Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A MAJOR QUE PROTEGE 629 MULHERES AMEAÇADAS POR HOMENS NA BAHIA-BA

Victor Uchôa

Denice SantiagoImage copyrightLORENA VINTURINI
Image captionDenice Santiago comanda a Ronda Maria da Penha, unidade da Polícia Militar baiana que acompanha mulheres vítimas de violência doméstica
O celular de trabalho de Denice Santiago tocou em plena tarde de domingo em Salvador. Do outro lado da linha, uma mulher dizendo que o ex-marido, proibido pela Justiça de se aproximar dela, estava a caminho de sua casa.
"Nessas horas não posso simplesmente dizer que estou de folga. Tenho que resolver", diz. A necessidade de solução imediata se explica: na Bahia, 629 mulheres vítimas de violência doméstica estão diretamente sob os cuidados de Denice.
Fardada ou não, ela é a major Denice, de 45 anos, comandante da Ronda Maria da Penha (RMP), unidade da Polícia Militar baiana criada em março de 2015 para acompanhar mulheres sob medida protetiva judicial - brasileiras que enfrentam o machismo e a brutalidade de companheiros, pais, irmãos e vizinhos.
Com pouco mais de um ano e meio de funcionamento, essa operação vem chamando a atenção de pesquisadores e de outras corporações policiais pelos bons resultados - que parecem dever algo ao carisma e à obstinação de sua comandante.
"São famílias que estão em jogo. Como mulher, mãe e policial, não posso falhar. Se nosso sistema for violado, podemos perder uma vida", diz Denice.
No foco desse sistema de proteção estão mulheres como Ana*. Ela passou 18 de seus 45 anos com o pai de suas duas filhas adolescentes. Durante o casamento, afirma, suportou o "sentimento de posse" e a "loucura" do marido.

CAMPANHA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES COMEÇA NESTE MÊS.

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil
O governo federal retoma no dia 20 deste mês as mobilizações para o combate ao mosquitoAedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika. O objetivo é conscientizar a população para a importância da eliminação do inseto transmissor das doenças, um ano após a epidemia que surpreendeu o Brasil ao relacionar o vírus Zika em grávidas a bebês nascidos com microcefalia.
Brasília - Entrevista do ministro da Saúde, Ricardo Barros (Wilson Dias/Agência Brasil)
O ministro da Saúde, Ricardo Barros,fala sobre campanha nacional contra o mosquito AedesWilson Dias/Agência Brasil
Com a esperança de que o auge das transmissões de zika tenha ocorrido em 2015, o governo estima que neste ano o número de casos seja menor. A confirmação da expectativa, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, vai depender da participação da sociedade na eliminação dos focos do mosquito e em um trabalho articulado entre o governo federal, os estados e municípios.
No próximo dia 20, tem início uma campanha de divulgação em rádio e TV para sensibilizar os brasileiros a participarem do combate ao inseto.
As escolas de todo o país serão envolvidas nas atividades e, no próximo dia 25, será realizado o Dia Nacional de Combate ao Mosquito.

AÇUDES DO CEARÁ ESTÃO COM APENAS 7,9% DE VOLUME DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA.


Resultado de cinco anos de chuvas abaixo da média histórica.
Açude Castanhão, que abastece 25 municípios, está com 5,7% de volume.

Verônica PradoFonte:Do G1 CE










Com apenas 7,9% da capacidade total de armazenamento, a situação dos 153 açudes do Ceará monitorados pela Companhia de Gerenciamento de Recurso Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), é preocupante. A realidade dos açudes é consequência da escassez de chuvas registrada nos últimos cinco anos, quando o volume ficou bem abaixo da média histórica.

Segundo o boletim hidrográfico da Cogerh,152 açudes monitorados pela Companhia, 47 estão secos e 42 estão em volume morto. O volume morto é a água que fica no fundo das represas, abaixo dos canos de captação que normalmente são usados para retirar água da barragem para seu uso. Ou seja,  é o que fica abaixo da captação por gravidade (sem o uso de bombas).
Das 12 bacias hidrográficas do Estado, sete estão com volume de armazenamento de água inferior a 10%: Baixo Jaguaribe (0,0%), Sertões de Crateús (1,95%), Curu (1,78%), Banabuiú (2,11%), Médio Jaguaribe (5,65%), Salgado (9,60%) e Acaraú (7,79%). Outras três têm volume armazenado abaixo de 20%: Alto Jaguaribe (16,95%), Serra da Ibiapaba (16,02%) e Metropolitana (12,56%). Apenas duas estão com volume superior a 20%: Coreaú (30,41%) e Litoral (31,17%).

600 MIL ROMEIROS PASSARAM POR JUAZEIRO DO NORTE CEARÁ.

A principal peregrinação anual à Terra do Padre Cícero se mantém grandiosa, apesar das adversidades

Fonte:DN,R por André Costa - Colaborador
Image-0-Artigo-2153504-1
Segundo o padre Cícero José da Silva, atual vigário da Paróquia da Basílica Santuário, o altar-mor do Padre Cícero, na Capela do Socorro, é um dos túmulos mais visitados em todo o Brasil ( Foto: André Costa )
Juazeiro do Norte. Mais de meio milhão de pessoas nas ruas, comércio aquecido e muita devoção voltada à figura do patriarca deste município, o Padre Cícero Romão Batista. Pode-se resumir desta forma a Romaria de Finados, iniciada na última sexta-feira (28), e encerrada ontem, data em que os cristãos católicos homenageiam seus entes queridos já falecidos.
O encerramento da Romaria, que neste ano trouxe o tema "No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia" foi marcado pela despedida dos romeiros, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade. Antes, porém, cerca de 100 mil católicos visitaram o túmulo do "Padim Ciço", na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Segundo o padre Cícero José da Silva, atual vigário da Paróquia da Basílica Santuário, a vista ao sepulcro do religioso, considerado Santo pelo povo Nordestino, é "um dos momentos mais aguardados durante os cinco dias de romaria".

EM CAMOCIM-CE, MULHER REALIZA SONHO INUSITADO DE SER DEFUNTO NO DIA DE FINADOS.


Está rolando nas redes sociais fotos e vídeos de uma mulher que estaria realizando um sonho muito inusitado neste feriadão do 02 de novembro, dia de finados. É que uma mulher conhecida como Dona Vera, moradora da localidade de Praia do Maceió, aqui em Camocim, realizou um sonho antigo de se passar por defunto no dia de finados.
Todo o cenário foi preparado por uma empresa funerária da cidade e a encenação do velório acontece no Cemitério Jardim Eterno. A suposta “defunta” teve direito a maquiagem e flores, tudo no estilo funeral.
Veja abaixo o vídeo bem humorado e a realização do sonho de Dona Vera.

EM CAMOCIM-CE, POLÍCIA MILITAR EM PARCEIRA COM A GUARDA MUNICIPAL REALIZA BLITZ SATURAÇÃO EM TODA CIDADE.


Durante a noite de quarta-feira, 02, em cumprimento às determinações do Tenente Coronel Artunane Aguiar, comandante da 3ªCia/3ºBPM, os policiais militares da FTM, Força Tática e Ronda do Quarteirão em operação conjunta com guardas municipais e agentes da Sutran, realizaram blitz saturação e barreira em toda a sede do município de Camocim.
Durante a blitz foram abordados vários veículos, principalmente duplas em motos, em atitudes suspeitas ou não. Na ocasião foram apreendidas algumas motos circulando de maneira irregular (condutor sem CNH, falta de documentação do veículo, moto sem placa etc.), bem como apreendidas algumas armas brancas. As blitz terão continuidade nos dias que se seguem.