Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de abril de 2017

CHEGOU A HORA DA VERDADE.

Após empate sem gols fora, Ceará terá de vencer para ter vantagem ou levará riscos para 3º jogo

 por Vladimir Marques - Repórter
Magno Alves
Magno Alves é a grande esperança de gols alvinegra na semifinal do Estadual. O atacante é, disparado, o artilheiro da equipe no certame ( Foto: Helene Santos )
Dados
Clique para ampliar
No Ceará, o empate sem gols no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Cearense com o Guarani de Juazeiro, no Romeirão, foi considerado um resultado razoável, já que mesmo que forçando um 3º jogo em playoffs, dois seriam no Castelão, o primeiro neste domingo, às 16 horas e o outro no dia 22.
Leia mais
E o grande trunfo do Alvinegro para chegar à final do Estadual é exatamente o mando de campo. Jogando diante de sua torcida, o Vovô terá, no mínimo, de vencer uma partida e empatar a outra contra o Guaraju.
A força da equipe como mandante, a qualidade do gramado e o jogo que flui melhor - a atuação ruim em Juazeiro foi justificada pelo piso do Romeirão - são fatores apontados pelos alvinegros como determinantes para uma grande atuação.
Em oito jogos no Castelão neste Estadual, o Vovô venceu seis, empatou um - com um time reserva diante do Uniclinic - e perdeu apenas um jogo, o Clássico-Rei para o Fortaleza, tendo 79,1% de aproveitamento. Em oito jogos foram 15 gols marcados (1,8 por jogo) e apenas seis sofridos (0,7 por partida).
Por isso, é hora do time do Ceará mostrar sua força como mandante no campeonato e se sobressair em dois jogos com o Leão do Mercado. Abrir uma vantagem logo no primeiro jogo dos dois no Castelão é o objetivo para definir a vaga com mais tranquilidade.
"Agora é uma obrigação que nós temos, já que são dois jogos que faremos na nossa casa. Temos que tomar cuidado, não menosprezar o adversário, mas buscarmos jogar melhor e buscar as vitórias diante de nossa torcida", declarou o atacante Magno Alves, que criou as raras chances de gol da equipe no jogo de ida.
Para os alvinegros, jogar melhor diante da torcida e criar mais chances de gol é preciso.
"Com certeza temos que criar mais chances de gol, fazer nosso jogo fluir mais, o nosso toque de bola, controlando o jogo. No jogo no Romeirão ficamos abaixo do que podemos produzir e criar, mas no Castelão temos tudo para jogar com o Givanildo e toda torcida espera", declarou o volante Raul.
Formação
O Ceará terá uma formação bem diferente para o segundo jogo. A equipe deve entrar em campo e com quatro mudanças em comparação à primeira partida, o empate sem gols.

ENTRA EM VIGOR LEI QUE PROÍBE QUE AS MULHERES SEJAM ALGEMADAS NO PARTO.

Foi publicada nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial da União, a Lei nº 13.434, que proíbe que mulheres presas sejam algemadas durante o parto. Aprovada pelo Congresso Nacional no final de março, a lei foi sancionada ontem pela Presidência da República. A nova regra passa a valer nesta quinta-feira.
A lei altera o Artigo 292, Código de Processo Penal e estabelece que é vedado o uso do algemas em mulheres grávidas durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, bem como em mulheres durante o período de puerpério imediato.
Em nota divulgada à imprensa, a coordenadora de Políticas para Mulheres e Promoção das Diversidades, Susana Inês de Almeida, diz que é comum o uso de algemas em presas grávidas, mesmo durante o parto, sob a alegação de insegurança e risco de fuga. Segundo ela, isso ocorre embora esses riscos sejam mínimos, pois 65% das mulheres são presas por tráfico ou associação, e a maioria é ré primária.

CRIANÇAS QUE BRINCAM COM CELULARES E TABLETS DORMEM MENOS.

James Gallagher

Bebê com celularDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPesquisa feita na Inglaterra indica que crianças dormem, em média, 15 minutos menos para cada hora que passam usando aparelhos com tela de toque
Crianças que passam horas brincando com smartphones e tablets dormem menos que os que não interagem com tecnologia.
Estudo publicado na Scientific Reports, site da revista científica Nature, indica que cada hora que crianças pequenas entre seis meses e três anos passam usando aparelhos eletrônicos com tela de toque pode estar relacionada a 15 minutos a menos de sono.
Ao mesmo tempo, a pesquisa também revelou que brincar com esse tipo de tecnologia ajuda a desenvolver habilidades motoras mais rapidamente.
Especialistas afirmam que o estudo é "oportuno", mas que não há razões para que pais se preocupem com os achados da pesquisa.
Apesar da proliferação de telas de toque nos domicílios, ainda falta compreender o real impacto desses aparelhos no desenvolvimento da primeira infância.
O estudo foi conduzido pela Birkbeck, que faz parte da Universidade de Londres, com 715 pais de crianças com até três anos de idade. Perguntou-se a frequência com a qual os bebês brincavam com smartphones e tablets e também detalhes do padrão de sono das crianças.
Concluiu-se que 75% das crianças usavam aparelhos do tipo diariamente; essa porcentagem era de 51% entre crianças de seis e 11 meses, e de 97% entre crianças de 25 e 36 meses de idade.

OS CRIMES ASSOCIADOS AO CAIXA 2 E POR QUE QUEM PAGA A CONTA É VOCÊ.

Fernanda da Escóssia

Dinheiro sobre a mesaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionCaixa 2 é o nome dado a qualquer atividade de contabilidade paralela
De sonegação fiscal a lavagem de dinheiro, de evasão de divisas a corrupção, de compra de votos a barganhas para fraudar licitações, o caixa 2, onipresente no noticiário da operação Lava Jato, encobre uma série de outros crimes.
Quando alguém disser que faz "só" caixa 2, desconfie: ele quase nunca aparece sozinho, pelo contrário, costuma estar muito mal acompanhado. E, quase sempre, quem paga a conta é o cidadão, como avaliam especialistas ouvidos pela BBC Brasil.
Para começar do começo, caixa 2 é o nome popular para qualquer contabilidade paralela - não declarar receitas ou despesas, o que se caracteriza originalmente como um crime tributário e configura sonegação de impostos. Pessoas e empresas que omitem transações para driblar o Leão e pagar menos imposto de renda cometem sonegação fiscal.
Muitas vezes, porém, a intenção de quem esconde renda, mais que ludibriar o Fisco, é esconder a origem ilícita do dinheiro. É o caso de negócios ilegais, sejam eles o contrabando, o tráfico de drogas ou a venda de armas e até de bebidas durante um período de Lei Seca.

A FEBRE AMARELA AVANÇA E JÁ ESTÁ NO VIZINHO ESTADO DO PIAUÍ.

A preocupação é com o vetor da febre amarela urbana, o Aedes aegypti, transmissor de outras três doenças



A Secretaria da Saúde do Estado espera uma posição do Ministério sobre vacinação em massa. Parte da população do Ceará já foi vacinada ( Foto: Nah Jereissati )
 por Karine Zaranza - Repórter
Clique para ampliar
O Ceará não está entre os estados brasileiros em áreas com recomendação de vacinação contra a febre amarela. No entanto, o Estado está em alerta para evitar que a moléstia, que já atingiu 330 municípios do País, chegue aqui. O avanço do surto de febre amarela em território nacional foi rápido e já chegou em territórios do Nordeste, em áreas do Piauí e da Bahia. Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) criou um protocolo para fazer o bloqueio da doença.
"A principal ação que o Ceará está fazendo é uma barreira de proteção para todo cidadão que sai daqui para essas áreas epidêmicas ou potencialmente epidêmicas e para aqueles que chegam em nosso território. Toda chegada ao Ceará hoje está sendo monitorada para observar potenciais sinais de alerta nessa população, para que a vigilância epidemiológica possa fazer o bloqueio com vacina. Já tivemos situações desse jeito no Ceará e foi muito efetivo", explica o titular da Sesa, Henrique Javi.

OS LENÇÓIS CAMOCINENSES. GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

Lençóis Camocinenses.  2016. Foto: Banco de Dados. SETUR.CE.

Aspecto dos Lençóis Maranhenses. Fonte: IBGE.
Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil.Rio de Janeiro. 2011.


Observemos as fotos acima. Existem semelhanças? Fisiogeograficamente são dunas que avançam na vegetação costeira. A foto no plano superior é do nosso litoral de Camocim. A de cima deste texto é um trecho dos internacionalmente conhecidos "Lençóis Maranhenses". A pergunta que fica é por que não se explora devidamente este conjunto de dunas do lado de cá e do lado de lá doRio Coreaú como os "Lençóis Camocinenses". A "Ilha do Amor" que, geograficamente nem ilha é se consolidou como tal e, por que não se começa uma campanha para o desenvolvimento turístico do maior do litoral do Ceará como a marca "Lencóis Camocinenses"? Ou existe alguma restrição por participarmos da famosa "Rota das Emoções" no sentido de não se concorrer com os Lençóis Maranhenses? Enquanto isso, Jericoacoara abocanha Tatajuba, Laguinho da Torta, Lago Grande nos seus pacotes turísticos como se dela fosse.

CAMOCIM-CE, NAS REVISTAS - ADMINISTRAÇÃO JOÃO DA SILVA RAMOS.

Vistas de Camocim. 1941. Revista O Cruzeiro. . Rio de Janeiro, 29 de março de 1941, ed. 22, p.49.

Nos anos 1940, a Revista O Cruzeiro já era um projeto editorial consolidado dos Diários Associados, iniciado em 1928 e que permaneceria até 1975. De circulação nacional, era a revista semanal ilustrada  mais lida do país. Talvez por isso, ela fosse a mídia mais interessante na época para mostrar as realizações de uma administração municipal em âmbito nacional. Deste modo, foi esse o caminho que o então prefeito de Camocim, João da Silva Ramos encontrou para prestar contas de sua gestão. Mostrando algumas vistas e prédios da cidade, a reportagem diz: 

TRÊS BANDIDOS MORREM EM CONFRONTO COM OS POLICIAIS MILTARES DO RAIO.


Três pessoas foram mortas e uma baleada, por volta das 21h00 da noite de quinta-feira (13), em dois tiroteios no bairro Autran Nunes. No primeiro caso, quatro homens mataram um desafeto. Após a execução, foram surpreendidos por policiais militares do Batalhão de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Durante o confronto, os PMs mataram dois, balearam o terceiro e prenderam o quarto suspeito. Cinco armas foram apreendidas.
Conforme a assessoria de comunicação da PM, o quarteto saiu do bairro Alto alegre, em Maracanaú, em um veículo Fiat Punto preto roubado e se dirigiu para o Autran Nunes com o objetivo de matar um inimigo, identificado apenas como Lucas. Na Travessa Tocantins, por trás da Unidade de Pronto Atendimento do bairro, os quatro homens conseguiram executar desafeto.

RAIO CAI EM AÇUDE, MATA DUAS PESSOAS E FERE CERCA DE 20 EM RUSSAS, NO CEARÁ.

Familiares e amigos tomavam banho em açude na zona rural da cidade durante chuva com raios.

Duas pessoas morreram e outras cerca de 20 ficaram feridas atingidas por um raio na zona rural de Russas, no interior do Ceará, na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com o sargento da Polícia Militar Jean Carlo, que participou da ocorrência, testemunhas relataram que as pessoas tomavam banho em um açude na fazenda Capecé, no assentamento Bernardo Marinho 2, enquanto chovia.
"Foi uma chuva com muitos raios e trovões. As pessoas feridas disseram que tomaram grandes sustos com os trovões e que uma hora foram atingidos", afirma o policial. Ainda segundo Jean Carlos, os sobreviventes relataram dores nos membros e nas costas, mas a maioria deles passa bem.