Powered By Blogger

sábado, 11 de julho de 2020

BOLETIM EPIDEOLOGICO DE BARROQUINHA-CE.

BOLETIM EPIDEOLOGICO DO DIA 11 DE JULHO DE GRANJA-CE.

690 GRANJENSES ESTÃO RECUPERADOS DA COVID-19.

Confira nossa atualização diária dos casos recuperados e em tratamento.

Esse é o tipo de notícia que compartilhamos constantemente com muita alegria.

Continuamos com as ações no combate a covid-19 no município. Nossos profissionais trabalham permanentemente com o objetivo de cuidar das pessoas, salvar vidas, e juntos, vencermos esse vírus.

Nos ajude nessa luta: fique em casa, use máscara!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

PROVA DE VIDA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS É SUSPENSA ATÉ SETEMBRO DE 2020.

O recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos está suspenso até 30 de setembro para evitar contaminações por covid-19. O prazo, que acabaria no próximo dia 16, foi prorrogado por causa da pandemia.

A instrução normativa do Ministério da Economia com o adiamento foi publicada na quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas.

Segundo a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo adiamento. A instrução normativa esclarece que a suspensão não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados, pensionistas e anistiados.

CORONAVÍRUS: DOENÇAS QUE PASSAM DE ANIMAIS AO HOMEM AUMENTAM SEM PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE,ALERTA A ONU.

Fonte:BBC News Brasil

MorcegoDireito de imagemREUTERS
Image captionMorcegos são provavelmente a origem da pandemia atual de coronavírus

As zoonoses — como são conhecidas as doenças que passam de animais para humanos — estão aumentando e seguirão nessa tendência se não houver uma ação coordenada para proteger a vida selvagem e o meio ambiente, alertam especialistas da ONU em um relatório.

Eles culpam a alta demanda por proteína animal, a agricultura insustentável e as mudanças climáticas pelo aumento da quantidade de doenças como a covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Acredita-se que o coronavírus tenha se originado em morcegos.

Zoonoses matam 2 milhões de pessoas por ano. Só a covid-19 deve custar algo como US$ 9 trilhões (cerca de R$ 50 milhões) para a economia global, ao longo de dois anos.

Outras doenças do tipo são o ebola, o vírus do Nilo Ocidental e a Sars, que surgiram em animais e depois migraram para humanos.

O que diz o relatório?

Essa migração não é automática. Ela é motivada pela degradação do ambiente natural, segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária.

CASAS COMERCIAIS DE CAMOCIM-CE DO SÉCULO XX - A ITALIANA

Anúncio da "A Italiana". Camocim-CE. 1918. Fonte: Jornal Folha do Littoral. 01/09/1918, nº 12, p.4.



Nas primeiras décadas do século XX, o comércio de Camocim era bem diversificado, seja no atacado,como mo varejo. Uma pesquisa nos jornais da época, sinaliza neste recorte temporal a existência de casas comerciais que se instalaram no primeiro centro comercial da cidade - as imediações da Praça da Estação. Armazéns de grande porte para a época, firmas comerciais de representação, bancos, clubes sociais, cinemas, repartições públicas e mercearias "sortidas" tinham naquele espaço a sua localização.
Hoje enfocaremos a casa comercial "A Italiana", uma referência, sem dúvida, à origem de seu proprietário, o Sr. Francisco Trévia. Outros membros desta família também fizeram história no comércio camocinense (Fernando Trévia, Dedim Trévia, Toinho Trévia, Carlos Augusto Trévia, Fernandinho, dentre outros) e ainda hoje permanecem neste ramo, como Luciano Trévia.
A Italiana, como se pode observar no seu anúncio no jornal Folha do Littoral, era mais do que uma mercearia com seu sortimento variado de conservas, massas, biscoitos, doces, licores e bebidas em geral. Mas também era um botequim, um bilhar, enfim, um espaço onde os homens poderiam, principalmente, podiam se encontrar, conversar, beber o Vermutim "o melhor aperitivo do mundo", fumar um charuto "Stender", enfim, exercitar suas práticas sociais. 

Fonte:Jornal Folha do Littoral. 01/09/1918, nº 12, p.4.

LINHA SUL DO METRÔ DE FORTALEZA-CE;PASSA A FUNCIONAR EM NOVO HORÁRIO.

O novo horário é de 5h35 às 20h56

Fonte:cnews/jardimdecamocim.blog

A linha sul do metrô de Fortaleza passa a operar de 5h35 às 20h56 a partir desta sexta-feira (10), como parte da operação especial durante a fase de reabertura responsável das atividades econômicas. O aumento na oferta de viagens é de 41%, considerando a ampliação de 82 para 116 viagens diárias. Com o novo horário, deixa de existir a pausa operacional no período da tarde. A ampliação de horário é fruto do aumento natural de demanda e da disponibilidade gradual de pessoal interno, face a Covid-19.

As linhas de metrô e VLT em Fortaleza voltaram a operar no dia 1º de junho, conforme previsão do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, do Governo do Ceará. 

POETAS CEARENSES PRODUZEM VÍDEO "CORDEL CONTRA A COVID-19"; ASSISTA.

Escrito por , /

Versos do coletivo sobre a situação de pandemia podem ser conferidos em vídeo publicado no youtube e no facebook



Legenda: O Cordel contra a Covid-19 conta com a participação de poetas, a exemplo de Rouxinol do Rinaré, Julie Oliveira, Paola Tôrres, Evaristo Geraldo, entre outros
Foto: Ilustração de Klévisson Viana

Um poema coletivo, em formato de vídeo, pensado para além do caráter informativo. Com esse intuito, poetas cearenses lançaram o "Cordel contra a Covid 19".

Segundo o coordenador da obra, o cordelista, xilógrafo e compositor Eduardo Macedo, 42 anos, os versos apresentados pelo grupo formado por 14 poetas do Ceará apontam os cuidados a serem tomados pela população, visando a não contaminação e transmissão do coronavírus. Ressaltam, ainda, as dificuldades resultantes do distanciamento da sociedade.

O "Cordel contra à Covid-19" ganhou corpo e forma a partir da sugestão do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho apresentada ao poeta Eduardo Macedo. "Nos últimos dias do mês de março de 2020, recebi um e-mail do querido amigo, Gilmar de Carvalho, sugerindo que nós – cordelistas – fizéssemos um poema coletivo sobre a situação de pandemia e isolamento social".

Eduardo abraçou de imediato a ideia. Seu primeiro contato com o intuito de desenvolver o pensamento do professor Gilmar de Carvalho foi com o amigo e mestre Klévisson Viana.

CINCO CIDADES CEARENSES EM 'LOCKDOWN' TERÃO RETORNO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL INTERROMPIDO.

Escrito por , /Região

A decisão foi publicada em decreto neste sábado (11). A medida vale para Barbalha, Brejo Santo, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte.


Legenda: Em Iguatu, o terminal rodoviário permanecerá fechado
Foto: Wandenberg Belém
O governo do Estado manterá a proibição do transporte intermunicipal de passageiros em cinco municípios cearenses: Barbalha, Brejo Santo, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte. Todas estas cidades, que fazem parte da macrorregião de saúde do Cariri, estão sob isolamento social mais rígido. O decreto também trouxe a prorrogação do 'lockdown' nestes municípios por mais sete dias, contando a partir de segunda-feira (13). 
Segundo o decreto, não poderão operar os serviços de transporte intermunicipal "tanto para destino quanto para captação de passageiros". O governador Camilo Santana (PT), ao anunciar a manutenção do lockdown nestas cinco cidades, lembrou a curva crescente dos casos da Covid-19.