Powered By Blogger

sábado, 5 de maio de 2018

TÉCNICO DA EMATERCE LEVAM A BOA VIAGEM CONHECIMENTO SOBRE PALMA FORRAGEIRA .

por /DN/Regional
Resultado de imagem para diário do nordeste + palma forrageira
Ematerce promoveu Dia de Campo em Boa Viagem, sobre o cultivo da palma forrageira
Um dos municípios cearenses mais castigados pela estiagem nos últimos seis anos, Boa Viagem, no Centro do Estado, recebeu e visita de uma caravana especial da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Técnicos extensionistas promoveram um Dia de Campo para pequenos produtores rurais da região sobre o cultivo da palma forrageira no semiárido.
Segundo a Ematerce a capacitação foi realizada na Fazenda Bom Sucesso, no distrito de Olho d’Água. Além das vantagens do vegetal, os participantes apreenderam que a cactácea, de origem mexicana, apresenta boas características de adaptação à região semiárida brasileira, devido ao seu processo fotossintético peculiar. Evita a perda excessiva de água pela transpiração durante o dia. A palma tolera grande variação de temperatura, para seu cultivo, com limites mínimos e máximos, respectivamente, de 8 a 31°C.
Os técnicos ressaltam que essa espécie de cacto é opção estratégica para a produção de alimentos de caprinos, ovinos e bovinos, em áreas com escassez e irregularidade de chuvas. Dentre as suas vantagens estão o potencial energético, para manter o desempenho animal, no período seco do ano, desde que incluída de maneira correta na dietas dos animais.

POR QUE OS CASOS DE MALÁRIA CRESCERAM 50% NO BRASIL APÓS 6 ANOS DE QUEDA.

Amanda Rossi

Mosquiteiro é preso em cima de rede em casa ribeirinha na AmazôniaDireito de imagemDIVULGAÇÃO/SECRETARIA DE SAÚDE NO ACRE
Image captionCasas ribeirinhas na Amazônia, feitas de madeira, têm muitas frestas para entrada do mosquito. Mosquiteiros ajudam a evitar picadas durante a noite.
Equipado com microscópios e medicamentos, um barco deixa a área urbana de Bagre, no Pará, rumo aos povoados da cidade localizados no meio da floresta amazônica - o mais distante deles, a 18 horas de viagem. O objetivo da viagem é combater a malária, que voltou a crescer. De um ano para outro, o número de casos no município subiu impressionantes 5160% - de 129, em 2016, para 6789, em 2017.
Na viagem, a embarcação margeia a floresta praticamente intocada. Ao chegar a comunidades ribeirinhas, os agentes de saúde desembarcam e vão de encontro à população. Se observam casos suspeitos de malária, fazem um pequeno furo no dedo do paciente para coletar sangue. Em seguida, levam o material para os microscopistas que aguardam no barco. Em cerca de 20 minutos, sai o diagnóstico.
"Em uma dessas travessias até o povoado mais distante, em março, paramos em cerca de 30 comunidades, ao longo de 10 dias. Coletamos em torno de 700 lâminas, 50 deram positivo", diz José Pinheiro Maia, diretor de endemias de Bagre. Para ter uma ideia, a cidade paulista de Campinas, que foi a mais afetada das regiões Sul-Sudeste, registrou 14 casos ao longo de todo o ano passado. A maioria dos casos ocorre na zona rural, em áreas próximas da floresta.
Bagre é um dos casos mais agudos de um fenômeno que atinge todo o Brasil, particularmente a Amazônia. Em 2017, o número de casos de malária subiu 50% no país, chegando a 194 mil ocorrências. O crescimento ocorreu depois de seis anos de queda - em 2016, o Brasil registrou o menor número de casos em 37 anos, o que foi visto como um grande sucesso no combate à malária.

INSCRIÇÕES DO ENEM COMEÇAM SEGUNDA-FEIRA DIA 7 DE MAIO DE 2018.Inscrições no Enem começam segunda-feira

Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil  Brasília
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante.
O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

aplicativo do Enem
O candidato deve informar endereço de e-mail, telefone fixo ou celular - Marcello Casal jr/Agência Brasil
Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.
Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Atendimento

SANTUÁRIO AINDA COMEMORA CENTENÁRIO DAS APARIÇÕES EM FÁTIMA.

Localizado em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, o local programa dez dias de festividades

 por Marcelino Júnior - Colaborador/VIA DN/REGIONAL
Nossa Senhora de Fátima
São Benedito. É cedo, e os fiéis começam a chegar. Aos poucos, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, neste Município da Ibiapaba, Norte do Estado, vai dando espaço àqueles que vêm movidos pela fé para mais um período de orações, agradecimentos e união. Nos próximos dez dias, o Santuário, construído em um morro com vista privilegiada de parte da serra, recoberta pelo verde das chuvas dos últimos meses, estará de portas abertas para mais um ano de celebração do Centenário das Aparições de Fátima (1917 a 2017).
Os trabalhos foram iniciados com a Quinta da Misericórdia, missa presidida pelo reitor do Santuário, padre Antônio Irineu. De acordo com a Igreja Católica, a data foi marcada pelo encontro das crianças Lúcia, Francisco e Jacinta Marto, conhecidos como Os Três Pastorinhos, por afirmarem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora, no lugar chamado Cova da Íria, na cidade portuguesa de Fátima.
Maratona
As festividades em São Benedito, iniciadas nessa quinta-feira (3), se estenderão até o dia 13 de Maio, primeiro mês das aparições, com uma maratona de encontros e atividades religiosas. Com o tema "Tempo de Graça e Misericórdia: Dar Graças pelo Dom de Fátima", o público terá oportunidade de se confraternizar com orações e intercessões.
"Até o fim da celebração, no dia 13, quando também se comemora o Dia das Mães, lembrando os mais de cem anos das aparições da Virgem de Fátima, a programação terá, diariamente, celebração de missa, às 8 horas, o Santo Terço, às 18 horas, além de novenas e outras missas às 19 horas, com a participação de diferentes paróquias da Diocese de Tianguá, na Serra da Ibiapaba", reforça o reitor do Santuário, padre Antônio Martins Irineu.

O VILA NOVA VENCE O CLÁSSICO CONTRA O GOIÁS E TOMA A LIDERANÇA DO FORTALEZA NA SÉRIE B DO BRASILEIRÃO DE 2018.

Com a vitória sobre o Goiás, o Vila Nova assume a liderança isolada da Série B com 12 pontos


Alan Mineiro, que jogou no Fortaleza este ano, marcou dois dos três gols da vitória do Vila Nova sobre o Goiás ( Foto: André Costa/Divulgação )
 por Estadão Conteúdo/via jogada
Vila Nova foi soberano no clássico de número 280 contra o Goiás neste sábado. Venceu o rival por 3 a 1, no estádio Serra Dourada, e assumiu a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos, e 100% de aproveitamento. De quebra, ainda complicou a situação do Goiás na tabela, com apenas um ponto em quatro jogos e na zona de rebaixamento, em 18º lugar. 
 
Numa tarde tão positiva, só não deu para o Vila Nova mudar o retrospecto geral dos confrontos, agora com 65 vitórias do Vila, contra 140 do Goiás, além de 75 empates. Mas o Vila não perde para o rival há cinco jogos.
 
A primeira iniciativa do clásico foi do Vila Nova. A bola foi levantada do setor defensivo e Gastón Filgueira ganhou a dividida de cabeça com Alex Silva. Ele carregou a bola até a linha de fundo e cruzou para trás. Reis bateu forte e ainda contou com a falha do goleiro Marcelo Rangel, que tentou agarrar e praticamente empurrou a bola contra suas redes, aos oito minutos.