Powered By Blogger

domingo, 23 de fevereiro de 2020

UM TERÇO DO AGROTÓXICO VENDIDO PELAS MAIORES EMPRESAS DO SETOR É 'ALTAMENTE PERIGOSO', DIZ PUBLICAÇÃO; BRASIL É ' MAIOR MERCADO'.

Fonte:BBC Brasil

Homens fumigando plantaçãoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionMaior parte dos pesticidas considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente é vendidos a países pobres ou emergentes
Aproximadamente um terço da receita das principais fabricantes de agrotóxicos do mundo vem de produtos classificados como "altamente perigosos" — que têm como destino, em sua maioria, países emergentes, como Brasil e Índia, e países pobres.
Essa foi a conclusão de um levantamento feito pela Unearthed, organização jornalística independente financiada pelo Greenpeace, em parceria com a ONG suíça Public Eye. Em 2018, as vendas desse tipo de pesticida renderam cerca de US$ 4,8 bilhões às cinco maiores companhias do setor.
"Quase metade (41%) dos principais produtos das gigantes agroquímicas BASF, Bayer, Corteva, FMC e Syngenta contêm pelo menos um pesticida altamente perigoso (HHP, sigla em inglês para highly hazardous pesticides)", afirma a publicação.
As vendas dessas mercadorias, por sua vez, representaram 35% da receita das cinco multinacionais, segundo a Unhearted. Mais de dois terços das vendas foram feitas a países de renda média e baixa, sendo o Brasil o principal mercado.
"O Brasil compra mais pesticida do que qualquer outro país", diz a publicação. "A aprovação de novos produtos pesticidas por reguladores brasileiros, incluindo os que contêm HHPs, cresceram nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro."

CENTENÁRIO DO AUTOR DE "MEU PÉ DE LARANJA LIMA" EVOCA A RELEVÂNCIA DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA

No próximo mês, a famosa obra de José Mauro de Vasconcelos ganhará uma versão em HQ

Fonte:/Verso
O centenário de nascimento é comemorado no dia 26 de fevereiro
Foi junto do pai que Gabriel Pioner Machado leu "O Meu Pé de Laranja Lima". E, embora tenham se passado dois anos desde o primeiro contato com o livro, o estudante ainda recorda de detalhes importantes daqueles preciosos momentos de imersão. Era quando uma grave voz lhe contava o passo a passo da narrativa, fina camada de desassossego que ia contaminando os ouvidos e a mente ainda jovem, de 10 anos.
O garoto destaca Zezé, o protagonista meio levado do romance, e as dificuldades de sua rotina. Lembra da aflição. "Ele tinha seis anos, era de uma família muito pobre, e não era o filho preferido. Apanhava muito de alguns parentes, menos de Glória, irmã mais velha, que cuidava bastante dele", situa, com precisão.

PEDRA SE DESPRENDE DA SERRA DA MERUOCA E CHEGA A ROLAR POR CERCA DE SEIS METROS PELA RUA .


Moradores ficaram impressionados com o tamanho da pedra

Fonte:Por Redação,/Região
A pedra não chegou a atingir nenhuma residênciaVC Repórter
Uma pedra se soltou da encosta da Serra da Meruoca na tarde deste sábado (22), e chegou a rolar por cerca de seis metros em rua do Bairro Mãe do Divino. Ninguém ficou ferido. 
O secretário de Infraestrutura e Urbanismo da cidade, Erivelto Lima, conhecido popularmente como Tom da Meruoca, afirmou que a situação se torna mais recorrente no período das chuvas. A pedra foi retirada do local por volta das 9h da manhã deste domingo (23).