Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

PALAVRAS DE VIDA ETERNA NESTA TERÇA-FEIRA.

Mt 17,22-27
1. “Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Mt enfatiza Jerusalém como o lugar da realização salvífica e coloca alguns pontos teologicamente importantes para se entender o verdadeiro Messias, sua missão, condição de vida, entendimentos dos discípulos e exigências missionárias. Na base do texto, está o anúncio da paixão de Jesus. Nos sinóticos, por cinco vezes aparece o anúncio da paixão do Senhor, alguns mais desenvolvidos e outros mais breves, por exemplo: Mc 8,31-33; 9,30-32; e 10,32-34 (anúncios mais desenvolvidos) e Mc 9,9; Mt 17,9, - no final da narrativa da transfiguração - bem como Mc 14,41; Mt 26,45 –- e Lc 9,44 (breves) – no contexto do Getsêmani. “E os discípulos ficaram muito tristes”. Certamente, pois não estavam ainda preparados. Eles acreditavam num messias que poderia restaurar Israel politicamente, um messias poderoso. Aquele discurso de “morte” de Jesus não lhes agradava.
2. “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?”. Antes de tudo, nesse texto enfatiza-se a filiação de Jesus. Ele é o Filho do Senhor do Templo e tem plena consciência disso. Além disso, com essa pergunta tem-se início o discurso sobre a verdadeira liberdade. Quem é livre? Quem paga imposto não possui liberdade. Somente os filhos são livres. Os poderosos não querem uma sociedade filial, mas subordinada aos seus interesses econômicos. Mesmo sendo da mesma sociedade, são todos estranhos. Jesus traz consigo a possibilidade do retorno à casa do Pai, lugar da filiação. Todos são chamados a serem filhos através do Filho, chamados à herança. Pois bem, Jesus, reivindicando a filiação DELE, em particular, e a dos discípulos, por causa DELE, quer que nem Ele e nem seus discípulos entrem na regra geral dos impostos, que não sejam submetidos a essa obrigação pelo fato mesmo de serem filhos do Senhor do Templo.

OS CATÓLICOS DE FORTALEZA-CE TERÃO DIA DE HOMENAGEM À NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA DIA 15 DE AGOSTO DE 2017.

Caminhada tradicional deve reunir mais de um milhão de fiéis.

Por G1 CE
Caminhada com Maria em Fortaleza tem percurso de 12 quilômertos (Foto: Divulgação)
Os católicos de Fortaleza celebram o Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade, nesta terça-feira (15), feriado municipal na capital cearense. Ao longo do dia, os fiéis farão várias homenagens à Maria, terminando com uma caminhada com expectativa de reunir mais de um milhão de pessoas.
As celebrações têm início às 6h no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará; a cada duas horas, até o meio-dia, haverá uma nova missa.
Em seguida, os católicos saem em procissão levando a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da capital cearense, da Barra do Ceará à Catedral de Fortaleza, um percurso de 12 quilômetros. A caminhada é realizada há 14 anos e já virou tradição do calendário cristão da cidade.

BAIXO NÍVEL DOS RIOS COLOCA 11 MUNICÍPIOS DO AMAZONAS EM ESTADO DE ATENÇÃO.

Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil
Baixo nível dos rios coloca 11 municípios do Amazonas em estado de atenção
Baixo nível dos rios coloca 11 municípios do Amazonas em estado de atençãoDefesa Civil AM/Guajará






















A diminuição significativa do volume de chuvas e do nível dos rios levou a Defesa Civil do Amazonas a emitir hoje (14) um alerta de estado de atenção para 11 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira. Dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) indicam que essas bacias enfrentam o trimestre mais seco do ano. Apesar de a baixa pluviosidade ser comum nesta época, as chuvas estão abaixo da média prevista.
Segundo o secretário executivo do órgão, coronel Fernando Pires Júnior, o estado de atenção é considerado o primeiro estágio de um desastre ambiental e serve para alertar os municípios.
“A nossa região, principalmente, o sudoeste do estado, encontra-se com baixa quantidade de precipitação e as calhas estão em níveis críticos por causa do verão amazônico. A Defesa Civil coloca esses municípios em situação de atenção para que nós possamos trabalhar antecipadamente em um plano, caso haja uma situação crítica de estiagem, e para que nós possamos atender as comunidades afetadas”, afirmou.

DEPUTADOS ESTADUAL QUEREM CRIARA MAIS DUAS REGIÕES METROPOLITANAS NO CEARÁ.

Tomaz Holanda é autor de matéria que quer criar a Região Metropolitana do Sertão-Central. FOTO: FABIANE DE PAULA
Após a criação das regiões metropolitanas de Fortaleza, Cariri e Sobral, deputados da Assembleia Legislativa do Ceará querem criar mais duas regiões metropolitanas: a do Sertão Central e a da Região Centro-Sul.
De acordo com os autores das matérias, o objetivo da criação dessas áreas é facilitar a organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum, principalmente a questão da distribuição de recursos do Orçamento estadual, considerando o tratamento dado a esses espaço pela própria Constituição do Estado, sem se falar na questão político-eleitoral a ser explorada pelos autores de tais proposições.
O autor de uma das matérias, o deputado Tomaz Holanda (PPS), quer criar ainda o Conselho de Desenvolvimento da área, além do Fundo de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sertão Central. Na justificativa, o parlamentar afirma que a região, composta por 12 municípios, tem condições para se tornar uma Região Metropolitana, visto que atende a todos os requisitos para tal.

REVELADO ESQUEMA PARA SOBRAL LIDERAR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.


A reportagem especial sobre a Educação de Sobral, de Wellington Macedo, sai bem no Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira (11). Ele foi procurado por pais de alunos de diversas escolas do município que revelaram o esquema para que a Princesa do Norte tenha a melhor nota do país  no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Segundo Wellington, “na escola José da Mata, no bairro Campo dos Velhos, as crianças da 5ª série não tiveram as aulas de Ciências, História nem Geografia no primeiro semestre deste ano. As mães ficaram felizes com os filhos aprendendo a tabuada, mas decepcionadas com ausência do aprendizado em História, Geografia e Ciências. As crianças não tiveram aulas dessas últimas disciplinas, mas, segundo professora que preferiu não ser identificada, as notas de Português e Matemática foram repetidas nas demais, mesmo sem os alunos terem feito as provas“.

Para manter a vanguarda, ainda de acordo com a reportagem, “o projeto educacional sobralense explora professores, e mantém de prontidão uma turma de excelência para substituir colegas estudantes menos inteligentes no dia das provas, assegurando a obtenção da média, do mérito, dos prêmios e recursos. Já na escola Raimundo Pimentel Gomes Caic, no bairro Expectativa, as mães acusam os professores de responderem as provas no lugar de alguns alunos”.