Powered By Blogger

terça-feira, 21 de agosto de 2018

ANEEL APROVA REAJUSTE NAS CONTAS DE LUZ EM SEIS ESTADOS DO BRASIL

Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil  Brasília


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (21) reajuste nas contas de luz para consumidores de seis estados: Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraíba, Paraná e Santa Catarina. Para os consumidores do Paraná, os novos valores começarão a ser cobrados no domingo (26); para os de São Paulo e Mato Grosso do Sul,na segunda-feira (27); para os do Maranhão e da Paraíba,na terça-feira (28); e para os de Santa Catarina, na quarta-feira (29).
Brasília - O consumo de energia elétrica fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Nos seis estados, as novas tarifas de energia entram em vigor de domingo até quarta-feira - Arquivo/Agência Brasil
Os consumidores que terão contas reajustadas reajustadas domingo são os atendidos pela concessionária Força e Luz Coronel Vivida Ltda. (Forcel), no Paraná, com efeito médio de 29,86%. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 20,51%; para a baixa tensão, de 20,64%, e para a alta tensão, de 43,78%.

CINESCOLA PASSA POR QUATRO CIDADES DO CEARÁ EM AGOSTO EXIBINDO FILMES DE GRAÇA;VEJA A DATA E HORÁRIOS

O projeto utiliza uma van que funciona com energia solar, e leva filmes e oficinas para comunidades carentes pelo país.


Por G1 CE

Cinesolar percorre cidades cearenses exibindo filmes a partir desta terça-feira (21) (Foto: Israel Barreto/ Divulgação)Cinesolar percorre cidades cearenses exibindo filmes a partir desta terça-feira (21) (Foto: Israel Barreto/ Divulgação)
Cinesolar percorre cidades cearenses exibindo filmes a partir desta terça-feira (21) (Foto: Israel Barreto/ Divulgação)
O projeto de cinema itinerante Cinesolar, que exibe filmes usando energia solar, percorre quatro cidades do Ceará a partir desta terça-feira (21), começando por Aracati.
O cinema é montado em praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões consideradas carentes, comunidades, aldeias indígenas ou mesmo em cidades sem energia elétrica. O projeto é patrocinado pela Lei Rouanet.
Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes. O veículo carrega 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação.
Em Aracati, além da exibição do filme “A Bela e a Fera”, a população vai poder assistir a curta-metragens com temáticas sustentáveis, voltadas para crianças, e ter acesso a oficinas de cinema. O projeto permanece em solo cearense até 27 de agosto. A entrada para todas as exibições é gratuita.