Powered By Blogger

domingo, 1 de dezembro de 2019

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE BILHEIRA I E II SÃO INAUGURADOS.

Na manhã de quinta-feira (28/11), o prefeito Ivo Gomes inaugurou, juntamente com Ione Carvalho, diretora do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Otacílio Macedo, superintendente do Iphan no Ceará, os sítios arqueológicos de Bilheira I e II. O evento integrou a programação da IV Semana do Patrimônio Cultural de Sobral.
A nova estrutura de visitação implantada nos sítios recebeu investimento de R$ 70 mil do Governo Federal e consiste em uma trilha de 1,5 quilômetro dotada de abrigos e placas de sinalização com informações sobre os painéis de pinturas rupestres. O complexo Bilheira I e II é composto por 12 sítios arqueológicos, que possuem como principais características da arte rupestre a diversidade de temáticas representadas e de técnicas utilizadas para a sua elaboração, com painéis pintados, painéis gravados e alguns em que ambas as técnicas foram utilizadas.

AUMENTA 50% OS TRANSPORTES AEROMÉDICOS REALIZADOS PELA CIOPAER.


De janeiro a outubro de 2019, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) registrou 163 transportes aeromédicos. Em igual período de 2018, o número foi de 108. O trabalho é realizado desde abril do ano de 2014

Fonte:/segurança
As aeronaves da Ciopaer são UTIs e podem realizar exames que determinados hospitais não fazemFOTO: REINALDO JORGE
O trabalho integrado entre as forças de Segurança Pública vai além do policiamento ostensivo nas ruas e das investigações para desvendar crimes. Na rotina dos bombeiros e policiais que participam da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), vidas são salvas devido ao atendimento especializado e à mobilidade ofertada com o traslado de pacientes nas aeronaves.
De janeiro a outubro deste ano, 163 transportes aeromédicos foram realizados pela Ciopaer. Comparado a igual período do ano passado, quando foram registradas 108 ocorrências deste tipo, o número aumentou, aproximadamente, 50%.
Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), desde abril de 2014 até outubro deste ano foram realizados 673 atendimentos. Além dos transportes aeromédicos, neste ano, a Coordenadoria contabilizou 598 acionamentos policiais.

ALTA DA CARNE IMPULSIONARÁ NOS PREÇOS DO FRANGO E OVOS NO CEARÁ.

Seguindo o avanço do valor da carne bovina, que desde agosto acumula alta de 30% nos açougues cearenses, os preços de aves e ovos também devem aumentar já nas próximas semanas. "Nós vamos ter impacto em todos os segmentos. Primeiramente, o consumidor busca a carne mais barata, mas o preço das aves também vai subir", prevê Francisco Everton da Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Carnes Frescas do Ceará (Sindicarnes-CE).

O movimento acontece em razão da maior procura das pessoas por outras opções de proteína animal, como aves ou ovos, para fugir do aumento dos altos valores da carne vermelha - é de se esperar, portanto, que haja reajuste nos preços desses itens, principalmente nesta época de fim de ano. "A verdade é que todos esses produtos vão subir exageradamente em relação ao ano passado".


Até o fim do ano, o presidente do Sindicarnes-CE estima que a alta da carne bovina pode chegar a 40% no Estado. O efeito do valor da carne vermelha sobre o do frango e também do peixe está sendo analisado pelo Ministério da Agricultura. A avaliação da Pasta é de que o preço da carne deverá se estabilizar em um patamar, influenciado diretamente pelo custo internacional da proteína.