Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2018

O GOVERNADOR CAMILO SANTANA;DIZ QUE AÇÕES DO ESTADO ESTÃO SENDO EFETIVAS.

por Nícolas Paulino - Repórter

Image-0-Artigo-2378005-1
Dentre as ações encetadas pelo Estado para impedir o colapso de água estão a perfuração de poços profundos e a instalação de adutoras ( FOTO: HONÓRIO BARBOSA )
De beber, de cozinhar, de banhar, de refrescar. A água é recurso indispensável à manutenção de diversas atividades cotidianas, mas a escassez e a poluição ameaçam mananciais e reservatórios que abastecem as grandes cidades.
No Ceará, especificamente, os últimos seis anos de seca têm minado as reservas hídricas - retendo, atualmente, apenas 8,4% da capacidade total, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) - e põem em alerta tanto o Governo do Estado quanto a população, que têm muito a refletir no Dia Mundial da Água, lembrado hoje.
Reúso
No entendimento do governador Camilo Santana, as ações de convivência com a seca tomadas por sua gestão foram efetivas porque "em seis anos, o Ceará não teve um colapso de água". "Outros Estados, quando enfrentaram um ano de seca, tiveram graves problemas de abastecimento de água, como Brasília e São Paulo", frisa. O gestor do Executivo estadual enumera a perfuração de poços, a construção de adutoras e ações de reúso da água como bem-sucedidas.

OAB-CE; INVESTIGA SUSPEITA DE CARTEL EM POSTO DE COMBUSTÍVEL DE FORTALEZA CEARÁ.

Cartel é quando empresas concorrentes combinam de cobram o mesmo preço por um determinado produto a fim de aumentar o lucro.

Por G1 CE
Formação de cartel entre postos de combustíveis é investigada no Ceará (Foto: Cláudio Oliveira/EPTV)
Formação de cartel entre postos de combustíveis é investigada no Ceará (Foto: Cláudio Oliveira/EPTV)
Com o litro da gasolina custando em médio R$ 4,37 em Fortaleza, valor mais alto entre as capitais do Nordeste, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), abastecer o veículo tem pesado muito no bolso do consumidor. Muitos consumidores questionam também a semelhança de preços entre os postos. De acordo com o Sindicato dos Proprietários dos Postos de Combustíveis (Sindipostos), a composição dos preços é diretamente influenciada pela incidência de impostos.
A possível existência de cartel – caso em que empresas concorrentes combinam previamente o valor a ser cobrado – está sendo investigada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará. Em dois postos de bandeiras diferentes, o preço encontrado pela reportagem foi exatamente igual: R$ 4,39.

ENERGIA EÓLICA É A DE MAIOR EFICIÊNCIA PARA O NORDESTE BRASILEIRO.

O desenvolvimento de novas hidrelétricas na região não é mais sequer uma opção, indica especialista

 por Folhapress/via DN/Negócios
EOLICA
Para o dirigente da Adece, Jurandir Picanço, a tecnologia é barata, e a região é a mais privilegiada em ventos no Brasil ( FOTO: Diário do Nordeste/Arquivo )
O apagão ocorrido em estados do Norte e Nordeste na quarta-feira (21) foi um incidente pontual e com poucos riscos, natural em um sistema complexo como o de transmissão de energia da região, de acordo com especialistas que debateram o tema de energias renováveis no Nordeste nesta quinta-feira (22), em Fortaleza.
Segundo eles, a energia foi restabelecida com rapidez e as causas da pane ainda deverão ser avaliadas pelas autoridades competentes.
Embora não vejam uma condição excepcional no ocorrido, os debatedores, porém, não enxergam mais nas hidrelétricas o futuro da produção energética do Nordeste - a instalação que falhou é parte do sistema de transmissão da energia gerada pela usina hidrelétrica de Belo Monte.
Alguns dos problemas enfrentados hoje, segundo eles, são a dificuldade para suprir a demanda crescente e também a gradual redução da vazão de rios do Nordeste, como o São Francisco.
A fonte de energia mais promissora para a região é a eólica, de acordo com o presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Jurandir Picanço. Isso porque, segundo ele, a tecnologia é barata, e a região é a mais privilegiada em ventos no Brasil.
Ele afirmou que, embora também haja grande potencial para outros modelos de geração, como a energia solar, a vantagem em relação a outras áreas do país em outros casos não é tão grande.

BRASILEIRA GANHA O PRÊMIO INTERNACIONAL POR PESQUISA SOBRE ZIKA E CHAGAS.

A cientista ganhou, no ano passado, a versão brasileira dessa premiação, o Para Mulheres na Ciência

Rafaela Ferreira, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, ganhou prêmio da Unesco, que reconhece o trabalho de mulheres cientistas que mais se destacaram em 2017 (Foto: Divulgação)
A pesquisadora mineira Rafaela Ferreira, professora adjunta do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhou ontem, 21, em Paris, um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), que reconhece o trabalho de mulheres cientistas que mais se destacaram no mundo em 2017.

Única representante da América Latina entre as 15 vencedoras do International Rising Talents (talentos internacionais em ascensão, numa tradução livre), Rafaela recebeu uma premiação de 15 mil euros para dar continuidade a uma pesquisa que busca desenvolver medicamentos para o tratamento do vírus da Zika e da doença de Chagas.