Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

ESTUDO ESTIMA EM R$ 43 BI A CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA DOS POLINIZADORES.

Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

O serviço ecossistêmico prestado pelos animais polinizadores à agricultura brasileira contribuiu com um valor econômico estimado de R$ 43 bilhões em 2018. A estimativa se refere ao valores que seriam gastos pelos agricultores caso os polinizadores não contribuíssem para a produção de alimentos. O cálculo foi feito pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (Rebipp), que lançou hoje (6) o Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil, junto com o Sumário para Tomadores de Decisão.
Abelha, Flor, bertholletiaMarcelo Casimiro Cavalcante/Rebipp
A coordenadora do estudo, Kayna Agostini, professora da Universidade Federal de São Carlos, explica que o trabalho foi feito por 12 pesquisadores de todo o país, com o levantamento de mais de 400 publicações, e o resultado foi submetido a 11 revisores externos. Segundo ela, o valor é estimado pelos serviços que os polinizadores prestam às culturas para a produção de alimentos.

NÚMEROS DE MORTOS EM BRUMADINHO-MG CHEGA A 150;182 ESTÃO DESAPARECIDOS.

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil  Brasília

Brumadinho, Tragédia, Tristeza
O número de mortos após o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, subiu para 150, conforme balanço divulgado hoje (6) pela Defesa Civil do estado. Desse total, 134 vítimas foram identificadas e 16 permanecem sem identificação até o momento.
A body recovered after a tailings dam owned by Brazilian mining company Vale SA collapsed is suspended from a helicopter, in Brumadinho, Brazil January 28, 2019.  REUTERS/Washington Alves
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, dos 134 corpos identificados, 124  foram liberados e entregues às famílias - Washington Alves/Reuters/Direitos Reservados
Ainda de acordo com a atualização, 182 pessoas continuam desaparecidas, sendo 55 funcionários da Vale e 127 terceirizados e membros da comunidade.

A tragédia deixou, ao todo, 103 desabrigados. Três pessoas permanecem hospitalizadas.

Prisões

TIANGUÁ TEM MAIOR CHUVA EM 24 HORAS COM ALAGAMENTOS E DESABAMENTO .

Entre entre as 7h de terça-feira (5) e as 7h desta quarta-feira (6), Funceme registrou precipitações em mais de 105 cidades

Fonte:DN

Chuvas de terça-feira causaram estragos na cidade de TianguáMateus Ferreira
município de Tianguá, na Região da Ibiapaba do Ceará, registrou a maior chuva do Estado entre as 7h de terça-feira (5) e as 7h desta quarta-feira (6). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 
Ainda de acordo com o órgão, desde a terça, choveu em mais de 115 cidades do Ceará. Na lista das maiores precipitações do dia aparecem, logo após Tianguá, Iracema, com 67 mm; Ererê, com 58 mm; Senador Pompeu, com 52 mm; Ipueiras, com 46 mm; Orós, com 44 mm e Alto Santo, com 43 mm.
A previsão para os próximos dias, segundo a Funceme, é de que a nebulosidade deve estar presente em todas regiões cearenses. Além disso, há a possibilidade de eventos de chuva no Estado.