Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de junho de 2017

AERONÁUTICA ATUALIZA SISTEMA DE CADASTRAMENTO DE DRONES.

Mudanças facilitam a prestação das informações necessárias a um voo seguro

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo, vinculado à Aeronáutica, anuncia nova versão do sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) está disponível aos usuários. A atualização foi realizada após a publicação do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94 (RBAC-E nº 94), em maio deste ano, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Foto: Ascom/DECEA
Foto: Ascom/DECEA
Todas as operações de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS/Drones) – sejam elas de uso recreativo, corporativo, comercial ou experimental – devem seguir as regras da Anac, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Até a publicação do RBAC-E nº 94 não estava estabelecida pela Anac a previsão de cadastro da aeronaves remotamente pilotadas. Assim, o DECEA definiu a necessidade de cadastro em seu domínio, tanto de pilotos quanto de aeronaves, a fim de possibilitar um acesso coordenado e seguro ao espaço aéreo brasileiro.

AQUÍFERO É ENCONTRADO NA ZONA RURAL DE IGUATU-CE.

A região demonstra ter uma coluna de água de 50 m de profundidade, com extensão de 10 km por 1,5 km de largura

por Honório Barbosa - Colaborador/DN REGIONAL
Image-0-Artigo-2252836-1
Estudos geológicos mostram que, no passado, milhões de anos atrás, o Rio Jaguaribe passou por este local deixando sedimentos e água onde se formou o aquífero ( Fotos: Honório Barbosa )
Iguatu. A Secretaria de Agricultura e Pecuária deste Município da região Centro-Sul do Estado do Ceará confirmou a existência de um aquífero sedimentar na bacia da Lagoa do Julião, na zona rural, próximo ao centro urbano. Operários já concluíram no último fim de semana cinco sondagens que comprovaram os estudos geofísicos com expectativa de vazão entre 50 a 100 mil litros por hora.
O geólogo da Secretaria, Magno Régis de Oliveira, disse que os estudos geofísicos realizados na semana passada confirmaram as histórias narradas por produtores rurais, de que a região sempre foi favorável à existência de água subterrânea em abundância. "O que a geologia nos mostra é que, no passado, milhões de anos atrás, o Rio Jaguaribe passou por lá, onde deixou sedimentos e água e onde se formou um aquífero", explicou. "É uma área muito boa e as sondagens estão confirmando".

SAIBA POR ONDE ANDA O LUCIANO DO MERCADO DE CAMOCIM-CE.




O Luciano, figura bastante conhecida em Camocim, principalmente no Mercado Público, dependente químico muito bem humorado - mas, apesar de tudo, muito querido - está se tratando no Centro Terapêutico Casa de Refúgio na cidade de Paraipaba.

Ele aparece num vídeo enviando uma mensagem para sua mãe e familiares que moram em Camocim, fazendo juras de que "não irá dar mais trabalhos".
Fonte:RC