Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DIÁRIO OFICIAL DIVULGA DIAS DE FERIADOS NACIONAIS E O PONTOS FACULTATIVOS EM 2018.

Foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (26) a portaria que estabelece os dias de feriados nacionais e os pontos facultativos em 2018. Segundo o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.
 A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados, desde que previamente autorizado pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor. Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados pelas repartições da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, nas respectivas localidades, acrescentou o ministério.
O ministério diz ainda que não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria.
Veja o calendário:

MARIA E JOÃO MIGUEL SÃO OS NOMES MAIS REGISTRADOS NO CEARÁ.

As informações foram registradas nos 498 cartórios cearenses.
Maria foi disparado o nome mais registrado pela população cearense no ano de 2017. Com uma diferença de 179 registros, o nome de origem hebraica está no topo da lista dos mais registrados no Estado do Ceará, dando nome a 822 recém-nascidas no Estado do Ceará neste ano. Na sequência aparecem João Miguel, com 643 registros de nascimentos, e Arthur com 564 registros.

Um novo ranking, mais completo e detalhado, desenvolvido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR) com base nas informações dos 498 cartórios cearenses prestadas à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), mapeou um estudo completo sobre os nomes mais registrados no Estado do Ceará em 2017.

A nova metodologia permitiu a segura identificação de nomes simples e compostos e a comparação efetiva para se chegar aos nomes mais escolhidos dentre os 56.185 nascimentos registrados no Estado até o dia 10 de dezembro deste ano. Ao todo, a população cearense escolheu um total de 8.949 nomes diferentes, alguns deles com ampla variação de grafia, além dos tradicionais nomes diferentes escolhidos pelos pais.