Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

AUTISMO: AS DESCOBERTAS RECENTES QUE AJUDAM A DERRUBAR MITOS SOBRE O TRANSTORNO.

Paula Adamo Idoeta - @paulaidoeta

Quebra-cabeça no cérebroDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionO autismo não é um transtorno único, mas sim um espectro de transtornos que podem variar em intensidade e em características, a depender de cada indivíduo
Passadas décadas de pesquisas sobre o autismo, cientistas ainda não sabem precisar ao certo o que causa o transtorno, nem chegaram a um consenso sobre as melhores formas de tratá-lo — circunstâncias que costumam deixar pais de crianças do espectro autista inseguros e vulneráveis a armadilhas.
Alguns estudos recentes, porém, trazem novas pistas e ajudam a derrubar mitos comumente relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A BBC News Brasil conversou com o pesquisador americano Charles Nelson, professor de Pediatria e Neurociência na Universidade Harvard e responsável por um laboratório do Hospital Infantil de Boston que pesquisa desenvolvimento cognitivo de crianças, inclusive as que estão no espectro autista.
Nelson, que esteve em São Paulo em janeiro para participar em um estudo (ainda em curso) sobre desenvolvimento de crianças em abrigos paulistas, investiga o autismo há 12 anos e explica onde a ciência tem avançado no entendimento do TEA — e onde os avanços têm sido lentos.
O autismo não é um transtorno único, mas sim um espectro de transtornos que podem variar em intensidade e em características, a depender de cada indivíduo. Em geral, essas características se manifestam em dificuldades no convívio social, comportamento repetitivo e, em alguns casos, ansiedade e transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Estima-se, globalmente, que 1 a cada 58 crianças esteja no Transtorno do Espectro Autista — designação que, desde 2013, é usada para abrigar todos os problemas relacionados ao autismo.

A POLÊMICA DAS CRECHES NOTURNAS: 'TIVE QUE SAIR DO TRABALHO POR NÃO TER ONDE DEIXAR MINHA FILHA '.

A polêmica das creches noturnas: 'Tive que sair do trabalho por não ter onde deixar minha filha'

Criança dormindo no berçoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que autoriza o horário estendido em creches públicas
Desempregada, a operadora de caixa Bruna Reche, 28, tem recusado ofertas de trabalho nos últimos meses. Não que a situação financeira da família esteja confortável, pelo contrário: as contas atrasadas estão se avolumando e as compras para a casa, ficando mais raras. O problema é outro: como conciliar o serviço no comércio com o horário da creche de Alice, sua filha de três anos?
"Só tenho experiência em comércio. E as vagas que consigo são todas para o período da tarde e da noite, em shoppings. Já recusei várias ofertas boas, porque preciso buscar minha filha às 16h30 na creche. Não tenho com quem deixá-la", conta Bruna, que vive na Brasilândia, na zona norte paulistana.
Seu marido, que atua na área de tecnologia da informação, também não consegue buscar Alice, pois chega por volta das 20h em casa.
Histórias como a de Bruna são comuns entre mães e pais que trabalham em períodos que não se encaixam com o horário de entrada e saída de creches e escolas públicas — na rede particular normalmente há mais flexibilidade de horário, embora encontrar unidades noturnas seja difícil.
Mas como resolver essa questão? O Estado deveria proporcionar vagas para crianças no período noturno? Deixar uma criança na escola até tarde funciona do ponto de vista educacional?

AEROPORTO REGIONAIS MOVIMENTAM MAIS DE 25 MIL PASSAGEIROS.

Jericoacoara é o que teve mais procura
Fonte:
Foto:  Marcos Studart/Divulgação
Os aeroportos regionais do Ceará, geridos pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), vêm apresentando uma crescente na movimentação dos seus dez terminais. Em janeiro deste ano, foi registrada uma movimentação de 25.829 embarques ou desembarques.
O número representa um aumento de 58,4%, comparado ao mesmo período de 2019 (16.306). Em 2018, o período teve um balanço de 11.015 passageiros.
O Aeroporto de Jericoacoara tem voos diários direto para Guarulhos (São Paulo), operados pelas companhias aéreas Azul e GOL, e para Confins (Belo Horizonte), pela Azul. Além disso, há também o fluxo de aviação geral (privada).

CASO DE SANGUE RARO IDENTIFICADO NO CEARÁ É ÚNICO NO BRASIL,SEGUNDO HEMOCE .

Nova tecnologia de análise de DNA, usada pelo Hemoce, facilitou identificação de doadores de sangues raros

Fonte:/Metro

Doador com sangue raro ainda não foi comunicado. Órgão aguarda novos exames.Thiago Gadelha
Uma nova configuração de sangue raro foi identificada no Estado a partir de uma pesquisa realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). O órgão utilizou um novo método, conhecido como fenotipagem, que avalia o material genético de amostras de sangue de doadores voluntários. O Hemoce aguarda a conclusão das análises para comunicar à pessoa identificada, que é doadora cadastrada no banco de dados da instituição. 
Atualmente, o Estado conta com, pelo menos, 115 doadores especiais identificados e cadastrados. A nova tecnologia de identificação vem sendo usada pelo Centro desde o fim de 2019. Além da nova descoberta, o método já categorizou outro caso de classificações sanguíneas raras no estado desde o início da utilização. 
Identificação