Powered By Blogger

sábado, 26 de janeiro de 2019

BRUMADINHO:MG TEM MAIS DE 300 BARRAGENS INSEGURAS, DIZ SUPERINTENDENTE DO IBAMA QUE FAZ ALERTA EM DEZEMBRO.

Fernanda Odilla

Região afetada por rompimento de barragem em Brumadinho (MG)Direito de imagemEPA
Image captionRompimento de barragem em Brumadinho deixou ao menos nove mortos
Há um ano no comando do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Minas Gerais, Julio Cesar Dutra Grillo lamenta em entrevista à BBC News Brasil ser sempre voto vencido na luta para não mais autorizar a expansão ou construção de novas barragensde rejeitos no Estado.
O superintendente do Ibama em Minas diz que já havia alertado, em dezembro do ano passado, que barragens de rejeitos em Brumadinho, entre elas a da Vale que se rompeu na sexta-feira, "não ofereciam risco zero".
O aviso de Grillo foi feito durante reunião extraordinária da Câmara de Atividades Minerárias. A discussão acabou com a aprovação, de forma acelerada, da licença para a continuidade das Operações da Mina da Jangada e das operações da Mina de Córrego do Feijão, cujo rompimento matou pelo menos 34 pessoas e mobilizou uma multidão em busca de pessoas desaparecidas em meio a um mar de lama.
Na reunião que aconteceu em 11 de dezembro de 2018 na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, houve uma acalorada discussão com a participação de dezenas de moradores que se manifestaram contra as licenças por causa de possíveis abalos hídricos na região.

BOMBEIROS SUSPENDEM BUSCAS EM BRUMADINHO-MG E DEVEM RETOMAR NA MANHÃ DESTE DOMINGO DIA 27 DE JANEIRO.


Até as 17h30 deste sábado (26) haviam sido encontrados 34 corpos.

Fonte:Por 
Bombeiros suspendem buscas em Brumadinho. Operações devem ser retomadas na madrugada deste domingo (27).Douglas Magno/AFP
Os Bombeiros suspenderam a operação de resgate em Brumadinho e devem retomar às 5h de domingo (27). Chegaram reforços dos bombeiros e da Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Segundo números divulgados pelas forças de segurança de Minas Gerais, até as 17h30 deste sábado (26) haviam sido encontrados 34 corpos, um deles identificado como o de Marcelle Porto Cangussu, médica da empresa.
De um total de 345 desaparecidos, 46 foram resgatados e encaminhados para unidades de saúde e outros 299 ainda não foram localizados. O número, no entanto, pode ser maior: na manhã deste sábado (26), a Vale divulgou uma lista com os nomes de mais de 400 funcionários com quem ainda não teve contato.

O BRASIL ENFRENTARÁ A BOLÍVIA VENEZUELA E PERU NA 1ª- FASE DA COPA AMÉRICA.

A competição irá ocorrer no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho.
A seleção brasileira irá enfrentar Bolívia, Venezuela e Peru na fase de grupos da 46ª Copa América. O sorteio foi realizado nesta noite (24) no Rio de Janeiro. A competição irá ocorrer no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho deste ano.

Ao todo, 12 seleções disputam a Copa América. Elas foram divididas em três grupos com quatro participantes. Além das seleções da América do Sul, Japão e Catar participam como convidados da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), entidade responsável pela competição.

Como país-sede, o Brasil figura no grupo A. O grupo B reúne Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar. Já o Grupo C terá Uruguai, Equador, Japão e Chile.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ADIA INSCRIÇÕES DO PROUNI E DO FIES.

Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil  Brasília

Após adiar o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) adia também as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As alterações foram publicadas hoje (25) no Diário Oficial da União.Arqsala de aulauivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil
O ProUni, que abriria inscrições no dia 29, teve o início do prazo adiado para o dia 31. Os estudantes poderão se inscrever, pela internet até o dia 3 de fevereiro.
Com relação ao Fies as inscrições ficarão abertas de 7 a 14 de fevereiro. O prazo anterior era de 5 a 12 de fevereiro.

ProUni

As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

BANHISTA MORRE APÓS SER ATINGIDO POR RAIO NA PRAIA DE COPACABANA-RJ

Daniel Oliveira, de 35 anos, foi socorrido por salva-vidas, mas não resistiu; a mulher dele também foi atingida e está internada no Hospital Miguel Couto

Do R7, com Agência Brasil

Temporal deixou o Rio em atenção por 6 horas

Tânia Rêgo/Agência Brasi
Um banhista que estava na praia de Copacabana, altura do posto 2, na zona sul do Rio de Janeiro, morreu após ser atingido por um raio nesta sexta-feira (25). Daniel Oliveira, de 35 anos, foi socorrido por salva-vidas, mas não resistiu. A mulher dele também foi atingida e está internada no Hospital Municipal Miguel Couto.
Ventania
Após seis horas, o município do Rio saiu do estágio de atenção devido ao temporal e retornou à normalidade, por volta 0h30, neste sábado (26), segundo informações do COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio).

AGRICULTORES E PRODUTORES ENFRENTAM DIFICULDADES COM AÇUDES SECOS .


40 km separam o açude do Cedro, em Quixadá, e o Arrojado Lisboa, em Banabuiú. A distância, porém, não desassocia a dura realidade vivenciada pelos agricultores que tiravam o sustento destes reservatórios

Fonte:Por  


FOTO: ALEX PIMENTEL
"O açude secou. Moro desde criança aqui bem próximo ao açude e já vivenciei alguns períodos de seca, mas não me lembro de ter visto o Cedro como nestes últimos anos. Está muito seco. É penoso olhar. Triste". A fala, em tom de desabafo, do agricultor Francisco de Assis Bessa Pinheiro, de 64 anos, retrata a realidade do Açude Cedro, na cidade de Quixadá. Na frase consternada, porém, há lugar para um sopro de esparança. Olhando para o céu, seu Francisco tira o chapéu gasto pela ação do tempo, retira um lenço de tecido do bolso e o leva ao rosto, enxugando o suor decorrente do forte calor. Após o ritual, diz: "Vai cair água. Tem que chover! O povo não aguenta mais", e devolve o chapéu à cabeça de cabelos brancos.

CEARÁ ENCARA O CRB EM MACEIÓ.


Com seu time titular, Vovô espera mostrar evolução em relação à estreia e bater hoje um rival mais qualificado

Fonte:Por  


Lisca espera dar mais jogo e cancha para seus titulares hoje contra o CRB e ir encaixando o timeFOTO: Camila Lima
Na estreia da temporada 2019, no dia 17 de janeiro, o Ceará goleou com facilidade o Sampaio Corrêa, por 5 a 0, na Arena Castelão, reduzindo a análise técnica da atuação dos comandados de Lisca pela fragilidade latente do adversário.
Agora, 10 dias depois, o Ceará volta a campo pela Copa do Nordeste e terá um teste mais consistente, ao enfrentar o CRB, às 18h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).
E para buscar um padrão tático e um entrosamento o mais rápido possível, Lisca manterá a equipe que iniciou o jogo contra os maranhenses. Mesmo com Richard, goleiro recém-contratado à disposição, o treinador Lisca manterá Diogo Silva no gol.

RALLY PIOCERÁ CHEGA AO FIM APÓS QUATRO DIAS DE PROVA.


A largada aconteceu na terça-feira em Teresina (PI) e, depois de quatro dias de prova, Juazeiro do Norte recebeu, de forma inédita, o fim da competição. O evento mobilizou mais de mil pessoas, entre competidores, equipes e apoio

FONTE:Por  

Competição de motos foi bem acirrada neste anoAntônio Rodrigues

Adrenalina
"Dever cumprido", resumiu Fernando Lage (Belo Horizonte-MG), campeão da categoria Master nos carros ao lado do navegador Jhonatan Ardigo. Há 27 anos, Lage pratica o esporte, mas, segundo o piloto, nunca correu uma prova tão longa em sua carreira como esta. "Teve dia de correr 11 horas e 40 minutos", descreve. Nos quatro dias de competição, a dupla largou por volta das 7h e isso exigiu resistência dos competidores. "Aqui pegamos serra, areia, sertão. Acaba exigindo mais. É diferente do tipo de piso. A gente anda num piso mais batido, sem pedra. Aqui andamos em cascalho, areia, serra", completa.

PERÍODO DE CHUVAS AUMENTA A DEMANDA POR COMBATE AO AEDES AEGYPTI .

| Ação Educativa | Célula de Vigilância Ambiental da SMS promoveu atividades em barracas da Praia do Futuro

FONTE: O POVO
AÇÃO VISA conscientizar população para prevenção ao mosquito transmissor de doenças AURELIO ALVES
AÇÃO VISA conscientizar população para prevenção ao mosquito transmissor de doenças AURELIO ALVES
As precipitações acima da média histórica na pré-estação chuvosa anteciparam a alegria do cearense, mas também adiantam a preocupação para evitar focos do mosquito Aedes aegypti ? transmissor de dengue, zika e chikungunya. A mudança climática aumenta o índice de infestação do Aedes. 

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oito em cada dez dos criadouros de mosquito em Fortaleza estão dentro das casas. Na manhã de ontem, a Célula de Vigilância Ambiental da SMS promoveu ação educativa nas barracas da Praia do Futuro.
Ivani Martins, supervisor geral de Educação em Saúde e Mobilização Social da Regional 2, explica que o período de férias é oportunidade de conscientizar a população local e os turistas sobre os cuidados com o mosquito. "Fazemos a ação aqui na praia de forma lúdica. Vamos cantar paródias explicando sobre as medidas preventivas". À tarde, a ação foi realizada na Feirinha da Beira Mar. "As atividades são a culminância da Operação Férias, realizada neste mês de janeiro". Neide Maria, 59, que estava aproveitando as férias na praia, elogiou. "Adorei esse tipo de divulgação. É até mais fácil de compreender".

FORÇA-TAREFA ATUARÁ NA CAPITAL CEARENSE NESTE FIM DE SEMANA.


Forças de Segurança montam operação "Contra Ataque", em resposta à onda de violência

Foto: Arquivo/CNEWS
A Polícia Militar do Ceará iniciou na noite desta sexta-feira (25) uma operação especial que promete fechar o cerco contra o crime organizado em Fortaleza e Região Metropolitana. O efetivo que atua no interior do Ceará foi escalado para a força-tarefa, tratada pelos órgãos de segurança como "mais enérgica". 
A confirmação da operação "Contra Ataque" foi obtida, com exclusividade, pelo Grupo Cidade de Comunicação, junto a uma fonte da própria Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As ações devem se estender durante todo o fim de semana.