Powered By Blogger

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

SOBRAL CEARÁ TEM CHUVA DE GRANIZIO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA A REGIÃO NORTE TEM CHUVAS DE ATÉ 70 MM.

Chuva de granizo ocorreu no distrito de Patos, na cidade de Sobral. Cidades da região Norte do Ceará tiveram precipitações de até 70 mm.
Cidades da região Norte do Ceará tiveram forte chuva na tarde desta terça-feira (3), com precipitações de até 70 milímetros. Em Sobral, a chuva alagou ruas, derrubou árvores e ocorreu queda de granizo. A chuva de granizo ocorreu no distrito de Patos, a 45 quilômetros da sede de Sobral, próximo à BR-222.

De acordo com o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, houve uma linha de instabilidade devido à influência da zona de convergência intertropical (ZCIT), que gerou a formação das nuvens que propiciam a chuva. "Normalmente essa linha se forma à tarde, se desenvolve durante algumas horas e depois se dissipa. É uma linha de instabilidade que acompanha todo o litoral e é mais frequente no mês de fevereiro", explica.

A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o Brasil durante os meses de verão e parte do outono.A ZCIT é responsável pela maior parte da chuva anual que ocorrer na porção norte da Região Norte do Brasil que abrange Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas e também do norte do Nordeste, região entre o Maranhão e Rio Grande do Norte.

VACINA CONTRA DENGUE PODERÁ VIGORAR A PARTIR DE 2019.

Substância está em fase de testes e, até o momento, cerca de 4 mil pessoas já foram vacinadas
Foto: Divulgação
Desenvolvida pelo Instituto Butantã, a vacina contra a dengue poderá ser usada em larga escala a partir de 2019. O produto passa por fases de testes e aguarda aprovação das áreas competentes para distribuição.
Treze cidades, distribuídas em cinco regiões brasileiras, tiveram centros instalados para visar a imunização de voluntários e avaliar a eficácia do produto. Até o momento, já foram aplicadas doses em 4 mil pessoas, das 17 mil que deverão participar dos testes.

CÁRMEN LÚCIA PLANEJA CENSO DA POPULAÇÃO CARCERÁRIA NO BRASIL.

A situação dos presídios é uma das principais preocupações da presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

 por Folhapress/via DN
A iniciativa elaborada por Cármen Lúcia começou a ser discutida com as instituições ainda em dezembro, antes, portanto, da rebelião no presídio de Manaus ( Foto: Agência Brasil )
A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministra Cármen Lúcia, estuda a possibilidade de fazer um recenseamento para a população carcerária. O censo nos presídios deve ser feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o apoio do Exército. A iniciativa começou a ser discutida em dezembro por Cármen Lúcia com as instituições.
A presidente do Supremo vai se reunir nesta quarta-feira (4), às 10h30, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em seu gabinete na Corte. Na quinta (5) pela manhã, ela viaja para Manaus, onde vai se reunir com os presidentes dos Tribunais de Justiça de Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão e Rio Grande do Norte, às 10h, na sede do TJ do Amazonas.
A situação dos presídios é uma das principais preocupações de Cármen Lúcia e também uma das principais atribuições do CNJ, órgão que define as políticas públicas relativas às penitenciárias.

ESTUDANTE DE 19 ANOS É A PRIMEIRA MULHER DO CARIRI CEARENSE A SER APROVADA NO ITA.

(Foto: reprodução/Verdes Mares Cariri)
(Foto: reprodução/Verdes Mares Cariri)
(Foto: reprodução/Verdes Mares Cariri)
Juazeiro do Norte. Os estudantes cearenses, nos últimos anos, têm conseguido desempenhar papel de protagonistas no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. Ano após ano, os altos índices de aprovação se repetem. Em 2017, por exemplo, 30% das 110 vagas do ITA serão de cearenses, que mesclam superação e dedicação em tempo quase integral para atingirem o principal objetivo: a aprovação.
Dos 33 aprovados na última edição do vestibular – ficando atrás apenas do estado de São Paulo em número de aprovação- , está uma jovem de apenas 19 anos. Ela será a primeira mulher da região do Cariri a ingressar no ITA, conforme informou o Instituto Federal do Ceará (IFCE), onde ela cursou os dois primeiros anos do ensino médio no campus de Juazeiro do Norte.
Scarlleth Castro foi uma dos 12 mil inscritos. Deste total, apenas ela e mais dez mulheres lograram êxito na prova. O talento da jovem, entretanto, não é algo recente. Tampouco chega a causar surpresa a quem acompanhou a trajetória de Scarlleth e sua rotina diária de estudos. Segundo conta, nos últimos meses que antecederam à prova, foram, em média, 14 horas de estudo por dia.

BLOCO "EU NÃO SOU CACHORRO NÃO" DESISTE DO PRÉ-CARNAVAL E PASSA PARA ESPAÇO PRIVADO.

A nota da banda, que foi divulgada no Facebook, afirma que eles não vão mais participar de editais

Fonte:DN/Caderno3
bloco
Bloco se apresentava, durante o Carnaval, no Mercado dos Pinhões ( Foto: Kiko Silva )
Após a desistência do Sanatório Geral de participar do Carnaval de Rua de Fortaleza, agora, outro bloco anunciou que não participará do Pré-Carnaval de rua da Capital. A banda "Os Alfazemas" informou, na tarde desta terça-feira (3), que o bloco "Eu não sou cachorro, não" não participará do Pré-Carnaval neste ano.
 
A nota da banda, que foi divulgada no Facebook, afirma que eles não vão mais participar de editais e, este ano, vão se apresentar em um espaço privado, garantindo toda estrutura de segurança e banheiros para o público. De acordo com o grupo, para sair no Pré-Carnaval deste ano, eles precisariam arrecadar R$ 49 mil reais pelos quatro dias. 

ZONA NORTE CONCENTRA MAIORES CHUVAS DO CEARÁ; MUNICÍPIO DE GRANJA REGISTRA 57,8 MILÍMETROS.

https://1.bp.blogspot.com/-1r1fh3b8a44/WGqst1U1grI/AAAAAAAAJsw/iB3MqBvFvMkVOusmNxHktY7IlnxMD7qBgCLcB/s1600/chuva2017.jpg

As chuvas voltaram a atingir o Ceará, entre esta segunda (2) e a manhã desta terça-feira (3), principalmente na região Norte do Estado. Conforme dados fornecidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações abrangem 11 municípios cearenses. O destaque fica para a chuva que banhou a cidade de Martinópole, a mais intensa das últimas 24 horas, com 70 mm. Em seguida, as maiores precipitações aparecem em Granja (57.8mm), Uruoca (41 mm) e Meruoca (16 mm). Na Região do Litoral de Fortaleza, apenas o município de Aquiraz registrou precipitação, de 1,5 mm. Na região Sul, no Sertão dos Inhamuns, choveu 1,6 mm em apenas uma cidade, Araripe. Segundo a Funceme,