Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de junho de 2018

AGROPECUÁRIA PUXA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS EM MAIO DE 2018.

Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil  Brasília
O setor da agropecuária puxou a geração de empregos formais no mês de maio. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados hoje (20) pelo governo federal. Do saldo de criação de empregos de 33,6 mil novos postos, a área foi responsável por 29,3 mil.
Na diferença entre admissões e demissões, em seguida vêm os setores de serviços (18,6 mil), construção civil (3,1 mil), serviços industriais de interesse público (555), administração pública (197) e de atividade extrativa mineral (230). Já o comércio e a indústria de transformação tiveram saldo negativo de 11,9 mil e 6,4 mil vagas.
Feira agropecuária AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no Paranoá, Distrito Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)
No acumulado do ano, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos formais (272,7 mil). Já o comércio foi marcado entre janeiro e maio por um saldo negativo de 76 mil vagas.
O Caged é divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e mede as novas contratações com carteira assinada e as demissões no período. Não estão inclusas aí outras formas de admissão fora da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A diferença entre contratações e demissões foi a menor registrada no ano. Em abril, o saldo de criação de postos de trabalho ficou em 115,9 mil. Em março, a diferença entre admissões e demissões foi de 56,1 mil. Em fevereiro, o total de novas vagas registradas foi de 61,2 e em janeiro, 77,8 mil.

CÂMARA DOS DEPUTADOS; APROVA TEXTO-BASE DO PROJETO QUE AUTORIZA A PETROBRAS A TRANSFERIR PARA OUTRAS EMPRESAS ACORDO DA CESSÃO ONEROSA.

Acordo permitiu à Petrobras explorar 5 bilhões de barris em campos do pré-sal na Bacia de Santos sem licitação. Estatal diz que valor pago pelo acordo foi alto e pede para ser ressarcida pela União.

Por Alessandra Modzeleski, G1, Brasília
Deputados no plenário da Câmara durante votação do projeto de cessão onerosa (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
Deputados no plenário da Câmara durante votação do projeto de cessão onerosa (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o texto-base do projeto que permite à Petrobras transferir para outras empresas até 70% dos direitos de exploração de 5 bilhões de barris de petróleo por meio do chamado acordo de cessão onerosa.
O projeto foi aprovado por 217 votos a favor, 57 contra e 4 abstenções. Os deputados ainda precisam analisar os destaques (emendas apresentadas pelos parlamentares a fim de alterar pontos do texto).
O acordo de cessão onerosa foi fechado pela Petrobras com a União em 2010 e permitiu à estatal explorar 5 bilhões de barris de petróleo em campos do pré-sal na Bacia de Santos (SP), sem licitação. Em troca, a empresa pagou R$ 74,8 bilhões.
Nos anos seguintes, porém, a cotação do barril de petróleo caiu muito, motivada por tensões geopolíticas e preocupações quanto ao desempenho da economia, entre outros fatores.
Em razão disso, a Petrobras alega que pagou à União um valor muito alto no acordo de 2010 e argumenta ter direito de ser ressarcida.
“O que estamos permitindo é dar autorização para que se ela [a Petrobras] achar necessário fechar parceria para acelerar a exploração dessa área, poderá fazer isso. Queremos atrair investimentos para o setor de óleo e gás permitir a Petrobras uma atuação como as demais empresas do setor”, afirmou o relator do projeto, deputado Fernando Coelho (DEM-PE).

Entenda o projeto

Pelo projeto, a negociação e a transferência da titularidade do acordo serão possíveis pelo período de um ano, a partir da publicação da lei. Veja os principais pontos:
  • Petrobras terá de manter 30% da participação no consórcio formado com a empresa cessionária;
  • Licitação dos volumes excedentes aos 5 bilhões de barris do contrato de cessão onerosa será feita sob o regime de partilha de produção. Nesse regime, os custos das operações são descontados do valor total e o excedente em óleo é partilhado entre o consórcio que explora a área e a União;
  • Projeto estabelece as regras para a revisão do contrato da cessão onerosa, levando em consideração uma série de variáveis, como o preço de mercado e a atualização monetária;
  • Além da extração do petróleo, empresas que vão explorar a área também poderão realizar pesquisas.

O FLAMENGO ENTRA NO TOP 5 DOS CLUBES QUE MAIS FATURAM DINHEIRO NO MUNDO .

Venda de Vinicius Junior foi determinante para o clube entrar no ranking

Por O Dia
Venda de Vinicius Jr. encheu os cofres do Flamengo
Venda de Vinicius Jr. encheu os cofres do Flamengo - 
Rio - O Flamengo é o quinto clube de todo o mundo no quesito dinheiro recebido com venda de jogadores. Os dados revelados pelo site 'Transfermarkt' nesta quarta-feira apontam que os cariocas receberam 50 milhões de euros graças apenas aos valores recebidos com a negociação de seus atletas.
O líder do ranking é o Monaco (França), com 250 milhões de euros. O Flamengo aparece na lista graças principalmente aos 45 milhões de euros recebidos do Real Madrid pela venda de Vinicius Junior. Os outros 5 milhões foram conseguidos com a negociação de Felipe Vizeu para a Udinese (Itália).
Confira os dez primeiros colocados:

O APELO ÍNTIMO DO LP.

Músicos cearenses optam por lançar seus discos em vinil, e ainda apreciam o formato como ouvintes

 por Felipe Gurgel - Repórter/via caderno 3
Image-0-Artigo-2415910-1
Banda Cidadão Instigado ( Foto: NICOLAS GONDIM )
BANDA
Banda Facada ( Foto: DEIVYSON TEIXEIRA )
MUSICO
Vitor Colares ( Foto: ÉDEN BARBOSA )
Image-1-Artigo-2415910-1
Oscar Arruda ( Foto: NICOLAS GONDIM )
Mais do que por um "fetiche", os artistas independentes têm se interessado pelo lançamento em vinil (LP) por conta de uma relação afetiva com o suporte, como ouvintes. Ainda que o custo de fabricação e o preço final dos vinis (para o consumidor) não sejam tão acessíveis (valores variam de R$ 60 em diante), o formato volta a figurar nas prateleiras como uma saída, dentre os artistas, para valorizar mais suas próprias obras.
"Você tira do bolso uma bolada pra mandar pra fábrica e esse dinheiro nunca vai voltar de uma vez. Então, acho bem mais saudável encarar como um investimento em si mesmo. Acredito que a coisa deva partir do artista: em que formato você gostaria de ver sua obra?", questiona o guitarrista Vitor Colares (seu primeiro disco solo, "Saboteur", 2012, também foi lançado em vinil).
"Sim, o vinil é mais caro. Porém, também dura mais, tem a coisa do tamanho da capa e encarte que te proporciona outra experiência quando com esse material em mãos", complementa Vitor.
Além de exaltarem a qualidade do áudio (mais refinada em relação ao CD e ao digital), os artistas colocam que existem algumas saídas para baratear o custo de produção dos vinis.
"Esse custo é realmente mais elevado, se comparado ao do CD. (Mas) adotei uma estratégia que barateou bastante: prensei apenas o vinil na fábrica, e fiz toda a parte gráfica aqui em Fortaleza", detalha Oscar Arruda. O músico cearense lançou "Egomaquia", seu segundo disco, em vinil.
Ele avalia que, do ponto de vista financeiro, hoje o vinil dá mais retorno para os artistas independentes do que o CD. "Hoje é difícil vender um CD. A mídia se tornou um item promocional, quase um cartão de visita. O vinil tem maior valor e que as pessoas em geral reconhecem", acrescenta Oscar.
Segundo o guitarrista Régis Damasceno, a experiência do Cidadão Instigado (formação ao lado do compositor Fernando Catatau) com os vinis surgiu quando, às vésperas da banda completar 20 anos de carreira (em 2017), o selo EAEO Records (SP) convidou o grupo a lançar toda sua discografia no formato. Apreciadores de vinis, os músicos da banda já tinham o desejo de realizar esse projeto, antes de receberem o convite.

CEARÁ TEM 83 MUNICÍPIOS EM ALERTA OU EM RISCO PARA A DENGUE,ZIKA E CHIKUNNGUNYA .

Fortaleza-ce, está entre as 64 cidades em alerta

(Foto: Mauri Melo / O POVO)
No Ceará, 83 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de denguezika chikungunya. É o que aponta o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Dos 184 municípios do Estado, 64 aparecem na lista de alerta - incluindo Fortaleza. Ao todo, 19 estão cidades em risco de surto das doenças.

O Ministério da Saúde destaca que é necessário intensificar ações de combate ao mosquito. Segundo o estudo, 1.153 municípios no País têm alto índice de manifestação. Esse número corresponde a 22% de municípios com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.
Dos 5.191 municípios que realizaram monitoramento do Aedes aegypti, 4.933 fizeram por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 258 por armadilha - quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

CEARÁ VAI TER TRÊS NOVAS DELEGACIAS ESPECIALIZADAS.


As novas delegacias vão ter como foco principal crimes cometidos contra idosos, deficientes físicos e meio ambiente
O Governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (20), durante a solenidade de nomeação dos novos policiais civis, que o estado vai contar com três novas delegacias especializadas. Que vai ter como foco principal crimes cometidos contra idosos, deficientes físicos e o meio ambiente.
Na solenidade de hoje, realizada no Centro de Eventos de Fortaleza, foram nomeados 372 inspetores, 86 delegados e 188 escrivães, um reforço de 646 homens no efetivo da Polícia Civil.
Segundo o secretário da segurança pública, André Costa, com essas nomeações será possível a inauguração de novas delegacias. Agora o efetivo total de policiais civis no estado é de 3.600 homens, o que segundo o governador Camilo Santana é um grande passo, mas ele reconheceu que o número ainda não é suficiente.

SECRETARIA DE JUSTIÇA INICIA CONTRATAÇÃO DE MIL CANDIDATOS A AGENTE PENITENCIÁRIO.


De segunda (18) a quinta (21) da próxima semana, os mil candidatos que tomarão posse no cargo de agente penitenciário da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) começam a ser atendidos na sede da Secretaria (R. Tenente Benévolo, 1055). A entrega da documentação e a realização dos exames são a reta final para a posse, marcada para o próximo dia três de julho, no Centro de Eventos do Ceará.
Entre os documentos necessários estão cópia do histórico escolar, CPF e documento de identificação e certificado de conclusão do Ensino Médio, comprovante de endereço e conta corrente no Bradesco, certidão de antecedentes criminais e de Ações Criminais da Justiça Militar da União.
Além disso, receberão o encaminhamento para os exames a serem realizados pela Coordenadoria da Perícia Médica do Estado. É exigido hemograma completo com plaquetas, audiometria, exame oftalmológico, eletroencefalograma, entre outros.