Powered By Blogger

domingo, 30 de dezembro de 2018

QUAIS DOENÇAS PODEM VOLTAR OU AVANÇAR EM 2019 NO BRASIL?.

Renata Turbiani

Vacinação contra febre amarelaDireito de imagemERASMO SALOMÃO/MINISTÉRIO DA SAÚDE
Image captionCom exceção do sarampo, 'não há previsão de retorno de doenças eliminadas ou erradicadas' no Brasil, diz o Ministério da Saúde
Em 2018, após 18 anos sem registro de sarampo autóctone (adquirido dentro do país), sendo três sem os decorrentes de pacientes vindos de outras localidades, o Brasil voltou a registrar casos desta doença infecciosa aguda, de natureza viral e altamente contagiosa, que pode ser transmitida por meio de tosse, fala e espirro.
Pelos dados do Ministério da Saúde (MS), foram 10.262 confirmações do início de janeiro até 10 de dezembro. Hoje, o país enfrenta um surto no Amazonas, com 9.779 casos, e outro em Roraima, com 349. Até agora, foram 12 óbitos em três Estados: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará. A maioria das vítimas tinha menos de 5 anos.
No novo ano, ao que tudo indica, a enfermidade, 100% prevenível com vacina, deve continuar. Mas há também outras patologias no radar das autoridades nacionais, que podem "voltar" ou até piorar nos próximos meses?
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que, com exceção do sarampo, "não há qualquer previsão de retorno de doenças eliminadas ou erradicadas". Ainda assim, garante que é fundamental a manutenção de coberturas vacinais altas e homogêneas - o ideal é atingir 95% do público-alvo -, pois muitos vírus continuam em circulação em outros países.

TERMÔMETRO E MEDIDOR DE PRESSÃO MERCÚRIO SERÃO PROIBIDOS EM 2019.

Termômetro de mercúrio

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil  Brasília

A partir de 1º de janeiro de 2019, fica proibida em todo o país a fabricação, a importação e a comercialização de termômetros e de esfigmomanômetros (aparelhos para verificar a pressão arterial) que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde. A medida, publicada no Diário Oficial da União em março de 2017, também inclui a proibição do uso desses equipamentos em serviços de saúde, que deverão fazer o descarte adequado.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a determinação, aprovada pela própria pasta e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. A convenção, assinada pelo Brasil e por mais 140 países em 2013, tem como objetivo eliminar o uso de mercúrio em diferentes produtos.

CEARÁ ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DO ATACANTE JOÃO PAULO.


O atacante que pertencia ao São Paulo (SP), clube onde foi revelado, estava atuando pelo Criciúma (SC)
Fonte;cnews

Foto: Divulgação/cearasc.com
Faltando quatro dias para a reapresentação do elenco, as contratações para a temporada de 2019 não param no Caerá. Dessa vez, o alvinegro anunciou neste domingo (30), a contratação do atacante João Paulo.
Até o momento, o Ceará acertou a contratação de nove atletas (William Oliveira, Matheus Matias, Chico, Willie, Charles, Cristovam, Victor Feijão, Fernando Sobral e João Paulo) e a renovação de oito jogadores (Quixadá, Tiago Alves, Ricardinho, Fernando Henrique, Diogo Silva, João Lucas, Brock e Samuel Xavier).