Powered By Blogger

sábado, 2 de novembro de 2019

ENEM 2019: SETE DICAS DO QUE COMER ANTES E DURANTE A PROVA.



Cuidados com a alimentação devem começar dias antes do exame. Candidato precisa evitar itens gordurosos.
Não se engane: se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, seus cuidados com a alimentação não devem se restringir ao próximo domingo, dia 3, quando a prova será aplicada. Precisam começar desde já. Quadros de intoxicação, por exemplo, podem se manifestar em até 72 horas após a ingestão de um item estragado. E, obviamente, qualquer indisposição pode prejudicar seu desempenho no exame.

A seguir, confira 10 dicas de nutricionistas ouvidos pelo G1 sobre o que comer antes e durante o Enem:

1- Evite surpresas. Não deixe para provar alimentos diferentes, aos quais não está acostumado, na semana da prova. Pode haver alguma reação gastrointestinal, segundo Maria Emilia Suplicy de Albuquerque, nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe (PR).

ENEM 2019:VEJA OS MATERIAIS QUE VOCÊ PODE USAR NO DIA DA PROVA.

Cuidado: caneta azul no gabarito pode gerar eliminação!
Quem acha que candidato bem preparado é aquele que leva tudo quanto é tipo de material escolar para o dia da prova pode tomar um susto no Enem. Diferentemente de alguns vestibulares, como o da Unicamp, que permite até régua no dia da prova, o Enem restringe bastante os materiais permitidos durante a realização do exame. 

Lápis, borracha, régua… nada disso poderá ser usado, e deverá ficar dentro do saco plástico lacrado caso o candidato leve no dia. Para fazer a prova, somente caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Preencher o gabarito com outra cor de caneta gera eliminação, já que o leitor que faz a correção da prova só reconhece a cor preta. Já o material de cor transparente é exigido para que o candidato não guarde nenhum tipo de “cola” no tubo. 

CASOS DE MORTE POR DENGUE AUMENTAM 5 VEZES EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO.

Em todo o país, 689 pessoas morreram de dengue até 12 de outubro

Por Felipe Pontes  Brasília
Até 12 de outubro deste ano, houve 689 mortes em decorrência da dengue em todo o país, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, número quase 5,4 vezes maior que as 128 mortes registradas no mesmo período de 2018.  
Brasília - Agentes de combate distribuem panfletos e conscientizam moradores de Brazlândia no Dia de Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika (Marcelo Camargo/Agência Brasil)Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ao todo, foram registrados 1.489.457 milhões casos notificados de dengue em 2019, até o 12 outubro, número cerca de 690% maior do que os 215.585 casos de 2018. A dengue atinge até o momento 708,8 em cada 100 mil habitantes. A região com a maior taxa de incidência é a Centro-Oeste, com 1.235,8 para cada grupo de 100 mil habitantes, apesar de ter um número menor de casos.
Os estados de Minas Gerais (482.739), onde houve 154 mortes confirmadas, e São Paulo (442.014), com 247 mortes confirmadas, concentram 62% dos casos prováveis. No Sudeste, a taxa de incidência é 1.151,8 para cada grupo de 100 mil habitantes.

NOVA LEI PREVÊ EXAME DE CÂNCER EM ATÉ 30 DIAS.


A Lei 13.896 entrará em vigor em até seis meses

Fonte:Por Estadão Conteúdo/País
Nova lei impõe que exames de câncer sejam realizados em até 30 dias após solicitação de médicoNah Jereissati
O governo sancionou uma lei que estabelece o prazo máximo de 30 dias para a realização de exames para comprovar o diagnóstico de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após pedido médico. A Lei 13.896 foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (31) e entrará em vigor em seis meses.

O texto já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e, no dia 16 de outubro, foi aprovado pelo Senado. A proposta acrescenta a exigência em uma lei de 2012 que já obriga o SUS a iniciar o tratamento em 60 dias a partir do diagnóstico do câncer. A nova regra determina que, nos casos em que a principal hipótese seja a de tumor maligno, os exames necessários para a confirmação da suspeita devem ser realizados em, no máximo, 30 dias. O prazo passa a contar da solicitação de um médico responsável.