por Editor/DN/Regional
Ematerce promoveu Dia de Campo em Boa Viagem, sobre o cultivo da palma forrageira
Um dos municípios cearenses mais castigados pela estiagem nos últimos seis anos, Boa Viagem, no Centro do Estado, recebeu e visita de uma caravana especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Técnicos extensionistas promoveram um Dia de Campo para pequenos produtores rurais da região sobre o cultivo da palma forrageira no semiárido.
Segundo a Ematerce a capacitação foi realizada na Fazenda Bom Sucesso, no distrito de Olho d’Água. Além das vantagens do vegetal, os participantes apreenderam que a cactácea, de origem mexicana, apresenta boas características de adaptação à região semiárida brasileira, devido ao seu processo fotossintético peculiar. Evita a perda excessiva de água pela transpiração durante o dia. A palma tolera grande variação de temperatura, para seu cultivo, com limites mínimos e máximos, respectivamente, de 8 a 31°C.
Os técnicos ressaltam que essa espécie de cacto é opção estratégica para a produção de alimentos de caprinos, ovinos e bovinos, em áreas com escassez e irregularidade de chuvas. Dentre as suas vantagens estão o potencial energético, para manter o desempenho animal, no período seco do ano, desde que incluída de maneira correta na dietas dos animais.