Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de março de 2018

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ; ASSINA ACORDO PARA SEMINÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA.

2ª Companhia de Polícia de Guarda (CPG) da Assembleia Legislativa do Ceará
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), assina, nesta quarta-feira (28/03), às 9h, no gabinete da Presidência, acordo de cooperação com três universidades do Ceará para a realização do 1º Seminário Internacional de Segurança Pública do Estado do Ceará. O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio. 
Também assinarão o convênio o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio; o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos, e a reitora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Fátima Veras. “Esse termo de colaboração visa a implementar ações que assegurem a realização do evento”, destaca Zezinho Albuquerque.

EXAMES CONSTATAM INTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS EM MORADORES DA CIDADE ATINGIDA PELO DESASTRE DE MARIANA-MG.

Camilla Veras Mota

Distrito de GesteiraDireito de imagemFELIPE WERNECK/ASCOM/IBAMA
Image captionLama com rejeito percorreu mais de 600 km; na imagem acima, Gesteira, distrito rural de Barra Longa soterrado pela avalanche
Onze moradores da cidade de Barra Longa (MG) que realizaram exames toxicológicos no ano passado foram diagnosticados com intoxicação por níquel, segundo relatório do Instituto Saúde e Sustentabilidade enviado ao Ministério Público, ao qual a BBC Brasil teve acesso. Em metade dos participantes os níveis de arsênio no sangue estavam alterados.
Esse é o primeiro diagnóstico nesse sentido entre populações afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em novembro de 2015.
Por causa do documento, a Procuradoria da República em Minas Gerais enviou no início deste mês ofícios às secretarias de saúde de Barra Longa e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, ao Ministério da Saúde e à Fundação Renova, que hoje responde pelas ações de reparação da mineradora Samarco, requisitando um estudo aprofundado das regiões afetadas pelo desastre para monitorar a presença de metais pesados e suporte para o tratamento daqueles já diagnosticados.
O relatório destaca que, pelo número reduzido de participantes, ele não é suficiente para estabelecer uma relação causal entre a intoxicação e o desastre de Mariana, mas ressalta que os achados tornam prementes estudos mais profundos. A Renova diz estar empenhada em avaliar os riscos à saúde e diz que abriu há 15 dias uma chamada técnica, dentro de uma série de estudos epidemiológicos e toxicológicos em toda a área impactada, "em um novo esforço para investigar a situação".
O rompimento da barragem matou 19 pessoas e despejou no meio ambiente 34 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério, que desceram 55 km pelo rio Gualaxo do Norte até o Rio do Carmo e outros 22 km até o Rio Doce.

O LEGADO QUE A COPA DO MUNDO NÃO DEIXOU EM FORTALEZA-CE.



 LEVANTAMENTO | Sete das nove obras pactuadas com o Governo Federal ainda estão em andamento na Cidades

LUANA SEVERO/VIA O POVO ONLINE

ESTRUTURAS se deterioraram após paralisação de obra no aeroporto FOTOS FABIO LIMA
ESTRUTURAS FOTOS FABIO LIMA
 se deterioraram após paralisação de obra no aeroporto 
Muito mudou desde a última Copa do Mundo, em 2014, no Brasil. A Presidência do País não está mais nas mãos de Dilma Rousseff. O time de futebol que perdeu o mundial para a Alemanha por inesquecíveis sete gols a um também não é mais o mesmo. Neymar, o jogador, e Bruna Marquezine, a atriz, já romperam e reataram o relacionamento. Contudo, muita coisa que se disse que mudaria em Fortaleza por ter sido uma das sedes da Copa, está igual.
O aeroporto internacional da Cidade, por exemplo, permanece sem a reforma e a ampliação previstas na matriz de responsabilidade da Copa. As avenidas Paulino Rocha, Alberto Craveiro e Silas Munguba, que circundam a Arena Castelão, onde aconteceram os jogos, ainda não têm sistemas de corredor expresso de ônibus (Bus Rapid Transit, BRT). Também não é possível se deslocar da Parangaba ao Mucuripe por Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

ESTAÇÃO ESPACIAL CHINESA DE 8,5 TONELADAS DEVE CAIR NA TERRA DURANTE A PÁSCOA.

A Agência Espacial Europeia estima que Tiangong-1 faça sua reentrada na atmosfera entre os dias 30 de março e 3 de abril

Fonte:Internacional
Estação espacial chinesa de 8,5 toneladas deve cair na Terra
O mais provável é que a estação chinesa Tiangong-1 caia no mar, dizem especialistas ( Foto: Reprodução / CMSE )
A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) atualizou as estimativas da data de reentrada na atmosfera terrestre da estação espacial chinesa Tiangong-1. A expectativa é que a estação, de 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e aproximadamente 8,5 toneladas, caia na Terra durante a Páscoa, entre os dias 30 de março e 3 de abril. As informações são do jornal O Globo.
A previsão é que a Tiangong-1 entre na atmosfera da Terra já praticamente destruída, mas é possível que peças mais resistentes "sobrevivam" à queda e atinjam a superfície de nosso planeta. No entanto, de acordo com a ESA, é muito improvável que os fragmentos caiam em regiões habitadas. A agência europeia vem acompanhando a lenta queda da estação desde que os cientistas chineses perderam o contato de rádio, e o controle da Tiangong-1, em março de 2016.
Especialistas da ESA explicam que as chances de que a estação chinesa caia em regiões habitadas são ínfimas, primeiro porque, pela Terra ter cerca de 70% da superfície coberta por oceanos, é mais próvavel que a queda aconteça no mar. E depois, porque, seguindo a configuração da órbita da estação ao redor da Terra, a reentrada deve ocorrer entre aproximadamente os 43 graus de latitude Norte e 43 graus de latitude Sul. Assim, mesmo que as coordenadas de rotação abranjam todo o Brasil, a África, o Sul da Ásia e a Austrália, elas deixam de fora algumas das principais massas de terra e áreas mais populosas do planeta, como parte da América do Norte e o centro-Norte da Europa e da Ásia, incluindo a própria China.

AZUL PRETENDE OPERAR NO AEROPORTO DE SOBRAL CEARÁ.

Outros estados nordestinos como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão também devem ser contemplados com novos voos

 por Redação Diário do Nordeste
azul
A Azul deve ser a primeira a operar no Aeroporto de Sobral
A Azul revelou nesta segunda-feira (26) a pretensão de expandir suas operações para até 35 novas cidades nos próximos anos em diversas regiões do País, além de destinos internacionais. Sobral, no Ceará, está entre as cidades nas quais a companhia quer atuar em breve. Assim, a Azul seria a primeira a operar no terminal cearense.
A projeção da companhia para 2018 já contempla a adição de oito a dez novos destinos, representando menos de 5% do crescimento da capacidade para esse ano.
"A Azul é a única companhia aérea do País com foco no desenvolvimento e crescimento do mercado de aviação em todas as regiões do Brasil, levando serviço a lugares que não têm serviço aéreo", diz Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul. "Estamos trabalhando de perto com as prefeituras dessas localidades para viabilizar as condições necessárias para operarmos. Quero agradecer a eles por esse trabalho conjunto e ressaltar que, quanto antes os aeroportos estiverem prontos, mais cedo nossas aeronaves estarão servindo essas localidades", completa Shah.
Confira as outras cidades que estão na mira da Azul:

ESPETÁCULO TEATRAL DA PAIXÃO DE CRISTO NO BAIRRO OLINDA EM CAMOCIM-CE, SERÁ APRESENTADO NESTA QUINTA-FEIRA DIA 29 DE MARÇO DE 2018.

O grupo de Jovem da comunidade Olinda - JRJ, da Pastoral da Juventude, irá apresentar nesta quinta-feira, às 19h, no pátio da Capela Santa Edwiges, o espetáculo teatral da Paixão de Cristo. 

O evento já é tradição no bairro Olinda e neste ano alcança sua 8ª edição, produzido, dirigido e contracenado pelos próprios jovens da comunidade, que se dedicam durante meses nos ensaios e também na arrecadação de fundos para custear as despesas do espetáculo, que anualmente concentra um  grande público, formados, em sua maioria, pelos moradores do bairro. 

Vale apena conferir!
FONTE:RC/FALA CAMOCIM