Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O APERITIVO DO CINEMA.

O 11º Curta Canoa começa hoje, em Canoa Quebrada (CE). Filme sobre Ariano Suassuna abrirá o festival

 por Felipe Gurgel - Repórter
ariano
A praia de Canoa Quebrada (CE) sedia mais uma edição do Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, o Curta Canoa. Pela 11ª vez, a partir de hoje (15) até a próxima terça (20), oficinas, seminários e exibições de filmes movimentam a comunidade do município de Aracati (160km à distância de Fortaleza). A programação se concentra no Polo de Lazer, em Canoa Quebrada, e no Casarão da Cultura, situado no Centro Histórico de Aracati. O acesso é gratuito.
Segundo o diretor do evento, Adriano Lima, a organização do Curta Canoa recebeu 432 inscrições para a mostra competitiva de curtas deste ano. Destes, 42 filmes, de 16 estados brasileiros, compõem a programação. Adriano conta que mais da metade das produções inscritas são do Rio de Janeiro e São Paulo.
"Minas (Gerais) mandou poucos trabalhos, desta vez. Mas aí a gente tenta dar um balizamento, tenta distribuir (os contemplados para a programação, dentre várias regiões). E o bom do festival é isso: enriquece mais quando você traz gente de outros estados. Não ficando só no eixo Rio-SP, embora a gente reconheça que eles têm muita qualidade e quantidade (de produção cinematográfica)", observa Adriano Lima.
A programação traz 10 curtas de São Paulo, seis do Ceará, quatro do Rio de Janeiro, e mais 22 filmes oriundos de todas as regiões do País. A Mostra Participativa Bons Ventos acontece, em paralelo à competitiva, exibindo 24 curtas-metragens de cineastas locais.

Dentre as ações formativas, o Curta Canoa programa o lançamento do livro "A Lei Rouanet: Muito além dos (F)atos", de Henílton Menezes (para o sábado, 17, às 9h) e o seminário "Gestão de equipamentos culturais" (para a sexta, 16, às 14h). O evento é mais um do calendário cultural do Estado que está diante da berlinda dos financiamentos para a cultura.
Adriano Lima confirma que há uma preocupação constante, dentre os produtores culturais, com os atuais rumos do financiamento público para o setor. Ele exemplifica, revelando que esta edição do Curta Canoa perdeu dinheiro que já tinha captado e que mais de 40 festivais, dentre os associados ao Fórum Nacional de Festivais Brasileiros de Cinema, não aconteceram em 2016 por falta de recurso. "Estou fazendo de teimoso, com orçamento reduzido. (Mas o evento acontece porque) as pessoas confiam, já são 11 anos de festival. E as parcerias, as associações locais, as pessoas se envolvem. Nossa felicidade é mais em cima disso: a comunidade abraçou o festival", reflete Adriano.
Abertura
Abrindo o festival, o Curta Canoa exibe o documentário "O Senhor do Castelo" (70min, 2007), dirigido por Marcus Vilar (PB) e lançado há quase 10 anos. O filme reúne uma série de depoimentos do escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), traçando um perfil de ideias e da personalidade do autor dos clássicos "O Auto da Compadecida" e "O Romance d`A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta".
Segundo o diretor Marcus Vilar, o filme demorou 15 anos para ser finalizado. E teve uma trajetória de poucas exibições até aqui. A exibição no Curta Canoa é a estreia no Ceará. "Quando o filme foi lançado, passou num evento em homenagem a Ariano em Belo Horizonte, e também no Rio de Janeiro. Em 2008, foi pro Festival de Cinema de Tiradentes (MG), e lá ganhou o prêmio do júri popular. Depois passou um certo período sem circular", aponta.
Marcus conta como o processo foi devagar. "Em 1992, gravei uma das primeiras aula-espetáculo que ele deu. Gravei três meses depois, na casa dele, no Recife. E quando ele fez 70 anos, ele foi pra Taperoá (no interior da Paraíba, onde viveu parte da infância), e gravamos lá também (o trailer do filme explora esse trecho). O lançamento foi em 2007, porque (naquele ano) ele fez 80 anos", detalha o diretor do documentário.
Mais informações:
XI Curta Canoa. De hoje (15) até terça (20), em Canoa Quebrada (Aracati/CE), com oficinas, seminários e filmes. Acesso gratuito. Contato e programação: curtacanoa.Com.Br
Programação
Abertura (hoje)
19h - Exibição do longa-metragem "O Senhor do Castelo" (Marcus Vilar/PB)
20h30 - Mostra de curtas:
"O homem que virou armário" (CE) - 20'
"Travesseiros" (PR) - 4'
"Marcatti" (MG) - 7'
"O Resto é Silêncio" (SP) - 15'

Nenhum comentário:

Postar um comentário