Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

POLINIZAÇÃO DO CAJU E DA MANGA PODEM CAUSAR CONJUNTIVITE.

Consultórios e hospitais recebem mais casos de crianças, adolescentes e adultos jovens acometidos por conjuntivite


O início da primavera marca também, aqui no Piauí, o período de polinização de algumas árvores frutíferas típicas, como caju e manga. A viagem desse pólen pelo ar proporciona a florada e a colheita dos deliciosos frutos, mas também pode significar, para algumas pessoas, o desencadeamento de alergia oculares. É o que alerta o oftalmologista Daniel Silveira.
Segundo o médico, é uma época do ano em que os consultórios e hospitais recebem mais casos de crianças, adolescentes e adultos jovens acometidos por conjuntivite alérgica. Essa doença se divide em quatro tipos: conjuntivites alérgicas agudas do tipo sazonal, perene, a cerotoconjuntivite primaveril e a dermato ceratoconjuntivite atópica. "A conjuntivite alérgica sazonal, como o próprio nome já diz, coincide agora nessa época do ano com a polinização das árvores grandes, principalmente nas regiões sul e sudeste. Aqui no Piauí é a época da safra de caju e manga, logo não podemos deixar de levar em conta que pessoas que tem alergia nessa época podem ter quadro de conjuntivite alérgica. É um quadro em que as pessoas chegam nos consultórios com prurido ocular, que é a coceira, lacrimejamento abundante e às vezes até edema de pálpebra", afirma o especialista.

O tipo mais agressivo é a cerotoconjuntivite primaveril, que atinge tanto a conjuntiva quanto a córnea nessa época do ano (quente e seco). O paciente tem sintomas mais agudos e se ele não tomar nenhuma atitude, pode apresentar úlceras de repetição, podendo baixar a qualidade de sua visão. "Tem que ser tratada agressivamente com corticoides tópicos de alta potência e temos que ter cuidado com a monitorização do aumento da pressão intraocular e com o desenvolvimento de catarata por conta do uso de corticoide. Deve-se usar medicamentos à base de antialérgicos tópicos e, se for criança, sempre tem que ser com acompanhamento do alergologista. Quando mesmo o tratamento com corticoides e antialérgicos são ineficazes ou quando tem uma melhora e logo depois uma remissão da doença, você pode pensar em fazer uso de imunomoduladores, como tacrolimus, ciclosporina, que vai primeiro poupar o olho do paciente dos efeitos colaterais do corticoide, como catarata e glaucoma", explica.

O CEARÁ LIDERA O Nº- DE MORTES VIOLENTAS EM LEVANTAMENTO DO G1 NOS 27 ESTADOS DO BRASIL.

No período de 21 a 27 de agosto deste ano, ocorreram 128 assassinatos no Ceará, quase uma morte por hora.
Levantamento realizado pelo G1 mostrou que em uma semana – de 21 a 27 de agosto – o Ceará registrou 128 assassinatos, quase uma morte violenta por hora. A estatística coloca o estado como o recordista - em números absolutos - entre todos os 27 estados da federação que figuram no estudo. Em todo o país, foram 1.195 pessoas mortas em 546 cidades - quase 10% do total de municípios brasileiros.

Como o Ceará, mais de 45 cidades registraram índice superior a 10 mortes a cada 100 mil habitantes – índice considerado extremamente alto se for levado em conta o período de apenas sete dias analisados (já que a taxa é usada como parâmetro anual). Para fazer o levantamento, o G1 CE acessou as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os números integram um levantamento nacional feito pelo G1, que é o ponto de partida de uma parceria com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O projeto tem um nome: Monitor da Violência. Com uma série de iniciativas que envolvem reportagem e análise de dados, o projeto vai fazer o acompanhamento desses e de outros casos de violência no país.