Powered By Blogger

domingo, 3 de setembro de 2017

COORDENADORES MUNICIPAIS DO ENEM 2017 NO CEARÁ RECEBEM CAPACITAÇÃO.

Os 120 coordenadores municipais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 do Ceará receberam capacitação pelo consórcio aplicador e representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ceará tem 365.253 inscritos para o Enem, o que representa 5,43% do total de participantes confirmados: 6.731.203. No estado, haverá aplicação em 120 cidades em 5 e 12 de novembro.

A capacitação no Ceará é responsabilidade da Fundação Cesgranrio, que compõe o consórcio juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). Durante a capacitação, com duração de oito horas, os coordenadores municipais assistem a um vídeo de preparação e realizam exercícios. Eles também precisam concluir, até a véspera do Exame, uma capacitação a distância de 20 horas de duração.

ALAGOAS CELEBRA 200 ANOS DE HISTÓRIA SE MISTURA À CANA-DE-AÇÚCAR.


Para celebrar o bicentenário da emancipação política do estado, comemorado no dia 16 de setembro, o Gazeta Rural conta a história de uma das principais bases da economia local.

Cana-de-açúcar ainda é uma cultura forte em Alagoas (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Veja como surgiu a cana-de-açúcar, uma cultura que se mistura à história de Alagoas
o mês em que Alagoas comemora 200 anos de emancipação política, plantadores de cana-de-açúcar também têm muito o que comemorar. Mesmo com a crise e com tantas mudanças, o setor se mantém como uma das principais fontes de economia do estado.
A história dessa cultura agrícula se mistura à do estado. Atualmente, não é difícil encontrar ruínas de engenhos cobertas pela vegetação, mas que guardam parte da história de Alagoas. Um passado ainda presente.
"Mesmo quando nós celebramos a nossa independência de Pernambuco, em 1817, já o foi por conta da produção de açúcar e de algodão. E principalmente do açúcar. Nós tivemos uma invasão holandesa aqui, que durou quase 30 anos, e o motivo chamava-se 'guerra do açúcar'. Para ficar com a produção do açúcar, que era a comódite mais valorizada do mercado internacional", explica o historiador Douglas Apratto.
Foi no período colonial, quando Alagoas ainda pertencia a Pernambuco, que surgiram os primeiros engenhos de cana-de-açúcar, Buenos Aires e Escurial, onde hoje fica o município de Porto Calvo, na Região Norte.

JUAZEIRO DO NORTE-CE; SE MOBILIZA PARA PERÍODO DAS GRANDES ROMARIAS.

Uma das novidades neste ano é a unidade móvel da Guarda Civil Municipal (GCM), que reforçará a segurança

FonteDN/Regional

A Prefeitura está realizando obras na infraestrutura, principalmente, nas áreas próximas à Basílica de Nossa Senhora das Dores ( Foto: Antonio Rodrigues )
 por Antonio Rodrigues - Colaborador
( Foto: Antonio Rodrigues )
Juazeiro do Norte Há menos de duas semanas para o início dos festejos de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, a Prefeitura, o comércio e a Igreja se preparam para receber a segunda maior romaria do Ceará. Apesar de algumas atividades iniciadas no último mês, esta cidade se mobiliza, principalmente, para o período da "Grande Romaria", entre os dias 9 e 15 de setembro, quando são esperados 400 mil fiéis de todo o Nordeste.
Uma das novidades este ano é a unidade móvel da Guarda Civil Municipal (GCM), que servirá como ponto de apoio ao contingente de 85 guardas, que trabalharão em dois períodos, de 7h às 14h e das 14h às 22h. Eles atuarão em áreas de maior concentração de romeiros, como a Basílica de Nossa Senhora das Dores, o Centro de Apoio aos Romeiros, a Colina do Horto, o Mercado Central, a Praça Padre Cícero, a Capela do Socorro e o Memorial Padre Cícero.

O AVC É UMA DOENÇA TRATÁVEL. SAIBA COMO.

Campanha "A vida conta - Cada minuto faz a diferença" alerta sobre os sintomas e a forma correta de socorro

Fonte:DN/Vida

Principal causa de incapacidade em todo o mundo, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é sempre uma emergência médica e pode ocorrer na forma isquêmica ou hemorrágica.
Respondendo por cerca de 85% dos casos, o AVC na forma isquêmica ocorre quando há a obstrução em um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro, e bloqueando a passagem de oxigênio para os neurônios causando a sua morte.
Tempo é cérebro
Um paciente não tratado perde cerca de 1.9 milhão de neurônios a cada minuto. "Assim, quanto mais tempo se passa sem atendimento, maiores são as chances de sequelas graves, como dificuldades de movimentação, linguagem, visuais, de memória e até mesmo comportamentais, de acordo com a área do cérebro afetada. Ou seja, tempo é cérebro", comenta a neurologista Sheila Martins, presidente da Rede Brasil AVC.

O PRESIDENTE DO PARANÁ AFIRMA QUE AGRESSÃO MOTIVOU A DEMISSÃO DO TREINADOR LISCA.

Treinador teria agredido membro da comissão técnica do Tricolor

Paraná -  A demissão de Lisca do Paraná surpreendeu o mundo do futebol. Com apenas uma derrota pelo clube e logo após a classificação da equipe na Primeira Liga, eliminando o Flamengo. O presidente do clube, Leonardo Oliveira, veio a público explicar o ocorrido. Ele afirmou que o ex-treinador agrediu um outro membro da comissão técnica do Tricolor do Paraná.

Lisca deixou o comando do ParanáDivulgação

"Chegou a acontecer a agressão, e isso é o que resume o fato. Mas não devemos expor o Paraná para não prejudicar o trabalho que vem sendo feito", afirmou.
Neste sábado a equipe foi comandada por Matheus Costa e acabou sendo derrotada por 1 a 0 pelo Atlético-MG, assim sendo eliminada na semifinal da Primeira Liga. Questionado sobre o substituto de Lisca, o presidente do Paraná disse que o técnico interino pode ser efetivado.
"Ficou provado para nós que é a nossa comissão técnica permanente é o que está nos trazendo resultados. Já passaram três treinadores neste ano, e a equipe continua com o mesmo padrão, a mesma eficácia", opina.
O presidente do Paraná ainda divulgou um comunicado, confira: