Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

POR QUE ALGUMAS REGIÕES DO BRASIL NÃO CONSEGUEM VENCER A HANSENÍASE?.

Mônica Manir

Folder sobre hanseníaseImage copyrightAGÊNCIA BRASIL
Image captionBrasil é o único país do mundo que não alcançou meta da ONU para a hanseníase em 2015; apesar de avanços nos últimos anos, ainda há diferenças grandes entre Estados
Parecia uma alergia a picada de inseto. Mas uma enfermeira que visitou a escola de Evelin teve outra suspeita.
Aproximou um tubo de ensaio quente e outro frio na mancha vermelha na mão da menina, deu uma ligeira alfinetada e passou algodão por cima.
A menina acusou sensibilidade, mas nem tanto. A mancha, que avançava na direção do polegar, estava dormente. Tinha cara de hanseníase. E era.
Moradora de São Luís, no Maranhão, Evelin encorpa, aos dez anos, a estatística da doença em território nacional.
A cada ano, o Brasil registra 30 mil casos novos de hanseníase, enfermidade já controlada em grande parte do mundo. Perde apenas para a Índia, com 126 mil registros/ano.
Terra de Evelin, o Maranhão é líder em casos absolutos no Nordeste e segundo no país (atrás apenas de Mato Grosso), com cerca de 3,5 mil novos casos por ano informados ao Ministério da Saúde. A pobreza e baixos índices sociais, assim como a falta de médicos, estão entre as principais dificuldades apontadas para lidar com o problema.

PRESIDENTE DO STF DIZ ESPERAR QUE 2016 "ACABE EM PAZ."

André Richter – Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, chega à Escola de Administração Fazendária para participar de reunião com secretários estaduais de Fazenda (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, disse esperar que 2016 acabe em pazMarcelo Camargo/Agência Brasil




















A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse hoje (15) que espera que o ano de 2016 "acabe em paz". A declaração foi dada durante a sessão desta tarde após receber cumprimentos de um procurador da Fazenda pelo trabalho realizado pela Corte durante o ano. O STF entra em recesso na próxima segunda-feira (19).
"Nós todos esperamos que o ano de 2016 acabe e acabe em paz", disse a ministra, antes de passar a palavra ao ministro Luiz Fux, relator de uma ação tributária em julgamento no STF.
Uma semana após ser criticado pela decisão que manteve o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, o Supremo voltou a ser palco de críticas públicas entre os membros da Corte.
Dez medidas de combate à corrupção

VENHA FAZER UMA BOA FOTO DE LEMBRANÇA COM CARINHO.

VOCÊ GOSTOU E QUER UMA BOA LEMBRANÇA PROCURE O AMIGO QUE
É UM BOM PROFISSIONAL- JUNIOR SANTANA É O MELHOR
ATENDE PELO TELEFONE=(02188)994590012 OU NA RUA QUINTINO BOCAIUVA NO BAIRRO DE SÃO PEDRO,CENTRO DE CAMOCIM CEARÁ

O APERITIVO DO CINEMA.

O 11º Curta Canoa começa hoje, em Canoa Quebrada (CE). Filme sobre Ariano Suassuna abrirá o festival

 por Felipe Gurgel - Repórter
ariano
A praia de Canoa Quebrada (CE) sedia mais uma edição do Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, o Curta Canoa. Pela 11ª vez, a partir de hoje (15) até a próxima terça (20), oficinas, seminários e exibições de filmes movimentam a comunidade do município de Aracati (160km à distância de Fortaleza). A programação se concentra no Polo de Lazer, em Canoa Quebrada, e no Casarão da Cultura, situado no Centro Histórico de Aracati. O acesso é gratuito.
Segundo o diretor do evento, Adriano Lima, a organização do Curta Canoa recebeu 432 inscrições para a mostra competitiva de curtas deste ano. Destes, 42 filmes, de 16 estados brasileiros, compõem a programação. Adriano conta que mais da metade das produções inscritas são do Rio de Janeiro e São Paulo.
"Minas (Gerais) mandou poucos trabalhos, desta vez. Mas aí a gente tenta dar um balizamento, tenta distribuir (os contemplados para a programação, dentre várias regiões). E o bom do festival é isso: enriquece mais quando você traz gente de outros estados. Não ficando só no eixo Rio-SP, embora a gente reconheça que eles têm muita qualidade e quantidade (de produção cinematográfica)", observa Adriano Lima.
A programação traz 10 curtas de São Paulo, seis do Ceará, quatro do Rio de Janeiro, e mais 22 filmes oriundos de todas as regiões do País. A Mostra Participativa Bons Ventos acontece, em paralelo à competitiva, exibindo 24 curtas-metragens de cineastas locais.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO CEARÁ TERÁ 111 PROFISSIONAIS SUBSTITUÍDOS.

Os profissionais cooperados, que terminam o período de atuação neste semestre, começaram a deixar o país gradualmente

Fonte:DN/Cidade
mais médicos
Profissionais cubanos vão repor vagas em mais de mil cidades brasileiras até o fim deste ano. ( Foto: Karina Zambrana/ASCOM/MS )
O Ceará receberá 111 profissionais para a reposição no programa Mais Médicos, que serão encaminhados para 69 municípios cearenses. Até o fim de dezembro, 1.380 profissionais chegarão aos municípios para repor vagas do Programa em todo o País.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o encontro com um grupo de médicos, da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que seguiu nesta quinta para os municípios do Nordeste.
Antes de iniciar as atividades, os médicos participam de acolhimento e regularizam a documentação em Brasília (DF). Ao todo, os profissionais de Cuba vão repor vagas em 1.040 cidades.
Volta para casa

GUARANY DE SOBRAL VAI RECORRER CONTRA O REBAIXAMENTO NA JUSTIÇA DESPORTIVA.

Segundo o clube, existe uma determinação que estabelece o prazo até 2018 para entregar a documentação relativa ao Profut

FONTE:   por Ivan Bezerra/JOGADA
Mauro Carmélio
Departamento jurídico da FCF explica a decisão. ( Foto: Reprodução Facebook )
A entrevista coletiva da diretoria da Federação Cearense de Futebol, que confirmou o descenso do Guarany de Sobral e o acesso do Ferroviário em seu lugar, na Série A do Campeonato Cearense, não causou surpresa, mas provocou indignação no clube sobralense.  O advogado do Cacique do Vale, Eduardo Salles, afirmou que o clube vai recorrer na Justiça Desportiva.
 
"Na verdade, a gente já tinha uma expectativa de que seria em sentido negativo para o Guarany, mas a gente não concorda. Esperamos até o último minuto pelo bom senso da Federação, o que não aconteceu. Por isso, vamos dar uma entrada em um mandado de garantia para que o Guarany tenha seus direitos respeitados. Ele é o real detentor da vaga no Cearense de 2017", disse Eduardo Salles. O mandado de garantia será acompanhado de um pedido de liminar.
 
Eduardo Salles disse ainda que a CBF enviou à Federação Cearense uma determinação que estabelece o prazo até 2018 para entregar a documentação relativa ao Profut.

OPERAÇÃO ANTIDESMONTE: JUSTIÇA AFASTA PREFEITO DE MARTINÓPOLE,JAMES BEL.

Resultado de imagem para imagens do prefeito james bel de martinópole ce

Foram afastados  também o secretário de finanças Luiz Aírton, e o secretário de Educação, Aderaldo Ferreira

A Operação Antidesmonte deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) resultou no afastamento de mais um prefeito do Ceará, desta vez do gestor de Martinópole, município vistoriado pelas equipes de fiscalização dos dois órgãos entre os dias 9 e 11 de novembro. O juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade deferiu liminar afastando o prefeito James Martins Pereira Barros, o secretário de Finanças Luiz Airton Rodrigues Junior, e o secretário de Educação, Aderaldo Ferreira da Rocha.

A liminar foi postulada pelo MPCE, através do promotor de Justiça Rodrigo Coelho Rodrigues de Oliveira, em respondência pela Comarca de Martinópole. Na ação civil pública por ato de improbidade administrativa, foram demonstradas diversas ilegalidades constatadas no município, entre elas irregularidades no fornecimento de combustível e superfaturamento de obras de reformas nas escolas do município.