Powered By Blogger

domingo, 13 de maio de 2018

ENEM: PEDIDO DE ATENDIMENTO ESPECIAL DEVE SER FEITO NA INSCRIÇÃO.

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que precisarem de atendimento especializado têm de fazer o pedido no ato da inscrição e comprovar posteriormente a necessidade. Desde a manhã de segunda-feira (7), quando foi aberto o prazo, foram feitas mais de 3 milhões de inscrições. O prazo se encerrará aberto às 23h59 do dia 18 deste mês (horário de Brasília).

Os inscritos que apresentarem, como por exemplo, baixa visão, deficiência auditiva ou intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez e surdocegueira têm direito ao atendimento especializado.

Entres os recursos que podem ser disponibilizados para esses candidatos incluem-se prova em braile, tradutor-intérprete de língua brasileira de sinais (libras), videoprova em libras (vídeo com a tradução de itens), prova com letra ampliada, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. O material será vistoriado pelo aplicador.

AMOR SEM LIMITES DE IDADE: PIAUENSE CONTA A EMOÇÃO DE SER MÃE AOS 60 ANOS DE IDADE.


Depois de 33 anos da última gestação, a assistente social Hildeneide Lima decidiu realizar o sonho de ser mãe novamente e desta vez aos 60 anos. A novidade foi também uma realização para o atual marido, Eduardo Arruda, que é mais novo e não tinha filhos.
"No primeiro casamento tive três meninas aos 26 anos, que atualmente têm 39, 36 e 33 anos. Após o divórcio passei 10 anos sozinha, mas sempre pensava que iria encontrar alguém para realizar o sonho de ser mãe novamente e encontrei. Após 12 anos de relacionamento fiquei sabendo da possibilidade de fazer a fertilização in vitro", contou.
Hildeneide Lima encontrou no atual marido, Eduardo Arruda, a oportunidade de realizar o sonho de ser mãe novamente (Foto: Arquivo Pessoal) 
O ginecologista André Luiz, especialista em reprodução assistida e que acompanhou Hildeneide, explicou como a técnica beneficia pacientes acima de 40 a 50 anos. "Essa técnica permite a avaliação genética dos embriões, onde é possível identificar aquele com má formação e selecionar os mais saudáveis, aumentando as chances de gravidez", explicou.
Logo após a primeira consulta, em junho de 2017, Hildeneide começou o tratamento e no final de agosto já estava grávida. Uma das filhas, Lorena Lima, lembrou que a mãe já tinha certeza da gravidez uma semana após a fertilização. A gestação só foi confirmada por exame um mês depois.
Hildeneide Lima resolveu ser mãe novamente aos 60 anos (Foto: Catarina Costa/G1) 
"Eu fui a primeira pessoa a saber da decisão dela de ficar grávida, estranhei no início, mas depois dei todo o apoio. Acompanhei ela nas consultas, durante o tratamento e somente na fertilização contamos para as minhas irmãs", revelou Lorena.
Na fertilização in vitro foram implantados dois óvulos, mas no segundo mês de gestação um deles não se desenvolveu. Por conta da idade e problemas de saúde, Hildeneide contou com uma equipe multidisciplinar com nutricionista, ginecologista-obstreta e endocrinologista.

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES: COMO O VIÉS COMERCIAL DA DATA FRUSTROU ATÉ A CRIADORA DA HOMENAGEM.

Renata Mendonça

mãe segurando recém-nascidoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA data foi oficializada nos Estados Unidos após a insistência de Anna Jarvis que, anos mais tarde, decidiu boicotar o 'uso comercial' dela
O Dia das Mães pode variar de mês a depender do país, mas são raríssimos os lugares do mundo que não o celebram. No Brasil, a tradição da data já fez com que ela se tornasse a segunda mais importante do ano no comércio, perdendo apenas para o Natal.
Mas poucos conhecem a história que deu início a esse costume de celebrar o amor materno em uma data específica. A tradição veio dos gregos, eles celebravam no início da primavera a mãe de todos os deuses, a deusa Rhea, com homenagens, cultos e presentes.
Mas a oficialização desse costume veio no início do século 20, nos Estados Unidos, por insistência de uma mulher que nunca foi mãe, mas decidiu homenagear a sua com um dia para celebrar sua memória. Anna Jarvis iniciou uma campanha pelo que chamava de "Dia das Mães" em 1905, quando Ann Reeves Jarvis, sua mãe, morreu. Em 1908, ela organizou a homenagem para ela, mesmo sem a oficialização de um "feriado" na data, e passou a militar pela causa.
Sua luta para a oficialização deste dia durou anos. A motivação de Jarvis veio de uma prece que um dia sua mãe lhe mostrou. "Espero e rezo para que alguém, um dia, reconheça um dia em memória das mães, para celebrar o serviço incomparável que prestam à humanidade em todas as áreas da vida".
Ann Reeves também inspirou a filha com o trabalho que realizou antes de morrer durante a Guerra Civil Americana. Ainda em 1850, no estado de West Virginia, ela criou uma espécie de grupos de trabalho com mulheres para cuidar de soldados e trabalhar por melhorias na saúde pública. Ela chamava esses dias de trabalho de "Dia das Mães".

SAFRAS DEVEM SER FRUSTRADAS PELOS VERANICOS.

No Estado, a estimativa de safra para o milho é de 830 toneladas e para o feijão, 187 mil toneladas

FONTE:DN/REGIONAL

Segundo as informações dos técnicos da Ematerce, só será possível saber o real resultado da quadra chuvosa para os plantios no Estado do Ceará ao fim deste mês de maio ( Foto: Honório Barbosa )
 por Honório Barbosa - Colaborador
O milho ainda precisa um pouco mais de chuva porque tem um ciclo produtivo mais longo, de 90 dias ( Foto: Honório Barbosa )
Iguatu. Os agricultores estão no campo concluindo a colheita de feijão de corda e a de milho deve ser iniciada no fim deste mês. Essas são as duas principais culturas de sequeiro (plantio que depende das chuvas), que respondem por cerca de 95% da produção de grãos no Estado. Neste ano, a safra deve apresentar queda, por causa do veranico, que se prolongou em março e persistiu na segunda quinzena de abril, além da irregularidade das chuvas.
Segundo o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Antônio Amorim, há 31 municípios que sofreram mais com o veranico. "São áreas agrícolas que terão maior índice de frustração de safra por causa da irregularidade das chuvas", pontuou. "A faixa mais crítica se estende em parte do Vale do Jaguaribe, no Sertão Central, nos Inhamuns e na região Centro-Sul cearense", revela.
A estimativa de safra para o milho é de 830 toneladas e para o feijão, 187 mil toneladas. "O milho ainda precisa um pouco mais de chuva porque tem um ciclo produtivo mais longo, de 90 dias, enquanto que o feijão é mais rápido, em torno de 60 dias", explicou Amorim. "Quanto aos índices de queda na produção só teremos como saber no fim deste mês", completou.
Acompanhamento
A Ematerce acompanha, por meio de relatórios mensais, a Situação da Produção por distritos e por municípios. No próximo dia 20, será fechado mais um levantamento, a partir de informações enviadas por equipes municipais formadas por representantes de instituições diversas (IBGE, sindicatos dos Trabalhadores Rurais, secretarias municipais de agricultura e conselhos municipal de desenvolvimento social).
Antônio Amorim explica que a realidade da safra varia entre as regiões e até em um município há situações díspares, porquanto ocorreu variação de chuvas entre as localidades rurais.
Existe outro aspecto. A colheita também está relacionada com a época do plantio. "Quem plantou mais tarde ainda depende de chuva. Na média geral, a região Centro-Norte será mais beneficiada com a safra agrícola, no Cariri será regular, mas nos preocupa um cinturão central, que se estende de Jaguaribe até Tauá, e no entorno de Iguatu, na região Centro-Sul"

445 VAGAS PARA A ESCOLA DE CADETES DO EXÉRCITO.

Jovens de ambos os sexos com ensino médio e idade entre 17 e 22 anos podem participar. Prazo até 8 de junho

FONTE:DN/EMPREGOS

Depois de formados, os cadetes são inicialmente declarados aspirante a oficial e, após cumprir estágio probatório, segundo tenente ( Foto: Nah Jereissati )
O Exército está com inscrições abertas para o concurso público destinado a preencher 445 vagas na Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx).
No total, o edital disponibiliza 400 postos para homens e 45 para mulheres. Podem participar jovens com ensino médio e idade entre 17 e 22 anos (completados até 31 de dezembro de 2019).
Com taxa de R$ 90, as candidaturas podem ser registradas até 8 de junho. A ficha para cadastro está disponível no site www.espcex.eb.mil.br.
Os aprovados no concurso do Exército serão matriculados no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico, com duração de cinco anos, em regime de internato.

BOMBEIROS ENCERRAM BUSCAS NO PRÉDIO QUE DESABOU EM SÃO PAULO.


O prédio desabou após um incêndio no último dia 1º de maio

Foto: Rovena Rosa/ AB
Depois de 13 dias de buscas, o Corpo de Bombeiros terminou na manhã deste domingo (13) o trabalho de buscas nos escombros do prédio que desabou no Largo do Paissandu, em São Paulo (SP), após um incêndio na madrugada do último dia 1º de maio. Ao todo, 1,7 mil bombeiros participaram da operação de combate ao incêndio e busca de vítimas no local. Quatro vítimas foram identificadas a partir de restos mortais encontrados e outras quatro ainda estão desaparecidas.
O governador de São Paulo, Márcio França, esteve no local do desabamento, na manhã de hoje e anunciou o fim dos trabalhos. Os bombeiros também se reuniram no local e fizeram uma oração. “Chegou ao fim. A gente, a partir de agora, entrega à prefeitura para que ela possa dar o destino melhor da área”, disse o governador. Segundo ele, apesar do espaço ser do governo federal, o prefeito Bruno Covas já manifestou interesse em requisitar a área. “A gente vai estudar a questão dos prédios laterais, tem três prédios que estão interditados, talvez alguns não possam ficar aí, vamos ver como é que a prefeitura vai, daqui para frente, destinar”, acrescentou.