Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

FALAMANSA NO FORRÓ.

Fonte:Youtube

VAMOS OUVIR NA VOZ DO POETA,ZÉ RAMALHO GADO NOVO.

Fonte:Youtube

HORTALIÇAS DÃO LUCROS DURANTE A ESCASSEZ DE ÁGUA NO INTERIOR DO CEARÁ.

Mesmo com a redução da área plantada, quem apostou na sustentabilidade vem lucrando com as hortas

FONTE:DN/REGIONAL

A estrutura montada na propriedade rural inclui sistema de irrigação que evita o desperdício e mantém a produção verde durante o ano inteiro ( Foto: Wandemberg Belém )
 por Honório Barbosa - Colaborador
Iguatu. A escassez de água contribuiu para que os produtores de hortaliças reduzissem a área de cultivo ou mesmo o abandonassem, no Centro-Sul cearense. A secretaria de Agricultura deste Município estima que o número de unidades produtoras caiu pela metade, se comparado agosto deste ano a igual período de 2016. Neste cenário, quem ficou na atividade ou apostou em plantio sem uso de agrotóxico comemora bons resultados e vendas crescentes.
Um exemplo vem do Sítio Barreira dos Pinheiros, distante 10Km de Iguatu, em várzeas do Rio Trussu. O produtor Ednaldo Barros cultiva alface de forma natural, sem o uso de nenhum produto químico. Os pés chamam a atenção pela qualidade e bom desenvolvimento. A plantação livre de veneno atrai o desejo dos consumidores na feira livre.
Após 20 anos trabalhando com o uso de diversos tipos de agrotóxicos para matar pragas e de adubos químicos, utilizados para ajudar no desenvolvimento das plantas, Barros mudou totalmente o manejo na horta e buscou alternativas para solucionar recorrentes problemas de ataque às hortaliças. Decidiu fazer o cultivo agroecológico.

FIÉIS CELEBRAM A PADROEIRA DE FORTALEZA-CE N 16ª- CAMINHADA COM MARIA.

Procissão seguiu do bairro Vila Velha até a Catedral de Fortaleza, Centro da Capital, onde a imagem da santa foi coroada.

Fonte:DN/Cidade


Milhares de fiéis saíram em procissão nesta quarta-feira (15) para celebrar a padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, na 16ª edição da Caminhada com Maria. O percurso, que teve início às 15h, no bairro Vila Velha, seguiu até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, local da coroação da imagem da santa na presença do arcebispo da Capital, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
Ao todo, o cortejo percorreu cerca de 12 km e lotou as ruas da cidade ao longo das mais de 7 horas de duração. Considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2015, a caminhada deste ano teve como  tema “Caminhamos com Maria, mãe da Igreja”, e o lema “Mulher eis aí o teu Filho. Filho, eis aí a tua Mãe”.
De acordo com o pároco da Catedral de Fortaleza, Clairton Oliveira, “o dia 15 de agosto tem uma significação muito especial para a comunidade católica da Arquidiocese de Fortaleza e agora podemos dizer do Estado porque a festa já se tornou grande demais e já ultrapassou as fronteiras”.