Powered By Blogger

sábado, 11 de agosto de 2018

MAMAÇO NO RIO DE JANEIRO MARCA MÊS DE ALEITAMENTO MATERNO.

Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro


Como parte das ações do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) promoveu hoje (11) um “mamaço” nos jardins do Palácio do Catete, na zona sul do Rio.
Além do encontro de mães amamentando em ambiente público, houve atividades lúdicas para crianças e roda de conversa com profissionais de saúde. A presidente do Comitê de Aleitamento Materno da Soperj, Carmem Elias, destacou a importância da questão no país, já que o Brasil está longe da recomendação da Organização Mundial da Saúde de prevalência de 90% do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.
 
Profissionais de saúde orientam sobre amamentação na Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Palácio do Catete.
Profissionais de saúde orientam sobre amamentação (Fernando Frazão/Agência Brasil)
“Nas décadas de 70 e 80, ninguém aleitava no país, tínhamos média de dias de aleitamento materno. Ainda estamos longe do que gostaríamos, mas avançamos. A última pesquisa é de 2013, no Brasil temos em torno de 36% de prevalência, aumentamos sim e temos que nos orgulhar da prevalência do aleitamento prolongado”.

CERVEJAS ARTESANAIS BRASILEIRAS OBTÊM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL.

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil  Brasília

O sucesso internacional de um estilo de cerveja cuja fórmula foi desenvolvida no Brasil é responsável pelo bom momento vivido pelas cervejarias artesanais no país. Desenvolvida por produtores de Santa Catarina a partir de um dos mais tradicionais estilos da Alemanha, a Berliner Weisse, a chamada Catharina Sour é a primeira receita tipicamente brasileira incluída no catálogo da Beer Judge Certification Program (BJPC).
Considerada uma das principais organizações mundiais de certificação de juízes cervejeiros, a BJPC publica um guia de estilos da bebida que serve de parâmetro para os produtores caseiros, artesanais e industriais. Com o reconhecimento da Catharina Sour, fabricantes de todo o mundo poderão inscrever seus produtos em concursos que julgam a qualidade da bebida. Em 2016, uma das primeiras cervejarias brasileiras a apostar na fórmula, a Blumenau, faturou uma medalha de prata no Prêmio Internacional de Cerveja da Austrália, uma das mais importantes competições da atualidade.
 
Cervejaria artesanal
Cervejaria artesanal - (José Cruz/Agência Brasil)
“Temos registro de mais de 50 rótulos batizados com esse estilo. Já há produtores de Catharina Sour no Canadá, nos Estados Unidos, na Argentina”, disse à Agência Brasil o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, explicando que, preservadas as principais características físico-químicas e sensoriais da fórmula original, cada produtor tem liberdade para “brincar e experimentar” novas misturas, o que favorece a diversidade de sabores. Tanto que já há Catharina Sour com adição de maçã, jabuticaba, pêssego, manga, entre outras frutas.

TURISMO RURAL É INCREMENTADO NAS COMUNIDADES DO CRATO-CE.

Visitantes se encantam ao perceberem as riquezas ambientais, culturais e arqueológicas

FONTE:DN/REGIONAL

Casa de Farinha, no Baixio do Muquém, conserva, ainda hoje, a mecanização antiga ( Fotos: Antonio Rodrigues )
 por Antonio Rodrigues - Colaborador
O visitante pode fazer trilhas, visitar bicas naturais, tomar banho em cachoeiras e conhecer um pouco da arqueologia daquela região
Crato. Trilhas, bicas naturais, cachoeiras, casa de farinha, apresentações culturais, culinária, memória e arqueologia. São diversas as potencialidades que as comunidades deste Município no Cariri cearense têm desenvolvido por meio do turismo rural, prática cada vez mais comum no campo. As opções são muitas e agradam vários tipos de público. Alguns destes sítios já recebem visitantes há alguns anos, como é caso do Chico Gomes. Outros têm, aos poucos, articulado as lideranças para crescer ainda mais a visibilidade, como o Assentamento 10 de Abril e o Baixio das Palmeiras.
Tudo começa, a princípio, com visitas acadêmicas ou de fóruns, durante eventos ou aulas de campo. De maneira tímida, os moradores vão percebendo as riquezas ambientais, culturais e históricas de seu lugar. E isso começa gerar renda. No caso do Sítio Chico Gomes, no sopé da Chapada do Araripe, o turismo rural começou por acaso, como descreve o educador popular e poeta Manoel Leandro. Em 2009, o Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido, que debatia a questão agrária, foi sediado lá.

CBF GARANTE A COPA DO NORDESTE EM 2019.

FONTE:JOGADA

copa do nordeste
Segundo a CBF, as cotas financeiras para os clubes estão mantidas e não sofreram nenhuma alteração
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a edição de 2019 da Copa do Nordeste. Segundo a entidade, as cotas financeiras para os clubes estão mantidas e não sofreram nenhuma alteração.
O assunto ganhou destaque depois do anúncio do fim das operações do canal Esporte Interativo, com o qual haviam fechado acordo para transmissão dos jogos do torneio em TV fechada.
Nenhuma equipe foi avisada previamente sobre a situação do EI, que lançou apenas uma nota em rede social comunicando a decisão já para a próxima temporada.
Em nota, a Liga do Nordeste, que organiza a competição, lamentou a decisão do encerramento dos canais mas assegurou para os clubes e parceiros comerciais que as cotas para os clubes será mantida.
"A Turner, empresa do Grupo Time Warner, é uma empresa financeiramente sólida, tem reputação ilibada no mercado e já nos comunicou que honrará as obrigações de todos os contratos que tem com a Liga do Nordeste. A Copa do Nordeste, competição oficial organizada pela CBF - Confederação Brasileira de Futebol, continuará a levar o melhor do futebol nordestino para o Brasil inteiro nos próximos anos. Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos para Festa de Lançamento e Sorteio de Grupos da Copa do Nordeste de 2019 ocorrerá em Maceió, no Teatro Gustavo Leite, no dia 4 de outubro a partir das 19 horas", disse a nota divulgada.

CEARÁ EMPATA SEM GOLS COM O ATLÉTICO-PR NO PV EM FORTALEZA-CE.

Alvinegro não cria como na partida anterior contra o Santos e faz jogo pouco inspirado com o Furacão no PV

Fonte:Jogada

Com o resultado, o Ceará se mantém em 18º, agora com 16 pontos em 18 jogos, dois de sair do Z4 ( Foto: Saulo Roberto )
Na abertura da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, o Ceará não passou de um empate sem gols com o Atlético/PR, na tarde deste sábado (11) no estádio Presidente Vargas. A equipe alvinegra não criou como na partida anterior diante do Santos, sua melhor atuação até então, fazendo jogo equilibrado mas muito truncado com o Furacão, adversário direto na luta contra o rebaixamento. Com o resultado, o  Ceará se mantém em 18º, agora com 16 pontos em 18 jogos, dois de sair do Z4. Na última rodada do 1º turno, o Alvinegro enfrenta o Vasco, fora de casa, no dia 21, às 20 horas.
Empurrado pela torcida que compareceu em grande número no PV, o Ceará começou a partida sofrendo com a jogada aérea do time visitante, com Bergson perdendo uma chance clara de gol de cabeça. Em seguida, após batida fechada de Raphael Veiga, o goleiro Éverson tirou com dificuldade.

MARCINHO DECIDE O FORTALEZA REAGE E VENCE DE VIRADA O GUARANI/SP POR 3 A 2 .

Com o resultado, o Leão segue líder, com 40 pontos

Fonte:DN/Jogada

O resultado foi construído com os dois gols do Bugre no primeiro tempo, e os três do Fortaleza na etapa final ( Foto: Letícia Martins / Guarani Futebol Clube )
O Fortaleza derrotou, de virada, o Guarani/SP por 3x2, na tarde deste sábado, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O resultado foi construído com os dois gols do Bugre no primeiro tempo, e os três do Fortaleza na etapa final, com destaque para o gol da virada de Marcinho, aos 48 minutos. Assim, o Guarani fica em oitavo, com 29 pontos, enquanto o Fortaleza segue líder, com 40.
O jogo 
A partida começou com as duas equipes tentando propor o ritmo do jogo. O Guarani adiantava as linhas de marcação para tentar levar o Fortaleza ao erro. O Leão, por sua vez, tentava trocar passes para trabalhar mais jogadas ofensivas.
Após um período mais estudado, sem grandes chances de perigo, o Guarani abriu o placar. Aos 11, Felipe Rodrigues acertou cruzamento preciso na cabeça de Bruno Mendes, que só testou para o fundo do gol, sem chances para Boeck.
O Fortaleza não pareceu sentir o gol sofrido, mas investia muito nas jogadas aéreas ofensivas, que não surtiam perigo. Pecando muito na hora do último passe, as principais chances criadas pelo tricolor no primeiro tempo vieram com chutes de fora da área.