Powered By Blogger

terça-feira, 14 de março de 2017

REUNIÃO NA SPD ABORDA EFETIVAÇÃO DE PROGRAMAS NACIONAIS DE PREVENÇÃO NO CEARÁ.

RIMG 4779

Número de municípios a serem favorecidos em 2017 ainda será definido
O alinhamento de ações para a efetivação dos programas de prevenção às drogas do Governo Federal no Ceará por parte da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) pautou a reunião entre técnicas vinculadas à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e gestoras dos programas no Ceará, agregadas ao Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD. O encontro aconteceu nesta terça-feira (14), na sede da Secretaria.

Os programas #Tamojunto, Jogo Elos e Famílias Fortes serão desenvolvidos pelo terceiro ano consecutivo no Ceará. O início das atividades está previsto para o decorrer do mês de abril próximo. As ações preventivas vão beneficiar crianças e adolescentes que são alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de seis a 14 anos, matriculados em escolas da rede pública; e moradores de comunidades cearenses.

O número de municípios favorecidos em 2017, bem como a quantidade de estudantes a serem beneficiados ainda estão sendo definidos. O Ceará foi o primeiro estado do País a implantar os programas, simultaneamente, em diversas localidades.

No ano passado, mais de cinco mil estudantes foram contemplados com os programas de prevenção no Ceará, além de terem sido realizados mais de seis mil atendimentos a famílias.

VALORES PAGOS A MAIS POR ENERGIA SERÃO DEVOLVIDOS NA CONTA DE LUZ.

Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (14) que o R$ 1,8 bilhão a mais pago pelos consumidores de energia no ano passado serão devolvidos diretamente nas contas de luz nos próximos meses. Segundo o diretor-geral da agência, Romeu Rufino, a diretoria vai decidir no dia 28 de março como será feita essa devolução.
“Todos os consumidores deixarão de pagar esse valor a partir da decisão que tomaremos no dia 28. E o valor que se pagou nesse período, da data do aniversário [tarifário da distribuidora] de 2016 até o dia 28 de março, será prontamente devolvido. Não vai se esperar o período tarifário de 2017/2018 para devolver”, disse Rufino.
A previsão é que o valor seja devolvido entre abril e maio, já com a correção pela Selic, a taxa básica de juros da economia.

RODRIGO JANOT PEDE FIM DE SIGILO DAS DELAÇÕES; SAIBA O QUE VAI ACONTECER COM A LISTA.

Felipe Pontes e André Richter – Repórter da Agência Brasil
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que retire o sigilo de grande parte dos 950 depoimentos de colaboradores da Odebrecht, nos quais eles citam o envolvimento de dezenas de políticos, “considerando a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público”, informou em nota a PGR.
 
Na tarde de hoje, Janot enviou ao STF 320 pedidos ligados à Operação Lava Jato, dos quais 83 são solicitações de autorização para a abertura de inquéritos contra políticos no exercício de seus cargos. Todos são suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras.
Outras 211 solicitações foram feitas para que inquéritos contra pessoas sem foro no STF sejam remetidos a instâncias inferiores. Foram feitos também sete pedidos de arquivamento das investigações contra suspeitos.

ESTUDANTES CEARENSES CONQUISTAM 5 MEDALHAS DE OURO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA.

Estado também obteve 13 pratas e 26 bronzes. Colégio Militar de Fortaleza foi um dos grandes destaques

 por Áquila Leite
Entre as instituições de ensino premiadas pela OBFEP, um dos maiores destaques do Ceará foi o Colégio Militar de Fortaleza, que obteve um ouro, três pratas e seis bronzes ( Divulgação )
Os estudantes cearenses fizeram bonito na 5ª edição nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada ao longo de 2016. Ao todo, o Estado obteve cinco medalhas de ouro13 de prata e mais 26 de bronze, em uma disputa que reuniu cerca de 500 mil alunos. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (14) pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Entre os estudantes cearenses que conseguiram o ouro na OBFEP, três são de escolas do Interior do Estado. No 9ª ano, Vinícius Ramon Barros Teles Silva, da escola Anta Maria da Conceição, no município de Jati, obteve a medalha dourada. Somente sete estudantes de todo o Brasil conquistaram o título nesta categoria.
Já na 2ª série do ensino médio, Francisco Elder Dutra Carneiro, da escola Joaquim Magalhães, em Itapipoca, e José Victor Bezerra Barbosa, estudante da escola Poeta Sinó Pinheiro, no município de Jaguaribe, conquistaram a medalha de ouro. O Ceará também obteve dois ouros com estudantes da 1ª série em Fortaleza: Jean François Paiva Willemin, do Colégio Militar, e Joaci Campos da Silva Neto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Escolas em destaque

PRIMEIRA MORTE POR CHIKUNGUNYA É CONFIRMADA NO CEARÁ.


Doença que tem preocupado especialistas, a febre chikungunya fez a primeira vítima no Ceará este ano. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou o óbito pela doença em Fortaleza, que ocorreu em 20 de janeiro passado. A Capital é o município mais afetado pela incidência de chikungunya, contabilizando 367 dos 661 casos da febre no Estado. Os dados são da Atualização Semanal das Doenças de Notificação Compulsória, divulgado no último dia 7.

A pessoa que morreu por chikungunya residia no bairro Álvaro Weyne, era mulher e tinha 66 anos. O bairro é uma das regiões que têm registrado maiores números de notificações da doença, com 41 ocorrências. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os bairros Antônio Bezerra (41), Quintino Cunha (33), Itaperi (46), Serrinha (58), Maraponga (44) e Mondubim (73) estão entre os mais afetados.

SELEÇÃO PARA ASSISTENTE JURÍDICO DA 1ª VARA DA COMARCA DE CAMOCIM-CE.

COMUNICADO



O Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Camocim, Dr.Saulo Gonçalves Santos, torna pública a realização de seleção  de profissional Bacharel em Direito para preenchimento do cargo em comissão de Assistência Judicial, de livre nomeação e exoneração.
As diferenças do cargo dizem respeito ao assessoramento do Magistrado, compreendendo a elaboração de Minuta de despachos, decisões e sentenças, além de análise e pesquisa de legislação, doutrina e jusrisprudência, dentre outras funções a serem especificadas.

O candidato deverá apresentar : (01) certidão de antecedentes criminais das comarcas de Camocim e Granja, obrigatoriamente, bem como da comarca onde resida; (02) currículo, acompanhado de histórico acadêmico e nota geral de conclusão de curso. A documentação deverá ser entregue na Secretaria da 1ª Vara, até o dia 31 de março de 2017, pessoalmente ou por procuração.

BATALHÃO RAIO: GRUPO DA POLÍCIA MILITAR COMPLETA 13 ANOS DE COMBATE EFICAZ AO CRIME NO CEARÁ.


Tudo começou há 17 anos, com a idéia na cabeça de um jovem oficial da PM após viagem de estágio a Goiás. Era o ano de 2004 e o plano que fervilhava na cabeça  do militar começava a ser colocado em prática.  Nascia ali, embora que de forma bem acanhada, a modalidade de policiamento ostensivo cearense que hoje virou modelo para todo o País: o Batalhão de Rondas de Apoio Intensivos e Ostensivos, o Raio.
Da ideia do jovem oficial  Márcio Oliveira  para o sucesso, foi um pulo. O patrulhamento especializado sobre duas rodas teve início com apenas uma equipe de quatro policiais e três motos usadas, tiradas da sucateada frota do antigo Pelotão de Motos do 5º Batalhão (BPM). E o Raio foi crescendo. E se especializando. E dando resposta aos anseios da população.