Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

LEPTOSPIROSE: ALERTA PARA OS CUIDADOS NESSE PERÍODO DE CHUVAS.

As doenças não marcam hora para se manifestar, mas há períodos em que as condições climáticas favorecem a ocorrência de determinadas enfermidades. É durante a estação chuvosa que a população deve ficar mais atenta para algumas patologias, como por exemplo, a leptospirose, causada pela bactéria Leptospira, presente na urina dos ratos. A leptospirose é uma doença curável e o diagnóstico laboratorial é feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da rede pública do Governo do Ceará, através da coleta de amostra sanguínea.

Em 2016, o Lacen realizou 271 exames sorológicos para leptospirose. De acordo com a chefe do Centro de Análises Clínicas do Lacen, Ana Carolina Barjut, a sorologia para leptospirose é feita através da detecção de anticorpos IgM anti-leptospira por ensaio imunoenzimático, cuja amostra deve ser coletada a partir do 7º dia dos primeiros sintomas e enviada pela unidade de saúde para o laboratório. “O diagnóstico sorológico de leptospirose é de grande importância, uma vez que as manifestações clínicas da doença se assemelham bastante a outras doenças infecciosas”, afirma. No ano passado, o Ceará registrou 46 casos de leptospirose com 10 óbitos.

SENADO APROVA TEXTO QUE AUTORIZA CONFECÇÃO DO REAL DO BRASIL.

Da Redação SENADO

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória que autoriza a importação de cédulas e moedas de Real pelo Banco Central. O texto incluiu as mudanças sugeridas pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), relator na comissão mista que analisou o texto, que segue agora para a sanção presidencial.
A MP 745/2016 autorizou o Banco Central a comprar sem licitação papel moeda e moeda metálica fabricados fora do país, por fornecedor estrangeiro. A condição para isso é de que haja situação de emergência. De acordo com o texto, essa situação fica caracterizada quando houver inviabilidade de atendimento da demanda pela Casa da Moeda.
Ao editar a medida, o governo argumentou que o Banco Central tem enfrentado dificuldade por causa de limitações técnicas e operacionais da Casa da Moeda. Segundo o banco, havia incerteza quanto ao atendimento de 27% do Programa Anual de Produção de Cédulas de 2016, o que exige uma solução alternativa. Em anos anteriores, a Casa da Moeda também não conseguiu atender à demanda.

AGENTES DE SEGURANÇA FAZEM ATO CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO CEARÁ.


Protesto ocorre no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Ato Reúne todas as polícias e é organizado pela União dos Policiais.

Do G1 CE

Peritos, policiais e delegados realizaram manifestação no Aeroporto de Fortaleza contra a PEC 287/2016 (Foto: Divulgação/Acecrim)Peritos, policiais e delegados realizaram manifestação no Aeroporto de Fortaleza contra a PEC 287/2016 (Foto: Divulgação/Acecrim)
Policiais, peritos criminais e delegados realizaram, no início da tarde desta quarta-feira (8), uma manifestação no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma da Previdência Social. O ato é organizado pela União dos Policiais do Brasil (UPB) e faz parte de uma mobilização nacional dos profissionais de segurança.
Segundo o presidente da Associação Cearense de Criminalística (Acecrim), Cristiano Moreira, cerca de 110 pessoas, entre policiais civis, federais, delegados e peritos estaduais e federais participaram do protesto. O objetivo da manifestação é estabelecer uma posição contrária à PEC encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional.
Atualmente, conforme o presidente da Acecrim, os agentes de segurança do sexo feminino podem ingressar com a aposentadoria após 25 anos de contribuição social, sendo 15 deles no exercício da atividade policial. Já para os homens, são exigidos 30 anos de contribuição social, sendo, pelo menos, 20 na atividade policial.

SECA QUE AFETA O CEARÁ HÁ 5 ANOS DEVE SE AGRAVAR ATÉ ABRIL DIZ MINISTÉRIO.


Ceará sofre estiagem prolongada com cinco anos seguidos de pouca chuva.
Agravamento da seca deve ocorrer entre fevereiro e abril, aponta estudo.

Do G1 CE



Com a seca que assola o RN há cinco anos, animais mortos às margens das rodovias que cortam o estado fazem parte de um cenário desolador  (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)Ceará tem chuvas abaixo da média há quase seis anos (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)












A seca na região Nordeste, que já dura cinco anos, pode se agravar ainda mais entre fevereiro e abril, conforme prognóstico do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo estudo do ministério, a probabilidade de chover menos que previsto para o período é de 40%. Já as chances de chuva acima do normal são de apenas 25%.
Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, se as chuvas ficarem entre a média histórica ou até 30% abaixo dela, a situação da maioria dos reservatórios de água da parte norte do Nordeste não terá recuperação significativa nos meses de fevereiro, março e abril, considerada a estação chuvosa do semiárido.
"Isso implicará em severos impactos na agricultura e na pecuária e no abastecimento de água para a população", declarou Seluchi.

PROJETO PERMITE MULHER FALTAR AO TRABALHO DURANTE O PERÍODO MENSTRUAL.

Faltas poderão ser compensadas para não prejudicar a empresa

 por Agência Câmara
ciclo menstrual
Para o autor da proposta, o afastamento proposto tem respaldo científico. ( FOTO: REPRODUÇÃO )
A Câmara dos Deputados analisa proposta que permite a mulher se afastar do trabalho por até três dias ao mês durante o período menstrual. Nesses casos, poderá ser exigida a compensação das horas não trabalhadas, para que não haja prejuízo para a empresa.
A medida está prevista no Projeto de Lei 6784/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que acrescenta um artigo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43), na parte que trata do trabalho da mulher.
Inspiração britânica
Para elaborar o projeto, Carlos Bezerra se inspirou em notícia veiculada na imprensa sobre uma empresa britânica que adotou esse tipo de licença. “O afastamento do trabalho durante a menstruação tem respaldo científico e é defendido por médicos, levando-se em conta as alterações sofridas pelo corpo feminino durante esse período”, explica Bezerra.

"NÃO VAMOS, POR SER MINORIA, BAIXAR A CABEÇA E NEM DAR AMÉM A TUDO", DISSE O LÍDER DA OPOSIÇÃO.

O líder da bancada de oposição na Câmara, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), na abertura dos trabalhos legislativo, ao anunciar a organização de sua bancada, deixou claro de como será a atuação dos respectivos vereadores que formam a oposição. 

Ele lembrou que na legislatura passada, a oposição aprovou cerca de 90% dos projetos enviados pela prefeita Monica Aguiar, evidenciando que o grupo sempre soube fazer oposição responsável.

"Não somos contra o desenvolvimento de Camocim, não temos interesse que o município afunde", afirmou. "Estamos para contribuir com o município naquilo que entendermos que é o melhor. Haverá debates, discussões, por que isto faz parte do legislativo, faz parte da oposição", ressaltou.

O líder da bancada, que é o vereador mais veterano da Casa, ao lado de Juliano Cruz, aproveitou para deixar o recado:

PASSISTA RUSSA DEVE ARRANCAR OLHARES DO PÚBLICO NO DESFILE DA PORTELA NO RIO DE JANEIRO.

Nova musa aprende o gingado desde setembro de 2016

Juliana aprende com Nilce, coordenadora da ala de passistas, todos os movimentos. Ela conta que se apaixonou pelo samba ao ver o filme ‘Rio’Sandro Vox / Agência O Dia
Rio - O enredo da Portela é ‘Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar’. Porém, além do desfile que promete empolgar, o público no Sambódromo vai ficar ouriçado mesmo é quando uma loura de 1,73 m, 64 quilos e encantadores olhos azuis passar requebrando pela Avenida. Juliana Titaeva, de 26 anos, é a passista que veio do frio para botar fogo no Carnaval carioca. Nascida em Moscou, Rússia, a loura se apaixonou pelo nosso Carnaval depois de assistir, em 2011, ao filme ‘Rio’, do cineasta brasileiro Carlos Saldanha, que contava a história da arara-azul Blu, que tem como cenário o Carnaval carioca.
Ela conta que adorou a animação, mas gamou mesmo foi no frenético ritmo do samba. Tanto que trocou a temperatura negativa de 28 graus de Moscou pelos 40 graus do Rio. E os 11,5 mil quilômetros que separam o Rio da gélida capital russa não foram suficientes para mantê-la longe da nossa maior festa popular. A paixão pela Portela surgiu há três anos, quando, no Carnaval de Berlim, Alemanha, ouviu um samba-enredo da escola de Madureira. “Para mim, a Portela é onde o samba começou. É a mais pura raiz. Estou orgulhosa de fazer parte disso”, afirmou. 

GALERIA DE FOTOS

Passista russa vai arrancar olhares na Avenida e mostrar samba no pé

GRANJA-CE: BANDO INVADE CASA, PRATICA ASSALTO E ATIRA EM DUAS VÍTIMAS NA ZONA RURAL.


Por volta das 04h10 da manhã desta quarta-feira, 08, policiais militares do Destacamento de Granja receberam informações de funcionários da UPA 24h dando conta que dois homens haviam dado entrada naquela unidade hospitalar com ferimentos a bala. Uma equipe do Ronda foi ao local e colheram maiores detalhes. As vítimas foram identificadas como Manoel Ferreira de Paula, 33 anos, residente na localidade de Caçapoeira/Granja, e Antonio de Lima Magalhães, 58 anos, residente no mesmo local e sogro da primeira vítima.

O crime