BANDIDOS MORTOS, QUATRO PRESOS E UM FERIDO.

Ao centro, o Secretário de Segurança Pública André Costa
No confronto entre pm's e bandidos, sete marginais foram mortos, quatro presos e um ferido

Os policiais militares que atuaram na operação de confronto com a quadrilha do Rio Grande do Norte em Jaguaruana (CE), na madrugada deste sábado, 01, deverão ser premiados com três dias de folga.
O benefício teria sido confirmado pelo secretário de segurança do estado do Ceará, André Costa, num comunicado veiculado na Home Page do Facebook da Cotar-PMCE. 
Segundo o comunicado a premiação teria sido previamente acertada com o comandante da operação Ronaldo Viana. 
André Costa que é conhecido pelo lema “Bandido terá justiça ou cemitério”, teria parabenizado as equipes que atuaram na ação e destacado que a folga serviria para que os policiais se renovem para os próximos confrontos. O secretário assumiu a pasta em janeiro de 2017 é policial federal.

CONHEÇA A CACHOEIRA DO URUBU, UM PARAÍSO EXUBERANTE NO NORTE DO PIAUÍ.


A 180 km de Teresina o Parque Ecológico foi inaugurado em 1993.
Pedras da cachoeira revelam quedas onde a água corre rápida com fúria.

Do G1 PI

As chuvas levam muita alegria ao sertanejo no Piauí pela fatura de água nos principais reservatórios, mas reativam também os encantos dos parques ecológicos. Um desses lugares é A Cachoeira do Urubu, dos principais cartões postais do estado. Localizada entre as cidades de Esperantina e Batalha, no norte piauiense, nesse período o cenário diferente com a força do rio Longá é de encher os olhos.

A 180 km de Teresina, no Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, que foi inaugurado em 1993, recebe visitantes principalmente no primeiro semestre do ano. As pedras da cachoeira revelam quedas onde a água corre rápida e despenca com fúria, embelezando o local.

Comtemplar o paraíso que fica no coração da região Norte do Piauí é um privilégio de quem aprendeu a amar a natureza. “O melhor aqui é o banho, apreciar o verde. Aqui é um local que tem tudo de bom. Quem gosta da natureza aqui é o lugar”, disse a empresária Antônia Sá.

TERMINAIS DE CARGA INVESTEM EM ESTRUTURA PARA ESCOA SAFRA DE GRÃOS.

Edição do dia 02/04/2017

Brasil deve produzir quase 223 milhões de toneladas de grãos.
Safra deve ser a maior da história do país.

César DassieCubatão - SP/ Paranaguá - PR

Junto com a super safra que o agricultor brasileiro está colhendo deve vir também um recorde na exportação. Mais de 70% da soja e 27% do milho brasileiro seguirão para outros países. O Globo Rural acompanhou a situação em dois dos principais portos brasileiros para ver as condições atuais de escoamento.
Em 2013, formavam-se congestionamentos quando as estradas da Baixada Santista, em São Paulo, ficaram travadas por causa do excesso de caminhões. Na época, o volume da safra que seguia para o Porto de Santos era muito maior do que sua capacidade de escoamento.
Depois do transtorno de quatro anos atrás, muitos investimentos começaram a ser feitos. Apenas em um dos terminais de cargas estão sendo investidos R$ 2,7 bilhões. É a maior obra portuária no Brasil hoje em dia. E a ampliação só saiu do papel graças a alta demanda da produção agrícola. Com 97% da obra concluída, 2017 é ano de estreia dessa estrutura.
A feliz coincidência com a safra recorde brasileira está dando fôlego para as operações de embarque e desembarque dos produtos agrícolas. O investimento deu novo ânimo até para os funcionários mais antigos.
Atualmente, 40% das cargas que chegam até o Porto de Santos são transportadas por caminhões e 60% vêm sobre trilhos.

NADA DE ARROZ E FEIJÃO : SAIBA QUAL ALIMENTO UNE O BRASIL, SEGUNDO ALEX ATALA.

Ewerthon Tobace

Alex AtalaDireito de imagemRUBENS KATO
Nem arroz, muito menos o feijão. Pergunte ao chef mais premiado do Brasil - e conhecido pelas pesquisas sobre a culinária regional brasileira - qual o ingrediente que melhor representa o país e a resposta vai ser simples: a mandioca.
"O ingrediente que está presente de norte a sul do Brasil, em todas as mesas, das mais ricas às mais pobres, é a mandioca e suas farinhas", disse Atala, dono do restaurante mais premiado do Brasil, o D.O.M., em São Paulo.
Em entrevista à BBC Brasil durante uma passagem pelo Japão, o chef ainda afirmou não ser verdade que o Brasil inteiro coma arroz e feijão. "Também não dá para falar que a comida baiana é mais brasileira que a mineira ou que a gaúcha e a amazônica", ressalta.
"O que nós brasileiros precisamos entender é que o Brasil é um país muito grande e uma vida inteira dedicada a conhecer o nosso país não é suficiente", diz o cozinheiro, que sugere uma valorização maior dos produtos e comidas regionais.
"Quem é de cada região tem de trabalhar em favor do seu em vez de criar pequenas brigas regionais, que não acrescentam em nada."
Atala esteve no Japão para promover alimentos e bebidas típicas brasileiras que já estão disponíveis no mercado japonês.

PROJETO DO IPHAN NÃO SAIU DO PAPEL EM CAMOCIM CEARÁ.

FONTE:DN/REGIONAL/JC


O projeto Barcos do Brasil tem como objetivo promover a preservação e a valorização das embarcações tradicionais brasileiras, reunindo entidades públicas e privadas e outros interessados no patrimônio naval brasileiro ( Foto: Vando Arcanjo )
A imagem dos 'barcos bastardos' ancorados em Camocim e a força de sua história para a formação do lugar chamou a atenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que iniciou, em 2010, levantamentos para que o município fosse o primeiro do Ceará a receber a classificação de Paisagem Natural.
À época, o Instituto informou que não havia uma data para o resultado do levantamento, mas adiantou que a chancela do IPHAN poderia contribuir para o município receber investimentos do poder público, trazendo benefícios à população, principalmente os pescadores, que se utilizam diretamente da área.
LEIA MAIS
O conjunto de barcos foi considerado o maior porto urbano de velas do mundo pelo velejador brasileiro Amir Klink, que fez parte da comitiva do Instituto, tendo visitado o município no ano de 2012. Mas, apesar das reuniões entre representantes do IPHAN e do município, entre eles, membros das secretarias do Turismo, da Cultura e do Desenvolvimento Sustentável, o projeto não vingou.

FEIRA NACIONAL DÁ VISIBILIDADE A PRODUTOS DE ARTESÃOS DE 17 ESTADOS EM BRASÍLIA-DF.

Débora Brito - Repórter da Agência Brasil
Brasília - Brasília sedia o 9 Salão do Artesanato. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Estande de Alagoas, o estado homenageado no 9º Salão do Artesanato de BrasíliaMarcelo Camargo/Agência Brasil






















Cerca de 1500 artesãos de 17 estados expõem seus trabalhos no 9ª Salão do Artesanato, sediado em Brasília. A feira começou na quarta-feira (29) e representa um ganho para as vendas de artesãos.
Para Francisca Gomes dos Santos, que viajou de Cuiabá a Brasília para vender bonecos de barro, a feira representa um ganho em relação à venda média. “É ótimo, as vendas sempre aumentam nas feiras cerca de 50%”, afirma a artesã, que complementa a renda de aposentada com o artesanato.
Além do aumento de vendas, a rendeira Joelma Freitas, 40 anos, moradora de Nísia Floresta (RN), também elogiou a oportunidade de conhecer outros artesãos e ver seu trabalho reconhecido por pessoas diferentes. “Sou artesã desde criança, já ensinei minhas filhas e é primeira vez que vejo meus produtos valorizados em outro estado”, comemora.
Segundo a organização do evento, o principal objetivo é justamente dar visibilidade ao trabalho dos artistas. “O maior desafio do artesão é exatamente ter a vitrine pra expor.

PARÁ PODE SE TORNAR MAIOR PRODUTOR DO BRASIL DE CACAU ATÉ 2023.

EFE/Fernando Bizerra Jr.

FONTE:EFE/Fernando Bizerra Jr.
Rio de Janeiro, 1 abr (EFE)- Considerado valioso e até usado como moeda de troca em outros tempos, o cacau mostra que ainda move a economia no estado do Pará, atualmente, o segundo maior produtor do fruto no Brasil.
Matéria-prima do chocolate, o cacau marcou a história do país, que já foi o 3º maior produtor mundial. Foi no sul da Bahia que o cacaueiro se desenvolveu melhor por conta das condições do solo e do clima. Durante muitos anos, as fazendas de cacau tiveram destaque na economia nacional, mas em 1989, a praga vassoura-de-bruxa quase devastou a produção e trouxe efeitos socioeconômicos e ambientais severos para as zonas de cultivo.
Entre as safras 1990 e 2000, a produção caiu na Bahia, por exemplo, de 356 mil para 98 mil toneladas. Graças à tecnologia, foi possível controlar a praga e desenvolver variedades mais tolerantes ao fungo. Hoje em dia, o cacau prospera em outros locais, como São Félix do Xingu, no Pará, onde, além de se tornar um motor econômico para a região, ajuda a reflorestar a Amazônia perdida para a pecuária.

PSG FAZ 4 NO MONACO E CONQUISTA A COPA DA LIGA DA FRANCESA PELA 7ª- VEZ.

FUTEBOL FRANÇA
EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON



















EFERedação Central
O Paris Saint-Germain bateu o Monaco por 4 a 1, neste sábado, e conquistou o título da Copa da Liga da Francesa pela sétima vez na história, a quarta consecutiva, ampliando o domínio que estabeleceu na competição.
Em jogo disputado na cidade de Lyon, o meia-atacante alemão Julian Draxler foi responsável por abrir o placar, aos 4 minutos do primeiro tempo. Pouco depois, aos 27, o meia Thomas Lemar conseguiu deixar tudo igual.
Ainda antes do intervalo, aos 44, o meia argentino Ángel Di María recolocou o PSG na frente. Aos 9 da etapa complementar, o centroavante uruguaio Edinson Cavani ampliou. O camisa 9 voltou a balançar as redes nos acréscimos, dando números finais ao duelo.
O time da capital levantou o troféu contando com o zagueiro Thiago Silva e o volante naturalizado italiano Thiago Motta entre os titulares. Lucas Moura entrou em campo aos 42 do segundo tempo, enquanto o lateral-esquerdo Maxwell ficou no banco todo o jogo.

O BRASIL APRESENTA METAS PARA FREAR O AUMENTO DA OBESIDADE.

Excesso de peso já atinge metade da população do país e está relaciona ao aparecimento de vários tipos de câncer

FONTE:DN/VIDA
obesidade
Cerca de 1,9 bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso e 600 milhões já são obesas ( Foto: Divulgação )
A obesidade é considerada um problema de saúde pública, sendo fator de risco para o aparecimento de diversas doenças como o diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,9 bilhão de pessoas no mundo estão acima do peso e 600 milhões já são obesas.  No Brasil, os índices atingem mais da metade da população, sendo 59,8% de mulheres e 57,8% de homens com sobrepeso.  
Para o oncologista da Oncomed BH, Dr. Alexandre Fonseca, as principais causas da obesidade são o sedentarismo e o consumo exagerado de alimentos com alto valor calórico e/ou gorduras. “Cânceres como o de intestino grosso, mama, endométrio, rim e esôfago têm sido relacionados à obesidade. Normalmente estão associados a alterações nos hormônios sexuais estrógeno, progesterona e androgênios, além dos altos níveis de insulina”, explica o médico. 

AGENTE DIZ TER SIDO REPRIMIDO PARA NÃO DENUNCIAR MAUS-TRATOS.

Animais vivem em meio ao lixo e insetos em Fortaleza

Foto: Isis Cidade/TV Cidade
Um pouco mais de um mês após a TV Cidade denunciar, a situação continua da mesma maneira na rua São João, no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. Dezenas de cães vivem em meio ao lixo e insetos em uma residência, no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. Desde que o caso se tornou público, a Sociedade Protetora dos Animais (SPA) tenta intervir e retirar os animais do prédio, mas segundo uma fonte obtida pelo CNEWS, o Centro de Controle de Zoonose de Fortaleza tenta intervir, pedindo que o caso não seja denunciado ao Ministério Público do Ceará. 

JAGUARUANA-CE: BANDIDOS EXPLODEM BANCOS E VÁRIOS DELES MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR.


Tentativa de assalto a duas agências bancárias resultou em momentos de terror no município localizado na região do Vale do Jaguaribe

O município de Jaguaruana, na região do Vale do Jaguaribe, distante cerca de 180 km da capital Fortaleza, foi palco de momentos de terror na madrugada deste sábado (1°).
Em tentativa de assalto a duas agências bancárias, uma do Banco do Brasil e outra do Bradesco, além da agência dos Correios local, houve troca de tiros intensa e, segundo informações de cidadãos, 5 dos suspeitos foram mortos pela Polícia Militar, e um estava gravemente ferido. Outro, em tentativa de fuga, teria sido capturado e levado para o hospital de Aracati para tratar de ferimentos. Ainda segundo populares, um homem fugiu e está sendo perseguido pela polícia, e pessoas do povo também teriam sido baleados. Além deles, um cidadão que vinha de moto de uma festa morreu no local. Ele teria sido morto por um criminoso que queria a moto.