Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

POR QUE A TURBULÊNCIA ENFRENTADA POR AVIÕES CONTINUA A SER UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DA FÍSICA.

FONTE:BBC BRASIL

Avião sobre o marDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionTurbulência é um dos fenômenos científicos mais importantes ainda não resolvidos
É quase inevitável ligar a palavra a uma sensação ruim.
Se você costuma viajar de avião, certamente já teve de lidar com a sensação desagradável de passar por uma zona de turbulência.
Mas você sabia que, para muitos pesquisadores, esse fenômeno é um dos mais importantes mistérios físicos que ainda não foram resolvidos?
"Quando eu encontrar Deus, eu vou fazer duas perguntas para ele: por que a relatividade é tão complexa e como se explica uma turbulência. Deus terá uma resposta para a primeira."
Atribuída a cientistas renomados, entre eles o físico quântico alemão Werner Heisenberg e o matemático britânico Horace Lamb, a espirituosa frase na verdade tem autoria desconhecida.
Mas reflete com precisão a complexidade que a turbulência esconde.

Complexa e importante

Caos. Essa é a palavra que pode ser usada para descrever o fenômeno.
A turbulência é o movimento desordenado de um fluido. Suas moléculas não seguem trajetórias paralelas, mas formam turbilhões. Também pode ser definida como um estado de agitação.

CORREIOS E COMPANHIA AÉREA AZUL ANUNCIAM A CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGA.

Anúncio foi feito nesta quarta pelo presidente dos Correios, Guilherme Campos. Segundo ele, gastos com serviço aéreo chegam a R$ 560 milhões por ano e deverão cair até 40%.

Por Sara Resende, TV Globo, Brasília
Foto: (Ana Clara Marinho)
Os presidentes dos Correios, Guilherme Campos, e da companhia aérea Azul, David Neeleman, anunciaram nesta quarta-feira (20) uma parceria para a criação de uma empresa de transporte de cargas.
Segundo Guilherme Campos, a expectativa é que a nova empresa comece a operar em março do ano que vem e a parceria reduza o custo das mercadorias transportadas.
Campos afirmou também que a expectativa é que os gastos dos Correios com transporte aéreo, que chegam a R$ 560 milhões por ano, caiam de 35% a 40% quando a nova empresa começar a operar.

MORADORES DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ COMEMORAM AS CHUVA DA PRÉ-ESTAÇÃO .

Itapipoca, Sobral-CE; chuva de 110,8 mm deixa alguns pontos da sede município alagados (Foto: Flávio Teixeira).
Miraíma–CE; Foi com alegria que os moradores de Miraíma, na região Norte do Ceará, receberam a chuva que banhou a sede do município, nessa quarta- feira, dia 20, registrando, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 14,6 milímetros. O município ficou entre os 9 com maiores precipitações do dia, seguido de Santana do Acaraú (12 mm), Massapê (6 mm) e Itapipoca (5,2 mm), todos da mesma região. Os dados foram extraídos às 14h15 da quarta-feira. E, assim como no Norte do Ceará, aos poucos, as chamadas chuvas de pré-estação começam a se manifestar em diversos pontos do Estado, sendo os mais relevantes até o momento, Norte, Cariri, Sertão Central e Inhamuns.
Chuvas
Essas tão aguardadas primeiras chuvas confirmam as expectativas, não apenas das previsões meteorológicas da Funceme, mas também de quem aguarda ansiosamente as chuvas que molham o roçado e trazem de volta, todos os anos, a esperança de um bom invernoSegundo a comerciante Vânia de Barros, moradora de Miraíma, “aqui na sede, a chuva pegou a todos de surpresa. O tempo foi fechando devagarinho e, de repente, a chuva começou a cair. A felicidade foi grande. Isso aumenta na gente, a esperança de um bom inverno”, espera.
Período

DOIS MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO NAS PIORES CONDIÇÕES DE VIDA, DIZ O IBGE.

Ao todo, 63,1% dos habitantes da Capital estão nessa situação, diz IBGE. Ricos representam 2,9% da Cidade

Situação da Capital é uma das mais críticas do Nordeste (Foto: Evilázio Bezerra)
Fortaleza tem 63,1% da população urbana nas piores condições de vida. O valor representa 2,01 milhões de habitantes da Capital. Enquanto isso, 12,1% das pessoas morando na Cidade estão em situação considerada boa. E apenas 2,9% são tidas como ricas, segundo análise espacial do Censo Demográfico de 2010, divulgada nesta quarta-feira, 20, pela publicação “Tipologia Intraurbana”.
A pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro da Geografia e Estatística (IBGE) leva em conta informações de 96,2 mil pessoas, de 435 municípios, sobre saneamento, densidade de moradores por domicílio, rendimento, escolaridade e razão de dependência. Além dos estados das moradias, é analisada a presença de bens duráveis nas residências. Cada pessoa é classificada em algum dos onze níveis, que variam desde as boas condições até as precárias.
Cenário nacional

CHAVAL E BARROQUINHA: CAGECE IRÁ PARALISAR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (22).

 
















A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa paralisação programada no abastecimento dos municípios de Chaval e Barroquinha, para a realização de melhorias elétricas por parte da Enel no Complexo Itaúna. O serviço será realizado na próxima sexta-feira (22), de 8h às 12h, período em que o abastecimento ficará suspenso. Após a conclusão do serviço, a distribuição de água será retomada imediatamente. 
 
Como o abastecimento funciona por pressão, o equilíbrio total do sistema deve ocorrer em até 72h, após a conclusão do serviço. Durante a parada, a companhia lembra aos moradores que a água seja consumida apenas para consumo humano e atividades essenciais.