Powered By Blogger

sábado, 25 de agosto de 2018

LER UMA BOA POESIA REFLETE A MEMORIA.

Resultado de imagem para imagens de cordel
Afinidade
É o encontro de duas poesias que se conjugam, 
num doce cordel de danças e sons 
que a natureza aplaude com entusiasmo.
A afinidade não pede explicações,
razões 
nem se preocupa com o movimento do vento, 
sabe perfeitamente que o próprio vento 
festeja e abraça a delicadeza do gesto
Poesia e afinidade tem perfume de amor 
que envolve e embriaga a alma 
que se liberta e plana sobre rios e vales, 
espalhando encanto em todo canto;
O sol que se anuncia ao amanhecer revela o encanto, 
deixado ao acaso;
A lua por sua vez recolhe o encanto 
e o sopra na noite escura, 
que se espalha em brilhantes estrelinha 
para brindar seu entusiasmo e espanto do olhar;
No dia, 
a poesia te acompanha e a afinidade te abraça em cada pequeno gesto que pratica, 
tirando um pedacinho do que te faz falta, 
mas que o outro se farta e e se completa.
Poesia meu anjo é você! ... e afinidade somos nós!!!
Antonio Carlos

ASCENSÃO E DECLÍNIO DO FEITICEIRO REVELAM DIFERENTES LADOS DA POLÍTICA DE AÇUDAGEM.

Inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1933, a obra permanece na memória dos seus moradores


O declínio veio com a queda no volume e na produtividade agrícola ( Fotos: Honório Barbosa )
Fonte:DN/Regional; por Honório Barbosa - Colaborador
Antigos moradores e pesquisadores lamentam que tanta história em torno da construção do reservatório tenha ficado no passado, já que os tempos de fartura se foram
Só existiam três casas no antigo Sítio Feiticeiro. A construção da barragem atraiu milhares de sertanejos que viram a oportunidade de trabalho, comida, de mudar de vida a partir da água
Jaguaribe. Em setembro próximo, o Açude Feiticeiro, localizado na zona rural deste Município, completa 85 anos de conclusão. Iniciado em 1932, ano de uma das mais severas secas que atingiu o sertão cearense, e inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1933, a obra permanece na memória dos seus moradores e, segundo registros históricos, foi marcada por reunir milhares de operários, que enfrentaram trabalhos pesados, sol escaldante, doenças, sofrimento e morte.
O governo federal encontrou na construção de açudes a principal ação de combate aos efeitos da seca, a partir da contratação de trabalhadores rurais famintos e fornecimento de gêneros alimentícios. As obras públicas evitavam o deslocamento em massa das famílias de retirantes para a capital cearense.
Na década de 1930, dois açudes foram construídos no sertão cearense: o Joaquim Távora (Feiticeiro), em Jaguaribe; e o Lima Campos, em Icó. Anteriormente, entre 1890 e 1906, houve a construção do Açude Cedro, em Quixadá, cujo projeto havia sido autorizado no período do Império, por Dom Pedro II.
Outros dois projetos surgiram no Estado para a construção dos açudes Poço dos Paus, em Cariús, e Orós. As obras iniciaram, mas foram logo paralisadas, por volta de 1922, com o fim do mandato de Epitácio Pessoa na Presidência da República.

TEMPESTADE TROPICAL LANE PROVOCA INUNDAÇÕES NO HAVAÍ-EUA.

Milhares buscam abrigo

Por AFP
Imagens de satélite
Imagens de satélite - 
Honolulu - Chuvas torrenciais acompanhadas de fortes ventos atingiam o Havaí neste sábado (25), forçando milhares de pessoas a procurar refúgio em abrigos, enquanto o avanço lento da tempestade tropical Lene causava inundações e o risco de deslizamentos de terra.
Às 09h00 GMT (6h00 de Brasília), Lane estava a 220 quilômetros da capital Honolulu e se movia lentamente a pouco mais de 4 quilômetros por hora para o norte.


As faixas externas da tempestade "provocam graves inundações em algumas partes do arquipélago havaiano", alertou o Centro de Furacões do Pacífico Central em seu último boletim informativo.

COM GOL DE GUSTAVO O FORTALEZA VIRA SOBRE O LONDRINA E MANTÉM A VANTAGEM NA LIDERANÇA DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B.

Atacante fez o gol da vitória aos 40 da etapa final e chegou ao seu 25ª gol na temporada

FONTE:DN/JOGADA

Gol de Gustavo deixa Fortaleza com seis pontos a mais que o vice-líder CSA ( Foto: JL Rosa )
Jogando na Arena Castelão, o Fortaleza saiu atrás do placar pela quinta vez consecutiva na Série B, mas conseguiu reverter e venceu o Londrina por 2 a 1, na noite deste sábado (25). Lucas Ramon até abriu o placar, mas Bruno Melo, de pênalti, e Gustavo ampliaram a vantagem do Leão na liderança, que agora soma 46 pontos, seis mais que o vice-líder CSA/AL.
O resultado consolida o retrospecto favorável do Leão sob os seus domínios. Na Arena Castelão, o Tricolor já soma dez vitórias, um empate e duas derrotas, melhor desempenho como mandante no certame. Recuperado após a derrota para o CRB na última rodada, a equipe se prepara agora para enfrentar o Goiás no sábado (1º), às 19h, no Serra Dourada/GO.   
Reação de um lado, crise do outro. A derrota do Tubarão interrompe as duas vitórias consecutivas no certame diante de Ponte Preta e Paysandu. O time paranaense agora é o 12º colocado, com 27 pontos ganhos. O próximo adversário será o Atlético/GO, na próxima sexta (31). A partida acontece às 19h15, no Estádio do Café/PR.