Powered By Blogger

sábado, 28 de julho de 2018

AUXÍLIO DO EXÉRCITO BEM-VINDO PARA APLACAR A VIOLÊNCIA ARMADA QUE DOMINA O ESTADO DO CEARÁ.

SIRENE ABERTA!
Em situações difíceis, seja na vida pessoal ou nas corporações, toda ajuda é bem-vinda. E foi assim que a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniu com o Comando da 10ª Região Militar no Ceará. O encontro foi para que o secretário André Costa e seus comandantes dos órgãos vinculados (PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense/Pefoce e Academia/AESP) explicassem ao general de divisão Fernando Soares Mattos, comandante em chefe do Exército Brasileiro no Ceará e Piauí, a estratégia da SSPDS para o combate à criminalidade. A oportunidade foi também para pedir apoio. Sim, o Ceará precisa neste momento de todo o apoio para reduzir os seus estratosféricos índices da violência e, em especial, o avanço do crime organizado através da guerra entre as facções.

BRAÇO FORTE, MÃO AMIGA!

Falta pouco para o estado ultrapassar a marca dos três mil homicídios neste ano. A guerra diária entre as facções na periferia de Fortaleza mudou de endereço e agora está instalada em Municípios da Região Metropolitana, onde os assassinatos macabros viraram rotina. Corpos mutilados (esquartejados ou decapitados) são encontrados todos os dias, revelando a crueldade das facções. No encontro com o general, certamente o secretário falou do aumento de efetivo das polícias, da instalação de um tal laboratório que vai buscar soluções para a violência e falou também do tal Centro de Inteligência que até agora não funciona. São os investimentos da Pasta para reduzir a criminalidade. Contudo, uma “ajudazinha” do Exército não seria demais para aplacar a criminalidade neste estado tão sofrido e tão violento. Ações de Inteligência, por exemplo, poderiam ser feitas, assim como aumentar o rigor na fiscalização das empresas e indústrias que utilizam explosivos em suas atividades, pois o desvio desses artefatos acaba favorecendo os ataques bancos e carros-fortes. O Exército pode ajudar sim. Braço forte! Mão amiga! 

HEPATITE: OMS PEDE URGÊNCIA PARA AMPLIAR TESTES E ACESSO A TRATAMENTO..

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil  Brasília


No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado hoje (28), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a necessidade de ampliar a testagem e o acesso ao tratamento contra a doença. De acordo com os dados mais recentes da entidade, em todo o mundo, menos de 20% das pessoas tinham acesso à testagem e a serviços de saúde específicos para hepatites em 2016.
Hepatite
Os números da OMS mostram que as hepatites B e C afetam 325 milhões de pessoas. Se não forem tratadas, as infecções podem provocar câncer de fígado e cirrose que, juntos, causaram mais de 1,3 milhão de mortes em 2015. “Precisamos acelerar o progresso para alcançar nossa meta de eliminar a hepatite até 2030”, disse em nota o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

CENTENÁRIO DE CULTIVO DO CAFÉ AGROECOLÓGICO É COMEMORADO.

O plantio, de uma espécie típica, a arábica, ocorreu pela primeira vez ainda no século passado, no ano de 1913

FONTE:DN/REGIONAL

O café é cultivado no Sítio São Roque, uma propriedade rural com 20 hectares ( Foto: Alex Pimentel )
 por Alex Pimentel - Colaborador
Mulungu. Cem anos após a primeira colheita, a quarta geração da Família Farias preserva o cultivo do café sombreado no Sítio São Roque, propriedade rural de 20 hectares, situada neste Município do Maciço de Baturité. A tradição foi iniciada por Alfredo e Amélia Farias, e mantida ao longo do século pelo filho mais novo do casal, Gerardo Farias. Apesar do recente falecimento dele, seus filhos e netos resolveram manter a tradição e continuar o cultivo agroecológico do fruto do cafeeiro. O plantio, de uma espécie típica, a arábica, ocorreu pela primeira vez em 1913, pelas mãos de Alfredo e Amélia. Cinco anos depois, em 1918, acompanhando o casal dedicado ao cultivo de frutas, ainda hoje uma das potencialidades produtivas da região, os colhedores começaram a apanhar os primeiros grãos nos balaios. Na época, a região já contava com transporte ferroviário, implantado exatamente para facilitar o escoamento da produção de frutas, verduras e do café, que, até 1882, era feito por animais.
 
Naquele momento, era pensado e aplicado o primeiro modelo de café em agrofloresta, sombreado, uma referência para o Maciço, explica Maria Tereza, uma das seis filhas de Gerardo. Ele foi o primeiro presidente da Associação dos Produtores Ecológicos do Maciço de Baturité. Viajou à Europa com outros produtores para demonstrar as práticas de cultivo do café orgânico, capaz de assegurar a renda familiar para criação e educação dos filhos. Houve até exportação do produto para a Suécia, viabilizada por parceira com a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). Até 2004, dividiu com a esposa, Terezinha Bezerra Farias, as responsabilidades e o sucesso produtivo do sítio. Ela faleceu naquele ano.

O FORTALEZA VENCE O JUVENTUDE FORA DE CASA E GARANTE O TÍTULO SIMBÓLICO DO 1º- TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B.

Com o resultado, o Leão do Pici abre 3 pontos do segundo colocado, CSA/AL


Nenê Bonilha abraça Adalberto, autor do primeiro gol do tricolor cearense ( Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC )
 Fortaleza foi ao Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS, na tarde deste sábado (28), e venceu o Juventude pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Adalberto, Éderson,  que estreou com gol e assistência, e Getterson. Após a vitória, o Leão abriu, mais uma vez, vantagem na ponta da Série B. Agora, 3 pontos distanciam o Tricolor, com 34, do segundo colocado, o CSA/AL, que tem 31. Vale ressaltar que, com o resultado, o Fortaleza não pode mais ser alcançado pelo CSA na próxima rodada. Assim, o Leão do Pici conquistou o título simbólico de campeão do primeiro turno. 
O jogo
A partida começou equilibrada, mas o Juventude saía mais para o jogo. A marcação avançada do Tricolor no início da partida foi o suficiente para dificultar os ataques da equipe mandante.  A primeira chance clara da partida veio aos 10 minutos. Denner recebeu bola enfiada na pequena área e saiu cara a cara com Boeck, que deu um tapa providencial para evitar o gol do Juventude. 
Após isso, o Fortaleza só levou perigo aos 16, quando, aproveitando falha bizonha de Tony, Marcinho cruzou para Éderson, que quase marca. Matheus fez grande defesa e, na sobra, Felipe chutou, mas sem levar perigo. 
Marcinho se destacava pela velocidade e capacidade individual no um contra um, mas as chances criadas pelo camisa 7 do Leão não resultavam em bola na rede. Aos 23, o Juventude teve sua melhor chance de marcar na primeira etapa. Pará acertou cruzamento na cabeça deElias, que, como manda o manual, testou para o gol, mas a bola saiu raspando a trave de Marcelo Boeck.