Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de março de 2017

A SANTA PALAVRA DE DEUS PARA ESTE DIA 07 DE ABRIL DE 2017.

 SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
Na França, em 1651, nasceu João Batista de La Salle, na cidade de Reims. Era o mais velho de onze irmãos. Nascido numa família muito religiosa, La Salle desde cedo sentiu uma forte inclinação para o sacerdócio. Aos dez anos entrou para o colégio dos Bons Meninos. Foi nesta mesma época que pediu aos seus pais para ser sacerdote, obtendo o seu consentimento.
Quando tinha quinze anos foi nomeado cônego da catedral de Reims, posição muito avançada para um menino de sua idade, mas assumida com responsabilidade. Após licenciar-se em Filosofia e em Teologia, La Salle ordenou-se sacerdote.
Quando estava indo atender a uma comunidade aconteceu o encontro providencial: um cavalheiro estava à sua espera com uma proposta de abrir escolas gratuitas para os pobres. La Salle a princípio relutou, mas acabou aceitando colaborar nesta obra.
Em 1679 surgiu a primeira escola lassalista. Aos poucos a obra foi crescendo e novas escolas gratuitas foram surgindo. Com a preocupação de preparar bem os professores, La Salle acabou alugando uma pequena casa onde poderia morar com eles e ao mesmo tempo iniciá-los na arte de educar.
Uma das ações de La Salle foi doar todos os seus bens aos pobres, além de renunciar ao cargo de Cônego em favor de um sacerdote muito pobre. A partir do momento em que fez isso, os Irmãos e as escolas passaram a viver confiando apenas na providência de Deus. As escolas se multiplicavam. Em pouco tempo, eram várias espalhadas pela França.
Alquebrado pela idade, em 1719, La Salle sente que seus dias chegam ao fim. Na sexta-feira da Paixão, 7 de abril de 1719, entregou sua alma ao Criador. O comentário que se ouviu nas ruas foi: “Morreu um santo”.
No ano de 1900, João Batista de La Salle passou a ser oficialmente um santo da Igreja Católica. O papa Pio XII proclamou-o padroeiro universal de todos os educadores.
REFLEXÃO
São João Batista de La Salle conseguiu transformar a arte de ensinar e educar em apostolado cristão. Dedicado, orante e com espírito de sacrifício soube viver e morrer em Cristo. Sua contribuição na pedagogia foi muito grande, especialmente ao iniciar a primeira escola normal, ou seja, a primeira escola de formação de professores. Ele soube unir a teoria à prática. Oremos para que Deus e São João Batista de La Salle abençoe hoje e sempre todos os professores e professoras que dedicam sua vida ao magistério.
ORAÇÃO
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Batista de la Salle anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
nta Balbina, a coragem de enfrentar todas as adversidades do dia-a-dia. Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Extraído do site http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia/ - Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

UM RECOMEÇO APÓS 16 ANOS ENCARCERADA PELA A FAMÍLIA.


Abrigada na casa de Maria de Fátima desde sexta-feira, Maria Lúcia começa a retomar hábitos dos quais foi privada durante 16 anos e tem falado mais nos últimos dias  FOTOS FABIO LIMA
Após ser mantida desde os 20 anos em condições insalubres num mesmo quarto, Maria Lúcia de Almeida Braga, agora com 36 anos, recomeça a ter uma vida em comunidade. Na Serra do Retiro, no município de Uruburetama (a 127 km de Fortaleza), a casa onde agora é acolhida não é tão distante daquela onde ficou isolada pela própria família. Tem falado mais nos últimos dias, dizendo “vou para casa” e se dirigindo ao novo lar, ou repetindo palavrões que estava acostumada a ouvir. Aos poucos, vai retomando hábitos que lhe foram privados, como usar o vaso sanitário e ir à calçada.


Desde a última sexta-feira, 24, Lúcia está na casa de Maria de Fátima Araújo, de 56 anos. Na teoria, são só elas duas na casa. Mas, durante o dia, os moradores do distrito de Retiro fazem visitas constantes para ajudar com alimentos, lenha para o fogão ou para ficar com Lúcia enquanto a cuidadora precisa sair. “A gente faz o que pode e o que está ao nosso alcance. E a gente precisa ter muita paciência para cuidar dela. É como uma criança”, comparou Maria de Fátima.

FORTALEZA-CE TEM MANIFESTAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA E TERCEIRIZAÇÃO.


Entidades e centrais sindicais ocupam Praça da Bandeira, no Centro. 
Ato é realizado por movimentos como Povo Sem Medo.

Do G1 CE

Ato contra reforma da Previdência e contra a lei da terceirização  (Foto: Dalwton Moura/ Divulgação)Manifestação contra reforma da Previdência e contra a lei da terceirização é realizada no Centro de Fortaleza na tarde desta sexta-feira (31) (Foto: Dalwton Moura/ Divulgação)
Manifestantes se reuniram na tarde desta sexta-feira (31) na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza, em protesto contra as reformas da Previdência e trabalhista e também contra o projeto de lei que estabelece mudanças na terceirização. Pelo menos 30 mil participaram da manifestação, segundo organizadores. A Polícia Militar não divulga estimativa de público.
O ato é realizado pelos movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular Ceará, com a participação de ONGs, centrais sindicais, coletivos e outras entidades trabalhistas. A manifestação reuniu representantes dessas entidades, estudantes e trabalhadores de diversos segmentos.
Os participantes protestam utilizando bandeiras e cartazes com as fotos de deputados cearenses de partidos que apoiaram o projeto de terceirização. Os manifestantes também utilizam um trio elétrico e gritam palavras de ordem contra o presidente Michel Temer.

ADUTORA É DESATIVADA APÓS AÇUDES DE CANINDÉ-CE CAPTAREM BOM VOLUME DE ÁGUA.

por /DN SERTÃO CENTRAL

A cidade de Canindé não corre mais o risco de colapso no seu abastecimento de água até 2018. Os dois maiores açudes deste Município, o São Mateus  e o Sousa, já acumularam volume hídrico suficiente para atender os consumidores da área urbana pelos próximos 12 meses. A análise foi feita pela presidência do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo fornecimento de água para a cidade.
Açude São Mateus acumulou um significativo volume de água nos 18 primeiros dias de março
Diante do quadro hídrico positivo, já tendo o São Mateus atingido 89,93 % da sua capacidade total e o Sousa 8,84%, o equivalente a 2,73 milhões de m³ de água, a adutora do Açude General Sampaio, com 53Km de extensão, foi desativada. Além de poupar a água do reservatório do município vizinho, a decisão foi tomada porque o SAAE vai reduzir seus custos mensais de R$ 60 mil para R$ 7 mil, explicou o presidente do órgão, Francisco de Sousa Rocha.
Açude Sousa estava completamente seco desde agosto de 2014. Quanto ao São Mateus, havia esgotado seus recursos em novembro do mesmo ano. Canindé passou a ser abastecida por carros-pipa e poços profundos perfurados em caráter de urgência. O São Mateus saltou da cota zero para 9,2 milhões de m³ em 18 dias. A população comemora e aguarda com expectativa ele atingir o seu volume máximo, de 10,3 milhões de m³ com as chuvas de abril.
Situação geral

AUTORIZADO AUMENTO NO PREÇO DOS MEDICAMENTOS.

Para o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o reajuste foi insuficiente

 por Estadão Conteúdo
aumento preço medicamentos
No ano passado, o reajuste dos medicamentos foi de até 12,50% e compensou as perdas com a inflação, como queria o setor. ( FOTO: REPRODUÇÃO )
O governo federal autorizou um reajuste anual de até 4,76% no preço dos remédios. O aumento está publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31, em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
O tamanho do reajuste não agradou à indústria farmacêutica. Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), "os índices não repõem a inflação passada, no acumulado de 12 meses" e são "insuficientes para repor os custos crescentes do setor nos últimos anos".
Reajuste variado

MUNDIAL DE CLUBES:CARTA DA FIFA REABRE POLÊMICA SOBRE TÍTULOS.

Ministério do Esporte do Brasil recebeu documento enviado pela entidade máxima do futebol em 2013 declarando o Palmeiras como primeiro campeão mundial, por conta do título Copa Rio de 1951

Rio - A polêmica sobre o Mundial de Clubes de Futebol voltou à tona essa semana. Em janeiro deste ano, a Fifa declarou que só chancela oficialmente como campeões mundiais aqueles clubes que participaram dos torneios organizados por ela, no caso de 2000 até agora. No entanto, declara reconhecer e valorizar as iniciativas que não partiram dela para definir campeões.
Zico carrega o troféu da conquista da Copa Intercontinental de 1981Reprodução Internet
A polêmica ressurgiu essa semana quando foi revelado pelo 'Fox Sports' que o Ministério do Esporte do Brasil recebeu um documento enviado pela própria Fifa em 2013. A carta foi endereçada ao então ministro do Esporte Aldo Rebelo e foi assinada pelo ex-secretário geral da entidade, Jérôme Valcke. Nele, a Fifa declarava o Palmeiras como primeiro campeão mundial, por conta do título Copa Rio de 1951. Na época, o órgão afirmou que a competição foi a primeira Copa do Mundo de clubes.
A posição atual da Fifa, presidida pelo suíço Gianni Infantino, de não reconhecer os títulos antes de 2000, contradiz a carta e reacende o polêmico assunto.

DOUTORES NA COMUNIDADE: PROJETO TERÁ SEGUNDA EDIÇÃO DIA 9 DE ABRIL.

Edição contará com a participação de  mais profissionais, café da manhã para a população e entrega gratuita de medicamentos.

O Projeto Doutores na Comunidade, de inciativa do advogado Zenilson Coelho, com apoio do vereador Zezinho da Rádio, realizará no dia 09 de abril, em Camocim, sua segunda edição e com mais profissionais envolvidos para melhor atender gratuitamente a comunidade. 

Na estreia do projeto, em 10 de março, os atendimentos foram feitos por  1 (um) médico, 1 (um) enfermeiro, 1(um)  técnico de enfermagem e 02 (dois) advogados. 

"Já no nosso próximo encontro, do dia 09 de abril, além de oferecermos gratuitamente um reforçado café da manhã a população da localidade assistida, teremos nada mais nada menos do que a participação de 02 médicos, 03 enfermeiros, 02 farmacêuticos, 01 dentistas (aplicação de flúor) e 02 advogados, sem falar na doação de 20 caixas de medicamentos que serão distribuídos, na medida da necessidade, a população carente da localidade que iremos atender", informou o idealizador do projeto Dr. Zenilson Coelho.