Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de junho de 2018

'SÓ ARRANCARAM A CASA DO LUGAR,E FIM': 4 ANOS DEPOIS DESAPROPRIADOS DA COPA QUESTIONAM REMOÇÕES DESNECESSÁRIAS.

Júlia Dias Carneiro

Paula Santos, cuja família foi removida de casa em Recife
Image captionPaula Santos e sua família ainda não conseguiram receber a indenização pela desapropriação do terreno que pertencia a seus sogros perto da Arena Pernambuco, em Recife/ Crédito: Eduardo Amorim
O terreno de Romildo Ramos era "um sítio completo", com árvores frutíferas, água potável e uma casa construída com o esforço de muitos anos no Loteamento São Francisco, em Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Até que a Copa de 2014 surgiu no horizonte, provocando uma série de desapropriações para abrir caminho para a Arena Pernambuco, um dos 12 estádios do mundial.
"A gente tinha o nosso canto, o nosso lar, era feliz", diz Paula Santos, 41 anos, nora de seu Ramos. "Desmoronou tudo. Para quê foi feita a Copa? Para tirar as famílias do lugar?"
Seu Ramos morreu pouco tempo depois da Copa terminar, no fim de julho de 2014. Sua casa havia sido demolida, e ele estava endividado após construir um cômodo às pressas na parte do terreno que lhe restou, após ter metade de seu lote desapropriado. "Ele estava sufocado. Tinha problema de coração e morreu de infarto. Não aguentou a pressão", lamenta ela.
Quatro anos depois da Copa, Paula só consegue sentir repúdio ao olhar para o estádio construído perto de sua casa pela Odebrecht, ao custo de R$ 532 milhões, palco para cinco jogos durante o mundial.
"Aquilo tirou nosso sonho, nossa estabilidade. Nossa perspectiva de viver em um lugar seguro. Hoje moramos no Ramal da Copa, com o terreno aberto para a pista, com carros passando, sem segurança, sem vizinhos. É muito descaso", diz.
Os dramas de moradores que sofreram desapropriações nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 se repetiram em outras cidades-sede no Brasil, nas quais milhares de remoções foram conduzidas também para abrir espaço para projetos de infraestrutura para o megaevento, como corredores expressos para BRTs (sistema de ônibus rápido) e alargamento de vias.
Somente no Rio de Janeiro, de acordo com cálculos do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas da cidade, mais de 22 mil famílias passaram por remoções ou desapropriações entre 2009 e 2015 – em processos relacionados tanto ao mundial de futebol quanto aos Jogos Rio 2016.
Um deles foi Jorge Santos, de 57 anos, último morador a sair da Vila Recreio 2, comunidade de 183 famílias no Recreio dos Bandeirantes, desapropriada para a construção do BRT Transoeste.

O PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR TERMINA NO DIA 30 DE JUNHO DE 2018, VEJA COMO PROCEDER.

Confira as principais informações necessárias para realizar o alistamento


Foto: Reprodução/Governo do Brasil
Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 têm até 30 de junho para cumprir o alistamento militar obrigatório, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima do local de residência ou pela internet, clicando aqui. As informações são do portal do Governo do Brasil.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Confira as principais informações necessárias para realizar o alistamento.

O alistamento militar é obrigatório?

OBESIDADE ATINGE QUASE 20% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA MOSTRA A PESQUISA .

O FERROVIÁRIO EMPATA DE 1 A 1 COM O ALTOS NA ARENA CASTELÃO EM FORTALEZA-CE EM JOGO DE IDA DAS OITAVAS DE FINAL DA SÉRIE D DO BRASILEIRÃO.

Foto: Pedro Chaves/FCF)

A sensação foi de frustração. No primeiro jogo das oitavas de final da Série D, contra o Altos, o Ferroviário conseguiu apenas o empate em pleno Castelão. O time coral até que não fez uma partida ruim, mas voltou a desperdiçar chances e viu o time piauiense igualar o placar na reta final do jogo. O resultado faz com que as duas sejam obrigadas a vencer no próximo jogo, marcado para sábado, 23, às 17 horas, no estádio Felipão.

O gol do Ferroviário saiu cedo, aos 10 minutos do primeiro tempo. Juninho Quixadá desviou de cabeça para o gol após Lucas Mendes cobrar lateral direto para a grande área e a zaga adversária afastar mal. Abrir o placar cedo deu a impressão que o Tubarão não teria maiores dificuldades na partida. De fato, o time coral fez sua melhor partida na Série D, mas o placar magro deixou o jogo aberto até o fim.

BÉLGICA VENCE O PANAMÁ POR 3 A 0 NA ESTREIA DA COPA DO MUNDO NA RÚSSIA.


O atacante Lukaku foi o destaque da partida com 2 gols marcados para a Bélgica
Fonte:CNEWS

Foto: Reuters
A seleção da Bélgica venceu o Panamá pelo placar de 3 a 0, na partida de estreia das suas seleções na Copa da Rússia, nesta segunda-feira (18), no Estádio Olímpico de Sochi, na Rússia.
Os panamenhos conseguiram segurar a Bélgica no primeiro tempo da partida, mas no segundo tempo não aguentou a pressão da equipe belga.
Logo aos 2 minutos da etapa final, Mertens acertou um chutaço da entrada da área e encobriu o goleiro do Panamá, abrindo o placar da partida para a Bélgica.
O segundo gol belga saiu aos 23 minutos, em uma jogada trabalha entre às três principais estrelas do time, Hazard toca para De Bruyne que cruza na área para o cabeceio de Lukaku para o fundo das redes da seleção do Panamá, ampliando a vantagem para 2 a 0 para a Bélgica.

MORTE DE MULHERES CRESCE 105,1% EM 2018 NO CEARÁ.

FONTE:

Suspeito de matar Stephanie Brito (22), primeira vítima no ano, segue foragido e família cobra explicações

Stephanie Brito foi morta e seu corpo foi levado na garupa de uma motocicleta, até um matagal. (Foto: Arquivo pessoal)
A violência contra mulheres não é algo novo. Diariamente são noticiados casos de agressão verbal, física e até assassinatos. Na última semana, quatro foram assassinadas no Ceará, mas este ano, 201 Crimes Violentos Letais contra pessoas do gênero feminino foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Stephanie Brito (22), foi a primeira mulher a ser morta no ano. O assassino, cinco meses depois, ainda está foragido. 
"Não temos novidades ainda", lamenta Rosilene Brito, mãe da jovem, que está preocupada com o andamento da investigação. "Eu acho que não tão fazendo nada. Só Deus vai me dar essa vitória", desabafa. A família já realizou caminhada, apareceu em programas de TV e jornais, mas nenhuma resposta foi dada até o momento. "Ele [suspeito] continua solto e a Polícia só diz que está trabalhando, mas fica a pergunta: Se trabalha, por quê não diz nada para os familiares? E não encontra o marginal?", completa. 
O suspeito, identificado como Francisco Alberto Nobre Calixto Filho (24), era próximo da vítima. Os dois tiveram um relacionamento conturbado, segundo o relato de uma amiga da jovem. Agressões feitas em vida e após a morte. Após matar a mulher, ele carregou o corpo na garupa de uma motocicleta e jogou em um matagal. Um mês após o brutal assassinato, surgiu a desconfiança que o nome de Stephanie era usado fazer dívidas. A situação foi confirmada, mas já foi resolvida. "Existia um comércio no nome dela, mas o pai [de Stephanie] já entrou em contato com a Receita Federal e conseguiu tirar o nome dela. Conseguimos uma vitória, pois foi difícil mudar por conta de uma dívida de sonegação de impostos", explica.