Powered By Blogger

sábado, 2 de junho de 2018

CIÊNCIA SE APROXIMA DA DESCOBERTA DE VIDA FORA DA TERRA ,DIZ ASTRÔNOMO.

Corpos celestes podem abrigar vida microscópica

Por Pedro Peduzzi* – Repórter da Agência Brasil  Brasília
A ciência está cada vez mais próxima de fazer uma descoberta que desperta a curiosidade humana há décadas: a existência de vida fora do planeta Terra. De acordo com o astrônomo Gustavo Porto de Mello, são grandes as possibilidades de essa notícia ser dada nos próximos dez anos.
Nasa descobre planeta
Segundo ele, alguns corpos celestes têm surpreendido os cientistas por apresentarem possibilidades de abrigar vida, ainda que microscópica. Se até pouco tempo Marte era o favorito para dar essa boa nova, após a descoberta de água em seu subterrâneo, agora, com as recentes confirmações da presença de água em duas luas do Sistema Solar (Europa, do planeta Júpiter; e Encélado, de Saturno), os indícios de vida extraterrena ficaram ainda maiores.
Quem mais tem instigado os cientistas sobre a possibilidade de abrigar vida é a lua Europa.

O BOTAFOGO MOSTRA FORÇA E DERROTA O VASCO DA GAMA POR 2 A 1 EM SÃO JANUÁRIO -RJ.

Alvinegro fez excelente primeiro tempo e conseguiu segurar a pressão dos donos da casa

Por O Dia
Jogadores do Botafogo comemoram o primeiro gol contra o Vasco
Jogadores do Botafogo comemoram o primeiro gol contra o Vasco - 
Rio - Na reedição da final do Campeonato Carioca, o Botafogo levou novamente a melhor sobre o Vasco, desta vez por 2 a 1, com gols de Kieza e Igor Rabello no primeiro tempo, em São Januário, neste sábado. Andrey descontou na segunda etapa. Com 12 pontos em nove partidas, o Alvinegro conquistou a primeira vitória como visitante no Brasileirão. Agora, volta a jogar quarta-feira, contra o Ceará, no Nilton Santos, enquanto o Cruzmaltino, que tem 11 pontos e um jogo a menos, terá pela frente o Cruzeiro, no mesmo dia, no Mineirão.
Botafogo e Vasco se encontraram em São Januário quase três meses após a decisão do Carioca, vencida pelo Alvinegro nos pênaltis. Mas agora o cenário era outro: os dois times são os piores do Rio na tabela e buscam a afirmação no Brasileiro, com a nona rodada em andamento. A torcida vascaína protestou ao fim do jogo em São Januário.
Coube a Kieza abrir o placar para o Botafogo: logo aos três minutos, Jean foi ao fundo e cruzou para o atacante alvinegro completar para o gol.
O técnico Alberto Valentim teve que mexer no time bem no início do jogo, depois que Marcos Vinícius sentiu uma lesão e deu lugar a Rodrigo Pimpão, aos 13.

MP PEDE AGILIDADE NA IDENTIFICAÇÃO DE PACIENTES SEM FAMÍLIA EM HOSPITAIS DO CEARÁ .

Pacientes não identificados acabam virando “moradores de hospitais”, por não portarem documentos de identificação
IJF é um dos hospitais com pacientes que permanecem na unidade por falta de vínculos familiares (FOTO: Prefeitura de Fortaleza)
O Ministério Público do Ceará realizou uma audiência com a equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para cobrar agilidade na identificação dos pacientes sem documentação que ficam abandonados nos hospitais públicos de Fortaleza.
A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública recomenda que a Pefoce atenda todos os pedidos de identificação (exame papiloscópico) de pacientes sem identificação em hospitais de Fortaleza no prazo máximo de sete dias a contar do recebimento do ofício na CIHPB, levando-se em consideração cada caso de acordo com a gravidade, com emissão do resultado em até sete dias após a coleta.
O MP recomenda aos hospitais que, antes de enviar os pedidos de exame papiloscópico, sejam empreendidas medidas para identificação do paciente por outros meios. A decisão foi emitida após reunião nesta quarta-feira (30).

CHAPÉU DE PALHA GERA RENDA PARA AS MULHERES DA ZONA RURAL DE SOBRAL-CE.

Apesar de poucas, as chamadas feiteiras seguem com habilidade a tradição de tecer a palha da carnaúba

FONTE:DN/REGIONAL

O hábito de tecer a palha da carnaúba à sombra das árvores ainda existe em algumas localidades do Interior do Ceará
 por Marcelino - Colaborador
Num pequeno distrito, a cerca de 10 quilômetros da sede de Massapê, que sobrevive da renda de benefícios sociais, do funcionalismo público e da agricultura familiar, a renda gerada pelos chapéus é significativa ( Fotos: Marcelino Júnior )
Sobral. É debaixo de uma árvore, na frente de casa, que a agricultora Maria Celina Oliveira, 49, trabalha. Ao lado do filho Lucas, 19, e de uma vizinha, Celina é uma das muitas moradoras do distrito de Ipaguaçu-Mirim, em Massapê, na região Norte do Estado, que mantêm viva a tradição de fazer chapéus de palha de carnaúba; uma arte aprendida, quando ainda era criança, repassada pela mãe, que também aprendeu com os familiares mais antigos.
O pequeno distrito, a cerca de 10 quilômetros da sede do Município, sobrevive da renda de benefícios sociais, do funcionalismo público e da agricultura familiar. E, fazer chapéus por aqui, vai além da necessidade de reforçar a renda de casa; na verdade, é um hábito centenário passado de mão em mão.
Tradição
Com habilidade e concentração, Celina vai trançando a palha de carnaúba, numa velocidade impressionante, afinal são quase 39 anos de experiência, e de paixão pelo que faz.
"Eu comecei ainda muito pequena e nunca mais parei. Lembro que, antigamente, ficávamos em grandes grupos de mulheres, homens e crianças, trançando palha nas calçadas de casa, ou nas sombras das árvores. Mas percebo que hoje, isso mudou, mesmo com pessoas ainda mantendo a tradição, o número de artesãos diminuiu muito", diz com tristeza, a agricultura que divide o tempo com os afazeres domésticos, a roça e a palha. "Eu tranço chapéus de segunda a sábado, e não falta serviço", explica ela, acompanhada pelo filho, na mesma tarefa, todos os dias.

O FORTALEZA VENCE O SAMPAIO CORRÊA E GARANTE MELHOR INÍCIO DA HISTÓRIA DA SÉRIE B DO BRASILEIRÃO.

Gol de Gustavo, artilheiro do Brasil e da competição, garante a manutenção do time na liderança com 22 pontos

Fonte:Jogada

Gustavo chegou ao 22º gol na temporada, sendo oito na Série B. ( Foto: José Leomar )
Fortaleza Esporte Clube fez história na Arena Castelão. Após bater o Sampaio Corrêa por 1 a 0, na tarde deste sábado (2), o Tricolor garantiu o melhor início de uma equipe na Série B desde o implemento do sistema de pontos corridos, superando a campanha do Guarani/SP em 2009. O gol de Gustavo, artilheiro do Brasil e da Série B, garantiu a manutenção do Leão na liderança, que chega à sétima vitória em oito partidas disputadas, aproveitamento de 91,7%.
O resultado deixa o time comandado por Rogério Ceni com 22 pontos somados, chegando a oito mais que o 5ª colocado Coritiba, o que garante permanência no G4 na próxima rodada, quando a equipe encara o Vila Nova, na terça (5). Partida acontece no Serra Dourada, em Goiânia, às 21h30.
Já o Sampaio interrompe a série invicta de quatro jogos - três vitórias e um empate entre Série B e Copa do Nordeste - ficando estacionado na 12ª colocação com 10 pontos (3V/1E/2D). O próximo compromisso da equipe é no mesmo dia e horário do tricolor cearense. O adversário é o Avaí, no Castelão maranhense.