Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de abril de 2020

DEMORA EM TESTE DO COVID-19 IMPEDE MÃE DE VELAR O FILHO COM MICROCEFALIA:'NEM PUDE VER SENDO POSTO NO CAIXÃO.

Ligia Guimarães

Inamá e ArthurDireito de imagemARQUIVO PESSOAL
Image captionInamá e Arthur, que nasceu com a síndrome da zika e morreu de pneumonia aos três anos de idade
Faz pouco mais de uma semana que o maior pesadelo da cearense Maria Inamá Araújo Santiago, 32 anos, virou realidade. Seu filho caçula, Arthur, faleceu aos três anos e dois meses de idade com suspeita de covid-19 na noite de 31 de março, após 8 dias de internação em um hospital em Fortaleza, no Ceará.
Um dia após enterrar o filho com todas as restrições do protocolo funerário para pacientes mortos pela doença - à distância, de caixão fechado, sem velório e sem roupas, já que ninguém pôde tocar em seu corpo depois que saiu da UTI - , veio o resultado do teste: negativo. O laudo apontou que foi uma pneumonia, e não o novo coronavírus, a causa da morte do menino.
A notícia, ainda que tardiamente, trouxe algum alívio para a família, segundo a mãe. "Fiquei aliviada pelo fato de, graças a Deus, ele não ter sido acometido por mais um vírus", diz ela, acrescentando que o medo de infectar o menino pressionou toda a família.
"Minha filha mais velha foi a que apresentou os primeiros sintomas, e ficou todo mundo em cima, com medo de que ela passasse para o Arthur, para ela usar máscara, para não entrar em contato com ele. Fico feliz que ela não vai precisar carregar essa culpa."

PORTADORES DE EPILEPSIA SOFREM COM EFEITOS DO ESTRESSE NA QUARENTENA.

Pacientes epilépticos têm maior propensão à depressão e ansiedade

Publicado em 13/04/2020 - 18:32 Por Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A ansiedade e o estresse podem prejudicar os pacientes com epilepsia durante a crise da pandemia do novo coronavírus, afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), Lécio Figueira. De acordo com o médico, o isolamento social e a quantidade elevada de informações diárias, nem sempre verdadeiras, são fatores que afetam o emocional.
Figueira afirmou ainda que o ambiente de estresse elevado contribui para a baixa da imunidade e influencia o surgimento de crises nos portadores da doença.