Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

DIABETES NÃO É DOENÇA SÓ DE ADULTO:O BRASIL É O 3º- PAÍS COM MAIS CASOS ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Renata Turbiani

Mãe dá injeção de insulina na filhaDireito de imagemSCIENCE PHOTO LIBRARY
Image captionBrasil tem 98,2 mil crianças e adolescentes com menos de 15 anos diagnosticados com diabetes tipo 1, segundo relatório
Há seis anos, a advogada Ana Paula Crispim Cavalheiro, de 44 anos, e o marido, o comerciante Fernando Coelho Cavalheiro, de 49 anos, notaram algumas mudanças no comportamento da filha mais nova, Caroline, hoje com 11 anos.
"Ela estava sempre cansada, perdendo peso, não conseguia segurar o xixi e bebia bastante água", recorda a mãe. Por sugestão de uma amiga, representante de um laboratório que comercializa aparelhos medidores de glicose (glicosímetros), utilizou um para verificar o nível de açúcar no sangue da filha.
"Deu 372 mg/dl, quando o normal é menos de 100 mg/dl. Na mesma hora corremos para o hospital, e lá veio a comprovação: ela estava com diabetes tipo 1", relata Ana Paula, acrescentando que Caroline teve de ficar nove dias internada, cinco deles na UTI.
A história de Pedro Henrique, de 9 anos, é bem parecida. Em 2016, seus pais também perceberam que ele estava fazendo muito xixi e tomando mais água do que o habitual.
"Como era verão, não fiquei tão preocupada assim, achei que era por causa do calor. Fora que uma semana antes tínhamos ido ao pediatra e estava tudo bem", conta a mãe, a representante de vendas Erika Crapino Lopes, de 47 anos.
O menino, então, começou a perder peso. "Foi aí que vimos que tinha, sim, alguma coisa errada. No hospital, quando mediram a glicemia, ela estava 415 mg/dl. Ele fez outros exames e o médico nos informou que o diagnóstico era diabetes tipo 1 e que precisaria de internação. Foram sete dias na UTI e mais três no quarto", complementa.

FERROVIÁRIO JOGA AMISTOSOS NA RETA FINAL DA PRÉ-TEMPORADA.


O Ferroviário vai jogar contra o Potiguar (RN) e o Caucaia
Fonte:Cnews               
O Ferroviário vai realizar duas partidas amistosas ainda neste mês de dezembro, para finalizar a pré-temporada e se preparar para o início do Campeonato Cearense.
O Tubarão da Barra enfrenta o Potiguar (RN), no domingo (22), às 15h30, no estádio Elzir Cabral. E no dia 28, o Ferroviário encara o Caucaia, às 15h30, também no estádio Elzir Cabral.
O amistoso contra o Caucaia marcará o lançamento da Taça Valdemar Caracas, disputa que deverá se perpetuar no calendário de pré-temporada Coral a partir de então e reunirá, sempre, o anfitrião Ferroviário diante do campeão da Fares Lopes, salvo exceção no caso deste campeão ser o próprio Ferroviário, o que forçará, portanto, que seja definido outro adversário.