Powered By Blogger

domingo, 8 de julho de 2018

FAMÍLIA PRODUZ BIOGÁS COM ESTERCO DE ANIMAL REAPROVEITADO NO PIAUÍ.

COM A APLICAÇÃO DO PROJETO SISTEMINHA, DA EMBRAPA, O ESTERCO DE ANIMAIS VIRA COMBUSTÍVEL PARA A CRIAÇÃO DO BIOGÁS.


Biodigestor produz gás e esterco é reaproveitado em horta. (Foto: Reprodução/TV Clube)
A família do pescador José Maria do Nascimento mudou de realidade ao iniciar o reaproveitamento do que antes era descartado. Com a aplicação do projeto Sisteminha, da Embrapa, o esterco de animais vira combustível para a criação do biogás e depois adubo na horta que abastece a família.
“Já teve dias em que minha mulher nem queria acordar, por causa da fome, não tinha o que comer. Hoje estamos como se fosse no paraíso”, conta o pescador José Maria.

O Sisteminha é explicado pelo zootecnista da Embrapa, Luiz Carlos Guilherme, que conta como funciona o processo.
“É um sistema simplificado onde o esterco de galinhas e outras aves, além de de porquinhos da índia e suínos entram no biodigestor e ocorre a produção do gás gerando economia. O resíduo é melhorado para complementar a compostagem, serve para a criação das minhocas, que geram o húmus e esse adubo é usado no sistema”, diz.

Húmus é rico adubo para cultivo de mudas mais sensíveis que precisam de material tratado. (Foto: Reprodução/TV Clube)
Húmus é rico adubo para cultivo de mudas mais sensíveis que precisam de material tratado. (Foto: Reprodução/TV Clube)
A economia acontece porque o gás produzido no biodigestor é o metano, que é canalizado e abastece o fogão da família. A última vez que o pescador comprou um botijão de gás foi em dezembro de 2017, quando ainda não fazia parte do projeto.
A família explica ainda a importância desse processo para a geração de alimentos, já que a produção de húmus de forma natural no meio ambiente leva cerca de 500 anos e, no sistema, não ultrapassa 90 dias.

ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR A TRANSFERÊNCIA DE SERVIDORES.

Portaria flexibiliza realocação de funcionários públicos entre órgãos

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil  Brasília
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou a Portaria nº 193, na última quarta-feira (4), com o objetivo de facilitar a realocação de servidores e empregados públicos entre órgãos federais. A medida alcança funcionários civis que atuam no Poder Executivo e empresas públicas controladas pelo governo federal. A partir de agora, caberá ao próprio ministério o poder de gerenciar e autorizar ou não todos os processos de transferência de funcionários.
Pela portaria, os órgãos de origem, incluindo empresas estatais dependentes do Tesouro Nacional, não terão poder de veto sobre as migrações que forem permitidas pelo Planejamento. A necessidade de autorização prévia fica mantida no caso de empresas não-dependentes do orçamento, como Banco do Brasil e Petrobras. Nesses casos, para que um funcionário dessas estatais seja remanejado, a própria empresa terá que autorizar.
Esplanada dos Ministérios
Portaria flexibilizou transferência de funcionários públicos entre orgãos (Arquivo/Agência Brasil)
A portaria tem gerado dúvidas e causado preocupação entre servidores públicos, que temem esvaziamento de órgãos e transferências compulsórias. Também há o temor de que haja perdas relacionadas à carreira original desses funcionários, caso eles passem a atuar em outro órgão. Este risco, no entanto, estaria fora de cogitação, já que a portaria prevê a manutenção e a continuidade de todas as vantagens e direitos que estes servidores façam jus em seus órgãos de origem, como salário, férias, progressão funcional, entre outros.

NARDES DEFENDE NOVAS REGRAS DE GOVERNANÇA NO BRASIL.

Em evento na Capital, ele avaliou que, sem uma política de governança, o Brasil entrará em colapso

Fonte:DN/Política
Augusto Nardes
Ministro do TCU, Augusto Nardes participou, ontem, do último dia do 1º Fórum Brasileiro de Governança nas Contratações Públicas ( Foto: Fabiane de Paula )
Caso não adote regras adequadas de governança, o Brasil corre o risco de viver, em nível nacional, a crise pela qual já passa o Estado do Rio de Janeiro. É o que pensa Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que participou ontem, na Capital, do último dia do 1º Fórum Brasileiro de Governança nas Contratações Públicas, realizado na Câmara Municipal de Fortaleza pela Editora Fórum. “Independentemente de quem seja eleito, se não implementar a política de governança, o Brasil entra em colapso. E, de certa forma, já estamos”, analisou o magistrado. 
De acordo com ele, a ausência de medidas para aumentar a eficiência do setor público já tem tido efeitos deletérios em Estados ricos do País, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Rio de Janeiro. O Ceará, entretanto, foi destacado pelo ministro do TCU como um bom exemplo. “Está em uma situação bem diferente porque fez intervenções lá atrás, mas há Estados em situações caóticas”, comparou. 
Segundo Augusto Nardes, grande parte dos problemas enfrentados pelo País advém da dificuldade de organização da máquina pública. Como exemplo, ele citou deficiências na organização das fronteiras, que custam anualmente aos cofres públicos pelo menos R$150 bilhões em razão de impostos que deixam de ser recolhidos com contrabando, como o de cigarros, além da entrada de drogas e armamento no País. “Não temos organização da fronteira e, como consequência, não temos controle da segurança do Brasil, porque o País está desarmado, mas os traficantes não”.

COM TREINO EM JOÃO PESSOA-PB;O FERROVIÁRIO ENCERRA AS PREPARAÇÃO PARA A DECISÃO CONTRA O CAMPINENSE.

Como venceu o jogo de ida por 3 a 2, na Arena Castelão, o Ferrão tem a vantagem de jogar pelo empate

(Foto: Lenilson Santos/Ferroviário)
Nesta segunda-feira, 9, o Ferroviário encara às 19 horas o Campinense-PB, pela partida de volta das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, no estádio Amigão. Em cheque está um acesso histórico que pode coroar o bom ano do time coral.
O Tubarão da Barra finalizou a preparação no CT do Botafogo, em João Pessoa, na Paraíba. A viagem para Campina Grande, local da partida, acontece amanhã cedo. A opção por ficar em João Pessoa e não seguir direto para Campina Grande se deve a dois fatores. O primeiro é evitar qualquer tipo de pressão por parte da torcida adversária e o segundo era realizar mais um treino.

PROGRAMA FORTALECE TRABALHO DE ARTESÃOS DO NORTE DO CEARÁ.

A palha de carnaúba é a matéria-prima responsável pelo resgate da autoestima das comunidades

Fonte:DN/Regional

A extração da palha da carnaúba é uma atividade complementar para os agricultores do Ceará, já que é realizada no período de estiagem ( Foto: Alex Costa )
 por Marcelino Júnior - Colaborador
Com valor de mercado garantido, as artesãs estão conseguindo diversificar a produção e alcançar outros consumidores com a confecção de diversas peças, em Muquém de São Pedro, localidade de Cariré, no Norte do Estado ( Foto: Alex Costa )
Cariré Com mãos habilidosas, a artesã Francisca das Chagas Silva, 42, trança a palha da carnaúba para fazer um chapéu. O vai-e-vem mais parece uma dança de ritmo acelerado, em que pouco a pouco a palha vai ganhando forma entre os dedos experientes.
Este tipo de artesanato sempre esteve presente na vida de Francisca, assim como das muitas moradoras da comunidade de Muquém de São Pedro, distante cerca de 12 quilômetros da sede do Município de Cariré, na região Norte do Ceará. A falta de perspectiva de trabalho formal ainda dá à comunidade um perfil parecido com tantas outras do Semiárido cearense, onde a agricultura de subsistência lidera a pequena economia local.
Associação
Quase isolada, a comunidade ainda carece de certas políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida de seus cerca de 150 moradores, que fizeram do artesanato com palha mais um meio de sustento.
O legado deixado pelos mais antigos sobrevive até hoje, com apoio de pessoas como Francisca. "Eu aprendi a trançar a palha com cinco anos de idade", e continuo passando para outros jovens a experiência que adquiri. Hoje, estamos mais organizados, mas nem sempre foi assim.