Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de junho de 2017

UMA NOVA REGIÃO METROPOLITANA NO CEARÁ NO SERTÃO CENTRAL.

Fonte:DN/Plítica

Depois da constituição das regiões metropolitanas de Fortaleza, Cariri e, mais recentemente, a de Sobral, tramita agora na Assembleia Legislativa um projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana do Sertão Central. Além disso, o autor da matéria, deputado Tomaz Holanda (PPS), quer criar o Conselho de Desenvolvimento da área, além do Fundo de Desenvolvimento e Integração daquela Região Metropolitana.
Resultado de imagem para imagens de quixadáResultado de imagem para imagens de pedra branca ceara
A mais recente Região Metropolitana criada pela Assembleia Legislativa foi a de Sobral, em 2016, sendo reconhecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio passado. Além de Sobral, compõem a Região Metropolitana as cidades de Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras.
A matéria que tratou sobre a criação da Região Metropolitana de Sobral teve como autor o então deputado estadual Ivo Gomes (PDT), que atualmente é prefeito daquele Município. No entanto, projeto com teor semelhante já havia sido defendido na Assembleia pelo ex-deputado Professor Teodoro.