Powered By Blogger

terça-feira, 1 de agosto de 2017

IJF-CENTRO DE FORTALEZA-CE É CONDENADO A PAGAR R$ 80 MIL POR NEGLIGÊNCIA NO ATENDIMENTO A IDOSA.

O juiz Fernando Teles de Paula Lima, respondendo pela 8ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, condenou o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro) a pagar indenização de R$ 80 mil por danos morais para filho de uma idosa que faleceu após negligência no atendimento. A informação é da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado.

Segundo os autos (nº 0129969-48.2008.8.06.0001), no dia 25 de junho de 2007, por volta das 10 horas, a mulher foi atropelada e levada ao IJF. No hospital, foi realizado um registro de atendimento emergencial, onde se constatou que a paciente havia sofrido politraumatismo craniano e um ferimento na mão direita.

CRESCE A PROCURA POR TRATAMENTO RENAL EM SOBRAL CEARÁ.

O Município, que é referência na região, terá o apoio de uma nova unidade na Serra da Ibiapaba

 por Marcelino Júnior - Colaborador/Regional
Image-0-Artigo-2276820-1
Hoje, apenas 20% dos pacientes atendidos são de Sobral; o restante vem de outras cidades, em transportes das secretarias de Saúde ( Foto: Marcelino Júnior )
Sobral. Há cerca de quatro anos, a aposentada Antônia Teles de Albuquerque, 68, viaja três vezes por semana, de Coreaú a Sobral, no Norte do Estado, em busca de tratamento renal. Ela é paciente da Santa Casa de Misericórdia, que é referência na região em hemodiálise. Com a saúde fragilizada, a aposentada permanece quatro horas conectada à máquina que realiza a filtragem do sangue, tempo necessário a cada sessão. A esperança é o transplante. "São quatro anos nesse sofrimento. No ano passado, ainda consegui ser chamada para o transplante, em Fortaleza, mas não pude ir por outros problemas de saúde.
A Unidade de Hemodiálise da Santa Casa de Sobral, instalada em 1989, conta com apoio de uma unidade satélite (21 máquinas de hemodiálise), por conta da crescente demanda na região por esse tipo de tratamento. Ao todo, 340 pacientes se revezam diariamente nos aparelhos de filtragem, divididos em sessões que ocupam em três turnos (das 7h às 21h30).
Segundo Paulo Roberto Santos, nefrologista, responsável técnico pela unidade, a lotação está praticamente esgotada. "Existem saídas, por transplante renal ou, infelizmente, por óbito, por que a doença renal crônica é associada a alta mortalidade. Já podemos considerar a necessidade da instalação de outras unidades na região, para dar conta da crescente demanda", afirma.