Powered By Blogger

sábado, 19 de agosto de 2017

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) TEM AUMENTO DE 182%.

Em 2016 foram matriculados 679 alunos; neste ano, até aqui, já haviam sido inscritos 1.918

 por André Costa - Colaborador
Image-0-Artigo-2284199-1
Segundo a Secretaria de Educação de Juazeiro, o EJA sofre muito com a evasão escolar. Isso se deve, muitas vezes, pelo cansaço do dia a dia enfrentado pelos alunos, cuja maioria possui jornadas exaustivas de trabalho ( Foto: Andre Costa )
Juazeiro do Norte. No primeiro trimestre deste ano, a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) divulgou um preocupante dado sobre a educação deste Município, o maior do Interior cearense. Dos quase 230 mil habitantes, 29 mil juazeirenses, com 15 anos ou mais, são analfabetos, o que representa mais de 12%. Na tentativa de reverter o quadro, a Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) desenvolveu uma série de estratégias. Os primeiros resultados animam. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) registrou um aumento de 182,47% nas matrículas desse segmento para o ano de 2017 até o início de agosto.
De acordo com dados da Seduc, no ano de 2016 foram matriculados 679 alunos nas turmas do EJA I, II, III e IV. Neste ano de 2017, até o início de agosto, já haviam sido matriculados 1.918 estudantes. Apesar do crescimento significativo do alunado, a Secretaria Maria Loureto de Lima ressalta que o desafio é minimizar a evasão dos estudantes. "Historicamente, o EJA sofre muito com a evasão escolar. Isso se deve, muitas vezes, pelo cansaço do dia a dia enfrentado pelos alunos, cuja maioria possui jornadas exaustivas de trabalho", avalia. Para manter esses alunos em sala de aula, explica Loureto, a coordenação do EJA tem buscado trabalhar junto aos professores propostas pedagógicas que tornem as aulas mais atrativas e menos cansativas. Uma das alternativas encontradas pela Seduc é a inclusão de ofertas atrativas à grade curricular, conforme conta a diretora pedagógica Cármen Lúcia Tomas Bezerra. "Planejamos a inclusão de atividades físicas em momentos diversificados durante as aulas, ocupando espaços e horários ociosos, com o objetivo de se trabalhar a permanência dos alunos na rede de ensino", disse Loureto.

LICEU DE CAMOCIM-CE, COMPLETA 11 ANOS

O Liceu de Camocim completa neste dia 18 de agosto de 2017 onze anos de história e conquistas. Neste período, a escola já formou, aproximadamente, 2500 alunos, com o nível médio, contribuindo com a evolução da formação da sociedade camocinense. Atualmente, funciona nos turnos manhã e tarde, com 7 turmas ( 1ª e 2ª séries) em tempo integral e 2 turmas( 3ª séries) em tempo parcial num total de 340 alunos. Atendendo, principalmente, alunos dos seguintes bairros: São Francisco, Olinda I e II, Nossa Senhora de Fátima, Apossados I e II, Boa Esperança, Brasília, Coqueiros, Cohab e também de diversas localidades da zona rural. No período noturno é sede do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Sua missão institucional preceituada no Projeto Político Pedagógico é “Proporcionar à comunidade escolar uma formação integral promovendo uma educação acolhedora, inovadora e colaborativa”. Desse modo, entende-se que a escola cumprirá com sua missão social e possibilitará aos educandos, e, também, à comunidade escolar se beneficiar de um ensino de qualidade, que sustente o desenvolvimento de uma vida adulta mais qualificada.