O projeto utiliza uma van que funciona com energia solar, e leva filmes e oficinas para comunidades carentes pelo país.
Por G1 CE
O projeto de cinema itinerante Cinesolar, que exibe filmes usando energia solar, percorre quatro cidades do Ceará a partir desta terça-feira (21), começando por Aracati.
O cinema é montado em praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões consideradas carentes, comunidades, aldeias indígenas ou mesmo em cidades sem energia elétrica. O projeto é patrocinado pela Lei Rouanet.
Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes. O veículo carrega 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação.
Em Aracati, além da exibição do filme “A Bela e a Fera”, a população vai poder assistir a curta-metragens com temáticas sustentáveis, voltadas para crianças, e ter acesso a oficinas de cinema. O projeto permanece em solo cearense até 27 de agosto. A entrada para todas as exibições é gratuita.
Aracati
- Exibição de curtas-metragens: das 19h às 19h50
- Exibição do filme “A Bela e a Fera”: das 20h às 22h10.
- Local: Quadra da Escola Raimundo Silvério Filho, Sítio Cumbe, na Zona Rural.
- Entrada: Gratuita
- Endereço da Oficina de Cinema: Escola Raimundo Silvério Filho
Saindo de Aracati, o Cinesolar passa por Pacajus, nestas quarta e quinta-feiras (22 e 23 de agosto), Itarema, na próxima sexta-feira (24), e Amontada, na segunda-feira (27).
Em Pacajus, na Grande Fortaleza, o foco será o Cinesolarzinho, que ocorre em dois horários, às 18h30 e às 20h, quando são exibidos curtas-metragens voltados para o público infantil, com a temática da sustentabilidade. As sessões de cinema são gratuitas e abertas a todos. Já a oficina de cinema acontece somente no dia 23, das 14h30 às 17h.
Itarema
- Exibição de curtas-metragens: das 19h às 19h50
- Exibição do filme “A Bela e a Fera”: das 20h às 22h10
- Local: Praça da Matriz Carvoeiro (em caso de chuva será na Quadra da Escola Osires Pontes no Carvoeiro)
- Dia e Horário da Oficina de Cinema: 24/08, das 14h30 às 17h
- Endereço da Oficina de Cinema: na Escola Osires Pontes
Amontada
- Exibição de curtas-metragens: das 19h às 19h50
- Exibição do filme “A Bela e a Fera”: das 20h às 22h10
- Local: Escola Professora Lídia Carneiro de Barros, SN Zona Rural
- Dia e Horário da Oficina de Cinema: 27/08, das 14h30 às 17h
- Endereço da Oficina de Cinema: Escola Professora Lídia Carneiro de Barros, SN Zona Rural
As oficinas são uma introdução ao mundo audiovisual, e as crianças têm oportunidade de produzir um curta-metragem, que é exibido à noite na respectiva cidade, junto com os outros curtas da programação.
Em todas as cidades, durante o evento, acontece também a Eco Estúdio Solar, uma exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van e do projeto como um todo.
Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia.
O Cinesolar está em atividades desde 2013, Cinesolar. Realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas em 285 cidades do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário