Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

TRIBOS DA AMAZÔNIA ENTRAM NA ERA DIGITAL PARA DEFENDER A CULTURA E A FLORESTA .

PARQUE INDÍGENA DO XINGU, Brasil (Reuters) - Nos anos 1980, o primeiro parlamentar indígena do Brasil, o cacique xavante Juruna, circulava com um gravador para registrar conversas com outros políticos porque dizia que a palavra do homem branco não era confiável.
Photo
Encontro indígena no Xingu 14/01/2020 REUTERS/Ricardo Moraes
Na era digital, ameaçadas pela destruição de sua floresta e pela invasão da agricultura em suas terras, as tribos brasileiras estão publicando vídeos nas redes sociais e filmando com câmeras instaladas em drones para contar sua história e fortalecer sua ameaçada cultura.
Em uma reunião de centenas de líderes tribais amazônicos realizada nesta semana na reserva do Xingu para debater maneiras de resistir a planos do governo para os povos indígenas, cada discurso e dança ritual são gravados e compartilhados na internet.

COMO TERREMOTOS EM PORTO RICO ESTÃO MUDANDO O RELEVO DA ILHA.

FONTE:https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51148918


Porto RicoDireito de imagemAFP
Image captionPorto Rico sofreu uma sequência de terremotos desde o fim de dezembro de 2019

Porto Rico não é mais o mesmo.
A ilha caribenha, que foi devastada pelo furacão Maria em 2017, não para de tremer desde o fim de dezembro.
Uma sequência de mais de 2 mil terremotos — o maior deles com magnitude 6,4 — abalou a região sul da ilha, gerando um cenário de caos e devastação.
Segundo dados do governo, mais de 8 mil pessoas tiveram de ir para abrigos, enquanto muitas outras estão dormindo em barracas nas ruas, jardins ou espaços abertos por medo de tremores secundários.
Os serviços de água e eletricidade da ilha foram afetados, e cálculos preliminares estimam que as perdas cheguem a entre US$ 110 milhões e US$ 400 milhões.

MORRE NO RIO DE JANEIRO A PRIMEIRA MULHER A COBRIR O FUTEBOL NO BRASIL, CONHECIDA COMO 'MOÇA DO FLAMENGO'.

Marilene Dabus não resistiu à luta contra um câncer e faleceu aos 80 anos

Fonte: O Dia
Marilene ao lado de Zico
Marilene ao lado de Zico - 
Rio - Faleceu na manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a jornalista Marilene Dabus, primeira mulher a cobrir futebol no Brasil. Ela lutava contra um câncer.
Marilene despontou em sua carreira jornalística no fim da década de 60 e ficou conhecida por seus conhecimentos sobre o Flamengo, que lhe renderam o apelido de "A moça do Flamengo". Ela foi setorista do clube no período em que esteve no jornal "Última Hora".

'MUITO TREINO AO LONGO DO ANO',DIZ ESTUDANTE DO CEARÁ NOTA MIL NA REDAÇÃO DO ENEM 2019.

Júlia Fernandes, de 17 anos, dá dicas de como fazer uma boa prova e aproveitar ao máximo o tempo do exame

Fonte:Por Lucas Falconery e Paulo Martins/Metro
Júlia Fernandes, de 17 anos é uma das 53 pessoas que tiraram nota mil na redação do Enem 2019Foto: Helene Santos
A aluna Júlia Fernandes, de 17 anos, obteve nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e disse que para conseguir o feito é preciso exercitar bastante a escrita e acompanhar todos os fatos da atualidade.
"Além de muito treino ao longo do ano, acho indispensável se manter informado sobre questões em pauta no atual governo, o que é sempre muito possível de cair. além, claro, de saber o que os corretores procuram no texto, como a coerência dos fatos e um repertório atualizado", disse.