Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de março de 2017

NÚMERO DE TRANSPLANTES CRESCE 5%, MAS RECUSA DE DOAÇÃO POR FAMÍLIAS AINDA É ALTA.

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil
transplantes
Recusa de doação de órgãos pela família ainda
é um desafio para o aumento do número de tranplantesElza Fiúza/Arquivo/Agência Brasil
A taxa de doadores de órgãos efetivos aumentou 5% no Brasil no ano passado, em comparação com 2015, mas continua abaixo da esperada. A informação faz parte de um levantamento estatístico sobre a realização de transplantes no país, divulgado hoje (9) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na sede da Academia Nacional de Medicina, no Rio. Segundo Barros, a recusa de doação de órgãos pela família ainda é um desafio para a expansão do serviço.
"A cada ano, batemos novos recordes, mas em algumas modalidades de transplante temos cinco anos de fila de espera, cerca de 40% das famílias se recusam a fazer a doação dos órgão de parentes falecidos. Então, há um conjunto de medidas a tomar", disse Barros. "Para reduzir as filas, já que temos excelente infraestrutura de hospitais especializados em transplantes, precisamos fazer campanhas de conscientização para que as famílias autorizem a doação de órgãos, facilitar a regulação da legislação que envolve essa questão", acrescentou.
Nas regiões Sul e Sudeste, a taxa de  recusa é de cerca de 30%; nas regiões Norte e Nordeste, o percentual chega a 40%.

EM NOITE DE VAIAS PARA CRISTÓVÃO,NENÊ SALVA O VASCO DA GAMA DE DERROTA PARA O VITÓRIA .

Equipe carioca fica em situação complicada na competição nacional

Rio - Um gol no fim da partida salvou o Vasco da derrota para o Vitória, em São Januário. Porém, não salvou Cristóvão Borges de ser vaiado pelos torcedores. No primeiro duelo válido pela terceira fase da Copa do Brasil, as duas equipes ficaram no 1 a 1.
O gol dos baianos foi marcado por Patrick e os dos vascaínos foi de Nenê. A insatisfação com o resultado fez os torcedores do Vasco hostilizarem o técnico Cristóvão Borges, durante e no fim da partida em São Januário.
O Gigante da Colina volta a jogar na próxima quinta-feira contra o Vitória, no Barradão. Para se classificar, o clube carioca precisa vencer o Vitória, ou empatar fazendo dois ou mais gols.
Vasco empatou em São JanuárioPaulo Fernandes/Vasco.com.br
O JOGO
O primeiro tempo não foi de grandes oportunidades para ambos os lados. Aproveitando o apoio da torcida e os espaços deixados pelo lado esquerdo da defesa adversária, o Vasco foi quem tomou a iniciativa. Foi por lá que Nenê fez bonita jogada e colocou na cabeça de Thalles, que cabeceou para boa defesa de Fernando Miguel. Com a ausência de última hora de Wagner, entretanto, os donos da casa sofriam para criar pelo meio.

EMPRESAS AUXILIAM VEÍCULOS EM TRECHOS COM ATOLEIROS NA BR-156, DIZ O DNIT.


Veículos são puxados da lama em trecho entre Oiapoque e Calçoene.
Trecho é de competência do Dnit, que aguarda fim das chuvas para reparos.

John PachecoDo G1 AP

amapá; macapá; oiapoque; calçoene; br-156; atoleiro; lama; (Foto: Isan Oliveira/Arquivo Pessoal)Veículos de empresas ajudam a rebocar e retirar veículos da lama (Foto: Isan Oliveira/Arquivo Pessoal)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que as empresas responsáveis pela manutenção do trecho Norte da BR-156, entre Calçoene e Oiapoque, no Amapá, estão auxiliando na travessia de veículos, que estão tendo as viagens atrasadas por causa dos vários atoleiros na região. A lama formada na rodovia é provocada pelas chuvas constantes.
Desde o início da semana, internautas estão enviando fotos e vídeos ao G1 para reclamar da situação da BR-156 no trecho, principalmente, próximo ao distrito de Cassiporé, onde ônibus, caminhões e veículos de pequeno porte precisam ser rebocados por tratores para concluir a travessia. 
amapá; macapá; oiapoque; calçoene; br-156; atoleiro; lama; (Foto: Isan Oliveira/Arquivo Pessoal)Trecho crítico fica próximo a comunidade de Cassiporé (Foto: Isan Oliveira/Arquivo Pessoal)












O superintendente do Dnit no Amapá, Fábio Vilarinho, explicou que as empresas estão evitando que os veículos e passageiros passem longos períodos aguardando na rodovia, e que reparos definitivos na pista serão feitos a partir de abril, com o fim do período chuvoso.

EM CAMOCIM-CE, MOTOCICLISTA PERDE CONTROLE EM QUEBRA-MOLAS E MORRE EM VIOLENTO ACIDENTE DE TRÂNSITO NO KM 05.



As informações apontam que a vítima não usava capacete, trafegava em alta velocidade e havia ingerido bebida alcoólica.

Infelizmente mais uma pessoa morreu vítima de acidente de trânsito aqui em Camocim. A vítima foi identificada como Antonio Pereira da Silva, de 39 anos, natural de Camocim, residente no Km 05 e era servidor do município exercendo a função de vigia no aterro sanitário de Camocim (o lixão).

Acidente fatal

Era por volta das 16h30 desta quinta-feira, 09, quando a vítima conduzia uma moto Honda Titan de cor preta em alta velocidade e ao passar por um quebra-molas no Km 05 perdeu o controle e colidiu violentamente com uma coluna de um alpendre de uma residência perto de onde mora. O impacto foi tão forte que derrubou uma das colunas. O condutor não usava capacete e a pancada foi toda concentrada no rosto da vítima que veio a óbito ali mesmo.
Uma pessoa informou aos policiais que a vítima havia ingerido bebida alcoólica, inclusive tinha lhe deixado em casa horas antes. Infelizmente momentos depois a vítima saiu novamente em sua moto para não voltar nunca mais. Populares ainda disseram que a vítima era benquista na comunidade, sempre trafegava em velocidade moderada e que estranharam o motivo dele está trafegando de forma tão veloz
Policiais militares do Ronda do Quarteirão sob o comando do Cb Viana isolou o local. Uma equipe da Pefoce também foi enviada para o sinistro para que seja tomada as medidas de praxe.

JOVEM TIRA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA E PÕE EM JUMENTO PARA NÃO SER MONITORADO NO RIO GRANDE DO NORTE.

Depois de receber denúncias anônimas, em menos de 24 horas a equipe de policias civis da Delegacia de Assú efetuaram a prisão de um jovem de 19 anos de idade, na cidade de Itajá.

Informações dão conta que a polícia teria recebido imagens do jovem portando uma arma de fogo, e que o mesmo havia publicado no seu perfil do facebook, o que intrigou a polícia e apontou as investigações em seu desfavor.
Entrando em ação para deflagrar uma operação com êxito, os agentes da segurança deram inicio a diligências e prenderam o suspeito identificado como Antônio Wellington Matias de Melo, popularmente conhecido como "Adolfo", suspeito de ser autor de assaltos em Assú e na cidade de Itajá.

Durante as diligências, os policiais acabaram localizando uma tornozeleira eletrônica, a qual foi retirada pelo jovem, possivelmente para que o serviço de monitoramento não localizasse o mesmo.

Segundo a polícia, "Adolfo" ele será atuado pelo dano causado ao patrimônio público. Jovem já possui processos criminais na cidade de Natal, deverá responder por outros crimes que possa ter cometido em Assú e Itajá.

Em desfavor do mesmo, havia um mandado de prisão expedido pela 12ª Vara de Execuções da cidade de Natal, sendo cumprido também na oportunidade.

'MULHER MAIS PESADA DO MUNDO' PERDE 100 KM APÓS CIRURGIA.

Eman Ahmed Abd El Aty no hospitalDireito de imagemSAIFEE HOSPITAL
Image captionEman Ahmed Abd El Aty, que chegou a pesar 500 quilos, recupera-se de cirurgia bariátrica em hospital na Índia
Apontada como a mulher mais pesada do mundo, a egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 36 anos, já perdeu 100 quilos dos cerca de 500 quilos que tinha quando chegou à Índia, em janeiro, para uma cirurgia bariátrica, segundo informou o hospital Saifee Hospital, em Mumbai (ex-Bombaim), na Índia.
"Estamos tentando colocá-la em forma para que possa voar de volta ao Egito o quanto antes", disse o hospital, por meio de um comunicado.
A família de Abd El Aty disse que ela não saiu de casa por 25 anos, até janeiro deste ano, quando foi para a Índia num voo particular pago para transportá-la.
Um porta-voz do hospital disse à BBC que a egípcia deve perder mais peso nos próximos meses. A operação foi feita por uma equipe de médicos liderada pelo cirurgião Muffazal Lakdawala, especialista em cirurgia bariátrica.
Esse tipo de cirurgia, também conhecida como de "redução de estômago" é feita para acelerar a perda de peso e é usada como último recurso para pacientes diagnosticados com obesidade mórbida - pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 40 - ou que tenham IMC maior que 35 e problemas de saúde como alto risco cardiovascular.
A família da egípcia diz que ela nasceu pesando cinco quilos e foi diagnosticada com elefantíase, uma doença infecciosa causada por parasitas e que provoca inchaço e engrossamento da pele das partes afetadas.
Quando ela tinha 11 anos, ganhou peso rapidamente e sofreu um derrame que a deixou na cama. Desde então, a mãe e uma irmã cuidam dela.

'HOJE O MUNDO TODO ESTÁ DEPRIMIDO, MAS O BRASIL PODE OFERECER MODELO ALTERNATIVO', DIZ DOMENICO DE MASI.

Néli Pereira

Domenico de MasiDireito de imagemDIVULGAÇÃO
Image captionPara Domenico de Masi, os brasileiros, mesmo deprimidos, ainda são 'o povo menos infeliz do mundo'
O sociólogo italiano Domenico de Masi afirma que o estilo de vida atual - classificado por ele como estressante, competitivo e consumista - está deixando o mundo cada vez mais deprimido e que o Brasil pode ter um modelo alternativo, capaz de oferecer uma opção mais solidária e de reflexão.
Em entrevista à BBC Brasil, o autor de O Ócio Criativo é otimista em outros aspectos da vida brasileira: acredita que a trajetória de miscigenação pode representar um exemplo à intolerância e confia na cultura pacífica da nossa sociedade.
"O Brasil, apesar de deprimido, continua o povo menos infeliz do mundo", disse
"Em geral o Brasil conserva uma visão equilibrada do tempo, onde trabalho e lazer têm igual importância. Este é um sinal positivo de sabedoria".
Embora reforce os aspectos positivos, De Masi critica o que classifica como uma"infantilidade" do povo brasileiro quando muda de opinião a respeito de algumas personalidades políticas como o ex-presidente Lula e o atual presidente, Michel Temer.
Ele ainda compara a Operação Lava Jato à semelhante Mãos Limpas, que ocorreu na Itália na década de 1990, e diz que "a tempestade judiciária" pode ter um importante efeito pedagógico no país.
Leia abaixo trechos da entrevista.

O AÇUDE ORÓS DEIXARÁ DE ABASTECER A GRANDE FORTALEZA-CE, DECIDE COGERH.


Águas do reservatório deixam de ser dirigidas para o Castanhão.
Banabuiú, com 0,58% da capacidade, segue redirecionando as águas.

Do G1 CE

Água do Orós é levada ao açude Castanhão (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Água do Orós deixa de ser levada ao açude Castanhão (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)











O açude Orós, segundo maior reservatório de água do Ceará, vai deixar de abastecer as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, segundo definição da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) anunciada nesta quinta-feira (9) na Reunião de Avaliação da Alocação Negociada das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, realizada em Itapipoca.

O açude tem atualmente 9,83% da capacidade de armazenamento e será utilizado para abastecer o Vale do Jaguaribe, uma das região que enfrenta grave crise hídrica. Dos 26 açude monitorados pela Cogerh na região, apenas quatro têm mais de 30% da capacidade, e sete estão completamente secos.
O argumento para suspender o abastecimento da Grande Fortaleza por meio do Orós é que a Região Metropolitana da capital recebeu o maior volume de chuvas nos últimos dois meses. As águas do Orós são direcionadas para Fortaleza desde 21 de julho de 2016.

ESPECIALISTAS DA ONU RECOMENDAM BANIR O USO DE PESTICIDAS NA AGRICULTURA.

Da ONU News
Pesquisas que mostram que os agrotóxicos causam cerca de 200 mil mortes por envenenamento a cada ano em todo o mundo
Agrotóxicos causam 200 mil mortes por envenenamento a cada ano, dizem pesquisasFAO/Harry Vander Wul/ONU






















Dois relatores especiais que fazem parte do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Hilal Elver e Baskut Tuncak, defendem a criação de um tratado global para regulamentar e acabar com o uso de pesticidas na agricultura. Eles postulam por práticas agrícolas sustentáveis em prol da saúde humana. Segundo os especialistas, os padrões atuais de produção e uso de pesticidas são muito diferentes em cada país e causam sérios impactos aos direitos humanos.
O alerta é assinado pela relatora especial ao Direito à Alimentação da ONU, Hilal Elver, e pelo relator especial sobre implicações para os direitos humanos do manejo ambiental e descarte de substâncias perigosas. Os relatores especiais trabalham para as Nações Unidas de forma independente e sem receber salário.

CAMILO PROMETE NOVO ESTUDO PARA AUMENTO DE CABOS E SOLDADOS DA PM.


O governador Camilo Santana (PT) prometeu nesta quarta-feira, 8, realizar novo estudo para aumento de salários de cabos e soldados da Polícia Militar do Ceará. Compromisso ocorre após o governo enviar à Assembleia esperado projeto que equiparará salários de bombeiros e policiais do Estado com a média das categorias no Nordeste.
No projeto, no entanto, cabos e soldados recebem reajuste menor do que o de patentes mais altas. Segundo o governador, isto ocorre pois militares destas graduações no Ceará já recebem acima da média da região. “Teremos militares estaduais com aumento salarial de até 50% até o fim do ano que vem. O menor aumento ficou para nossos cabos e soldados”, diz Camilo.
O governador promete realizar, no entanto, novo estudo para cabos e soldados logo após a aprovação da lei da média. “Mesmo após a aprovação da lei como está, será feito um novo estudo especificamente para vocês. Nossa equipe econômica irá avaliar, com muita responsabilidade, o que podemos acrescentar de ganho em seus salários”, disse.

EM GRANJA-CE, POLÍCIA MILITAR RECUPERA MAIS UMA MOTO ROUBADA.


Policiais militares do Destacamento de Granja recuperaram mais uma moto que havia sido roubada há dias atrás na zona rural do município. A recuperação da moto só foi possível devido uma denúncia anônima feita ao 190 por volta das 20h00 de quarta-feira, 08, informando que a moto Hona Pop de cor preta e placa POP 6030 estava em uma residência na localidade de Tabuleiro dos Altino. Os pm’s se deslocaram até a  referida localidade e encontraram a residência denunciada, no entanto, a mediada que os policiais se aproximaram uma pessoa saiu correndo da casa e se embrenhou mata a dentro. A moto estava na casa e foi recuperada.