A comissão externa sobre a transposição do Rio São Francisco na Câmara dos Deputados retomou as atividades nesta quarta-feira (14) para votação de requerimentos. Sob a presidência do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), a comissão definiu que será realizada uma audiência pública, sem data definida, com o ministro da Integração, Helder Barbalho, para fazer um diagnóstico do andamento das obras da Transposição e também para tratar sobre a proposta da Transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco, algo bastante defendido pelos membros da comissão.
O deputado Raimundo informou que desde 2015, a comissão tem dado a sua contribuição no acompanhamento das obras da transposição e que o novo desafio agora é levar as águas do rio Tocantins para o rio São Francisco.
"A transposição já e uma realidade mas precisamos garantir um volume de água bastante significativo que somente o São Francisco não será capaz de gerar a garantia hídrica para os municípios do nordeste brasileiro", disse;