Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE MEDICAMENTOS NATURAIS SEM REGISTRO.


Fiscalização foi nesta quarta (15) em estabelecimentos do centro comercial.
Cosméticos e medicamentos naturais não possuíam registro na Anvisa.

*Do G1 Santarém

Medicamentos naturais e cosméticvos foram apreendidos (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Medicamentos naturais e cosméticvos foram apreendidos (Foto: Reprodução/TV Tapajós)












A Vigilância Sanitária de Santarém, no oeste do Pará, realizou nesta quarta-feira (15), uma fiscalização em algumas áreas do centro comercial da cidade e apreendeu vários medicamentos naturais e cosméticos que estavam sendo vendidos sem o registro de inspeção municipal. Em uma das farmácias fiscalizadas foram encontrados dez sacos de produtos irregulares.
De acordo com informações do órgão, a vigilância sanitária, já estava monitorando os estabelecimentos da área do Mercado Modelo, por causa das frequentes denúncias, de venda de alimentos com fins terapêuticos e cosméticos sem registros. Os donos dos estabelecimentos foram autuados e responderão administrativamente. Eles tem quinze dias para apresentar a defesa junto ao órgão.

PLANTAS DA CAATINGA SÃO USADAS NO COMBATE AO AEDES.

Pesquisa Científica

Cheiro característico da folha de umburana cambão possui propriedades inseticidas estudadas por órgãos de pesquisa
Publicado
Última modificação:
Arquivo/Agência BrasilEstudos sobre a planta se desenvolvem há sete anos
Estudos sobre a planta se desenvolvem há sete anos
A Caatinga é um bioma que só é encontrado no Brasil. Por isso, inúmeras espécies da fauna e da flora da região só existem no País. A umburama cambão, por exemplo, é uma das plantas da Caatinga que se revelou uma importante arma contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Segundo o pesquisador Alexandre Gomes, do Insa, os experimentos da umburama cambão mostraram que a solução do óleo da planta tem uma eficiência de 50% a partir de 90 partes por milhão, o que significa que apenas uma gota é suficiente para proteger uma caixa d'água do Aedes. O cheiro característico da folha da árvore foi a pista para investigar as possíveis propriedades inseticidas da planta.

TONELADAS DE PEIXE MORREM EM BARRAGEM E PREJUÍZO É DE R$ 200 MIL.

Cerca de 17 toneladas de peixe da espécie tilápia morreram na barragem de Estreito, município de Francisco Macedo. O fato aconteceu nos tanques da Associação de Piscicultores de Francisco Macedo (APIFRAN) e foi constatado pelos associados na manhã do último domingo (12/02).

estre1.jpg







Segundo Izedito Coutinho, presidente da Associação, a real causa da mortandade ainda é indefinida, mas pode ter sido causado pela falta de oxigênio. “Aqui nunca aconteceu algo assim. Sempre tivemos uma mortalidade normal, mas casos semelhantes a esse já aconteceram em outras barragens”, explicou.
Os peixes variavam entre 350 gramas e 1.3 kg. “Tinham peixes em crescimento, de engorda e pronto para o abate. Nós estávamos nos preparando para a Quaresma e Semana Santa, considerado período de alta temporada no comércio de peixes. Nosso cálculo era comercializar cerca de 20 toneladas de peixe na região”, disse, acrescentando que o prejuízo financeiro da associação é de aproximadamente 200 mil reais.

PLANTA BRASILEIRA PODE DESARMAR BACTÉRIA RESISTENTE A ANTIBIÓTICO.

Durante séculos a aroeira-vermelha é utilizada por comunidades da Amazônia para tratar infecções na pele e outros tecidos. Porém, só agora cientistas conseguiram compreender essa prática de cura ancestral. Em um estudo publicado na última sexta-feira no periódico Scientific Reports, um grupo de pesquisadores testou uma substância derivada da planta brasileira em camundongos e descobriu que alguns dos seus componentes são capazes de desativar genes responsáveis pela virulência da MRSA (sigla em inglês para Staphylococcus aureus resistente a meticilina), bactéria que é a principal causadora de infecções hospitalares.

“Nós separamos ingredientes químicos dos frutos e os testamos sistematicamente em bactérias causadoras de doenças para descobrir o mecanismo medicinal dessa planta”, afirma em comunicado Cassandra Quave, autora da pesquisa e professora da Escola de Medicina da Universidade Emory, nos Estados Unidos. Apesar de ainda não ter sido testada em humanos, a descoberta pode ajudar a desenvolver novas maneiras de tratar infecções causadas por “superbactérias” – nome popular que faz referência a bactérias resistentes a vários antibióticos.

AÇUDE CALDEIRÕES É O 1º- A SANGRAR NO CEARÁ EM 2017 AFIRMA COGERH.


Açude é atualmente o único com 100% da capacidade de armazenamento.
Cenário na maior parte dos açudes ainda é de crise, alerta órgão.

Do G1 CE

Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o primeiro a sangrar no Ceará em 2016 (Foto: Governo do Estado/Divulgação)Açude Caldeirões é o único com 100% da capacidade, afirma Cogerh (Foto: Governo do Estado/Divulgação)













O açude de Caldeirões, na cidade de Saboeiro, é a primeira barragem a sangrar no Ceará em 2017. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Caldeirões é a única reserva do estado que está atualmente com 100% da capacidade.
O açude sangrou nesta quarta-feira (15), após uma sequência de chuvas na região. Nesta segunda, a região do Jaguaribe registrou chuvas de até 50 milímetros; e, na terça, de até 23 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apensar da sangria no Caldeirões, o cenário da maior parte dos açudes do Ceará é de crise hídrica. De acordo com a Cogerh, além do Caldeirões, um único açude tem reserva acima de 90% da capacidade máxima; a maioria deles (134 dos 153 reservatórios monitorados pelo órgão) tem menos de 30% da capacidade.

COLÉGIO CEARENSE É TOMBADO PELA SECULT.

Prédio, que já era tombado pelo município, passa a constituir bem cultural do Estado do Ceará

FONTE:DN/CADERNO3

Prédio do Colégio Cearense: patrimônio material resguardado ( Natinho Rodrigues )
O centenário prédio que abrigou durante 90 anos o Colégio Cearense do Sagrado Coração começa agora nova fase, ao ganhar registro de tombamento definitivo, no âmbito estadual. A decisão foi aprovada nesta quarta (15) durante reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (Coepa). Dessa maneira, a edificação passa a constituir bem cultural do Estado do Ceará ao figurar no livro de tombo histórico e etnográfico, conforme determinação da Lei do Patrimônio Cultural (13.465, de 05 de maio de 2004). 
A principal justificativa levada em consideração pelos conselheiros do Coepa é a sua relevância para a história da arquitetura cearense, em especial do início do século XX. O prédio já era tombado pelo Município. 
Análise

FORTALEZA PERDE PARA O SÃO RAIMUNDO E É ELIMINADO DA COPA DO BRASIL.

EVILÁZIO BEZERRA/O POVO
O Fortaleza está eliminado da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, 15, o Tricolor visitou o São Raimundo-PA e, após sair na frente do placar, levou a virada e foi derrotado, por 2 a 1.   

O Fortaleza começou o jogo sendo pressionado pelo São Raimundo e até os 20 minutos só o time da casa levou perigo. O goleiro Marcelo Boeck fez duas belas defesas e impediu que as finalizações de Alexandre e Chaveirinho terminassem em gols. Bilau também levou perigo ao Tricolor, mas não conseguiu balançar as redes. Aos 22 minutos foi o Leão que criou boas chances e quase marcou através de Lúcio Flávio e Gabriel Pereira. O gol do time visitante saiu no lance seguinte: aos 24, Heitor, de cabeça, abriu o placar para o Fortaleza. 

APÓS 5 ANOS EM REFORMA, PRÉDIO DO INSS EM CAMOCIM-CE, VOLTARÁ A FUNCIONAR PRÓXIMA SEGUNDA.


A Previdência Social informa a toda a população atendida pela Agência de Camocim que estará suspenso temporariamente o atendimento de serviços agendados e espontâneos para o INSS - Agência Camocim, nos dias 15, 16 e 17 deste de fevereiro. 

Os requerentes que agendaram benefícios previdenciários e assistenciais para a referida agência, inclusive perícias médicas e avaliações sociais, terão novas datas ser serem remarcadas automaticamente. 

A suspensão do atendimento é devido a realocação dos servidores do atual local de atendimento para a sede oficial reformada, que fica localizada na rua Independência, s/n° no centro de Camocim.

A entidade informa que: informações, consultas e remarcações de agendamento também estão disponíveis pela internet (www.previdencia.gov.br), pelas centrais de serviços (servicos.inss.gov.br) e pelo telefone 135 com ligação gratuita e atendimento durante todo dia. 

EM CAMOCIM-CE, POLÍCIA MILITAR BOTA MAIS UM ACUSADO DE TRÁFICO POR TRÁS DAS GRADES.


Fabinho
Policiais militares da Força Tática de Camocim com apoio dos pm’s do CPI (Comando de Policiamento do Interior) prenderam um indivíduo sob acusação de tráfico de drogas.
Por volta das 22h30 de terça-feira, 14, os militares realizavam uma blitz saturação pela cidade quando na altura da Rua Dr. Raimundo Veras, bairro São Francisco, a equipe da Força Tática resolveu abordar um homem em atitudes suspeitas. Ao ser feita a revista minuciosa no elemento os pm’s encontraram 27 trouxas de maconha, todas devidamente embaladas para serem comercializadas. O homem foi identificado como José Fábio dos Santos Fonteles, vulgo “Fabinho”, de 23 anos.
Ao ser indagado sobre a origem da droga Fabinho não disse de quem havia comprado e mesmo com aquela grande quantidade embalada ele tentou justificar dizendo que era apenas usuário e não traficante.