Agora, a proposta será enviada à Assembleia Legislativa para deliberação e, caso aprovada, para a sanção do governador
Fonte:DN/Cidade
O pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou nesta segunda-feira (3), por unanimidade, o projeto que trata da reestruturação da organização judiciária no Estado. Dentre as mudanças propostas, estão, por exemplo, a extinção de 34 comarcas vinculadas e a transferência de 26 unidades judiciárias de municípios com menores demandas para cidades adjacentes. Agora, a proposta será enviada à Assembleia Legislativa para deliberação e, caso aprovada, para a sanção do governador.
A proposta também contempla aumento de zonas, revisão de competência das unidades, redistribuição de juízes e critérios para implantação de novas comarcas, segundo informou o TJCE. “Tinha a obrigação de apresentar este projeto, assim como outros que certamente virão. Vamos otimizar a prestação jurisdicional. Não fizemos nada sem pensar no jurisdicionado, razão maior da nossa atuação”, destacou o presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes.
Ainda segundo ele, o principal objetivo do projeto é garantir o pleno acesso do cidadão à Justiça, o que também foi defendido pelo presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Ricardo Alexandre. “A transferência de varas vai equalizar a demanda, equilibrando a atuação dos juízes e servidores".