Powered By Blogger

terça-feira, 14 de maio de 2019

PRESIDENTE JOSÉ SARTO ANUNCIA DEBATE SOBRE CORTES NA EDUCAÇÃO.

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), anunciou, durante a sessão plenária desta terça-feira (14/05), que, no próximo dia 31 de maio, o segundo expediente será destinado a debater os cortes nos recursos de instituições federais de ensino superior, por parte do Governo Federal. A discussão foi agendada para uma sexta-feira, tendo em vista a possibilidade de participação de representantes cearenses no Congresso Nacional.
“Desde já convido todos os parlamentares para esse debate que será apartidário. Queremos examinar os números e discutir os rumos da educação brasileira”, assinalou. Na manhã desta terça-feira, 14, o deputado José Sarto enalteceu a importância das universidades para a produção de conhecimento. "A revolução científica só é e só foi possível por causa da pesquisa, por causa do conhecimento. Tirar a inteligência de um povo, não deixar produzir a inteligência é a maior desinteligência que eu já vi desse curto tempo de governo, com essa proposta", argumentou.

COM PLANO FAMÍLIA, CEARÁ REALIZA FEIRÃO DE SÓCIOS.


Modalidade permite que o titular coloque até três pessoas como dependente

Fonte:Jogada
Torcida do Ceará terá novos modelos de sócio para se associar.Foto: JL Rosa
O Ceará anunciou, no último dia 11, a realização do II Feirão de Sócios. O programa terá novidades como os planos Família e Eficientes, além de 20 % de desconto em renovações ou adesão nos planos individuais de pagamento integral anuidade tendo a condição de ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. A campanha será do dia 16 até 19 de maio, na Praça Central do Shopping Iguatemi.
O plano Família irá incluir o titular do programa, obrigatoriamente maior de idade e responsável pelos vencimentos, e até três dependentes. O primeiro e segundo dependentes pagam 50% do valor, já para o terceiro é de forma gratuita - durante a campanha. Avós, pais, cônjuge, filhos, netos ou companheiro em união estável podem ser dependentes do titular.

AGENCIA DOS CORREIOS DE CAMOCIM CEARÁ.

Agência dos Correios e Telégrafos de Camocim. 2012. Fonte: https://www.google.com.br/maps.

Em 1891, o agente dos Correios de Camocim ainda estava ligado à administração da Estrada de Ferro. No referido ano, foi nomeado para o exercício do cargo o Sr. Manoel Pinto Soares Brandão, conforme informa o jornal Estado do Ceará na edição 273, de 14 de julho de 1891, página 02. Somente no chamado "governo revolucionário de 1930" é que a atual agência foi construída como mostra uma pequena placa na sua fachada ainda preservada que diz: "Edifício construído pelo Governo Provisório. 1932".

No entanto, poucos sabem que as agências dos Correios foram construídas em todo o Brasil a partir de modelos padronizados, daí, algumas terem semelhanças arquitetônicas. No ano de 1933, a Revista Vida Doméstica apresenta estes modelos. A de Camocim é do: "Typo n.I padronizado - construído para as agências de Baturité, Camocim, Crato, Iguatu, Juazeiro (Ceará); Areias, Guarabira, Itabaiana, Pagtos, Souza (Parahyba do Norte); São Lourenço (Minas); Vassouras (E. do Rio); São Borja (R.G. do Sul); Garanhuns, Pesqueira, Petrolina (Pernambuco)" conforme mostra a figura abaixo. 

GREVE DOS FERROVIÁRIOS EM CAMOCIM - 1949/1950.

Entre novembro de 1949 e janeiro de 1950 a população de Camocim viveu um fato inusitado em sua história - uma greve de ferroviários com reflexos na população e outro setores da cidade que protestavam contra a saída dos trens e das oficinas de manutenção da cidade para outros locais. Como grande fonte empregadora de mão-de-obra - a ferrovia chegou a ter cerca de 800 funcionários no seu quadro distribuídos nas várias seções. A transferência de funcionários para outras cidades, o sucateamento do material rodante que não tinha reposição, acenderam o sinal de alerta entre os ferroviários que viram neste conjunto de fatores uma forma de pouco a pouco ir desestabilizando o ramal ferroviário Camocim-Sobral, o que aconteceria realmente em 1977.No entanto, os trabalhadores reagiram e escreveram uma página de resistência de seus postos de trabalho como mostra a documentação da época, quando foi preciso a vinda do representante do Ministro de Obras e Viação e do Governador do Estado para acalmar os ânimos do povo. Vejamos como isso aconteceu: 

População defronte da Associação Comercial. Foto: Arquivo Elda Aguiar
Os telegramas trocados entre a Associação Commercial, que se achava em sessão permanente, e a direção da Rede de Viação Cearense eram analisados pelo povo, que insistentemente ficava de prontidão em seus arredores. Neles, algumas passagens mostram o caráter resoluto da população na defesa da manutenção das oficinas e funcionários em Camocim:
“A cidade, não obstante não haver-se registrado nenhum incidente, ainda permanece sob intensa exaltação. A massa popular continua vibrante e entusiasmada, com o propósito de obter o cancelamento da ordem de saída de qualquer operário. Acredito que somente a vinda do ministro da Viação conseguirá normalizar a situação....  Saudações.”