Powered By Blogger

terça-feira, 20 de março de 2018

A PALAVRA DE DEUS PARA O DIA 21 DE MARÇO DE 2018.

Evangelho (Jo 8,31-42)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”

NÚMEROS DE MÉDICOS NO CEARÁ ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL,DIZ ESTUDO .

Com 12.652 médicos, Ceará tem média de 1,4 médicos por grupo de mil habitantes. No Brasil, com 452.801 profissionais, a média é de 2,18 médicos por mil habitantes.

Por G1 CE
Sudeste é a região com maior densidade médica por habitante (razão de 2,81) contra 1,16, no Norte, e 1,41, no Nordeste. (Foto: Divulgação)
Sudeste é a região com maior densidade médica por habitante (razão de 2,81) contra 1,16, no Norte, e 1,41, no Nordeste. (Foto: Divulgação)
Com população de pouco mais de 9 milhões de habitantes, o Ceará tem 12.652 médicos, o que representa média de 1,4 médicos por grupo de mil habitantes. O Brasil contava, em janeiro de 2018, com 452.801 médicos, o que dá uma razão de 2,18 médicos por mil habitantes. O Sudeste é a região com maior densidade médica por habitante (razão de 2,81) contra 1,16, no Norte, e 1,41, no Nordeste.
Os dados constam da pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, e divulgado nesta terça-feira (20).

MPF-CE; APURA APROVAÇÃO DE MULHER DE 'PELE CLARA,CABELOS LOIROS E OLHOS AZUIS ' COMO COTISTA RACIAL.

MPF pede que MEC crie comissão de verificação de autodeclarações raciais pretende evitar fraudes no sistema de cotas raciais.

Por G1 CE
MPF-CE cobra apuração após loira de olhos azuis ser aprovada como cotista racial (Foto: Agência Diário)
MPF-CE cobra apuração após loira de olhos azuis ser aprovada como cotista racial (Foto: Agência Diário)
O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará pede que o Ministério da Educação (MEC) crie comissões que atestem a condição étnico-racial declarada por candidatos no Ceará. De acordo com denúncia feita ao MPF, uma candidata de pele clara, cabelos loiros e olhos azuis foi aprovada para o curso de medicina em universidade de Fortaleza na condição de cotista racial.
Autor da ação Oscar Costa Filho, procurador da República, avalia que o sistema de cotas está sendo desvirtuado com a ocorrência de fraudes.
"Quando candidatos não amparados pela lei se beneficiam do sistema de cotas, é inegável que há uma inversão lógica fundamental ao permitir que grupos privilegiados se utilizem das referidas políticas integrativas, promovendo, pelo contrário, o crescimento das desigualdades sociais", afirma.

MORTE DE GRACILIANO RAMOS COMPLETA 65 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA DIA 20 DE MARÇO DE 2018.


Há exatos 65 anos morria Graciliano Ramos. O escritor deixou um conjunto de obras importantes para a literatura. Em 2018, são celebrados ainda os 80 anos do livro Vidas Secas e os 55 do filme homônimo

O ESCRITOR morreu vítima de um câncer de pulmão, em 1953, aos 60 anos  REPRODUÇÃO
O ESCRITOR morreu vítima de um câncer de pulmão, em 1953, aos 60 anos REPRODUÇÃO
O sertão pega fogo. Expulsa gente pobre das terras, faz minguar palavras, assim como minguam a água e a comida. Este sertão - físico e íntimo - é protagonista do romance Vidas Secas, mais famosa obra do alagoano Graciliano Ramos, que celebra 80 anos de lançamento em 2018. Este ano traz ainda outras duas efemérides importantes. Em 20 de março de 1953, há exatos 65 anos, morria o romancista, memorialista, cronista, contista, jornalista, político e autor de Vidas Secas. E, há 55 anos, o diretor Nelson Pereira dos Santos lançava filme homônimo ao livro de Graciliano e que entraria para o rol de melhores produções da filmografia nacional.

MINISTRO DIZ QUE A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO DEVE CHEGAR AO CEARÁ NESTE SEMESTRE DE 2018.

Segundo ele, para agilizar a conclusão das obras, o Governo Federal vai utilizar novamente motobombas e outros equipamentos da Sabesp

FONTE:DN/REGIONAL

As obras vão levar as águas do Rio São Francisco ao reservatório o município de Jati, no Ceará ( Foto: Guilherme Rosa / PR )
 por Agência Brasil
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, disse nesta terça-feira (20) que as águas doProjeto de Transposição do Rio São Francisco chegarão aos canais do Ceará até o fim do primeiro semestre deste ano. Segundo ele, após a passagem do chamado Caminho das Águas pelo reservatório de Jati (CE), as águas estarão liberadas para seguirem o curso do Eixo Norte, nos próximos meses, em direção à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.
Helder Barbalho participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Ao responder aos parlamentares sobre o programa de revitalização do São Francisco, ele disse que o "desafio" atual é muito mais "financeiro que orçamentário".
"Estaremos concluindo até este semestre [as obras que vão levar as águas ao reservatório Jati]. Agora precisamos acompanhar a passagem das águas pelos caminhos que estão prontos. Não temos nenhuma intervenção a ser feita", disse o ministro.
Segundo ele, para agilizar a conclusão das obras, o governo federal vai utilizar novamente motobombas e outros equipamentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), assim como foi feito para a conclusão das obras no Eixo Leste, no ano passado.

CEARÁ TERÁ MAIS 21 NOVAS ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE ATÉ O FIM DO SEMESTRE DE 2018.

O número de Escolas de Educação Profissional saltou de 25, em 2008, para 119 unidades de ensino neste ano

Fonte:DN/Cidade

Atualmente, as EEEPs beneficiam mais de 52 mil alunos cearenses ( Foto: Yago Albuquerque )
O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (20), 22 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) até o fim do primeiro semestre deste ano. Atualmente, há 119 unidades distribuídas em 95 municípios do Estado. 
"A nossa meta é chegar a 140 escolas de ensino profissionalizante e manter o Ceará como o Estado com o maior número dessas escolas atendendo os jovens cearenses”, disse Camilo.
Ele continuou, afirmando que “temos quase 5 mil parcerias com instituições para oferecer estágios aos nossos alunos. A escola reúne, além do espaço físico adequado, moderno, uma grade curricular que oferece opções dentro das vocações regionais do Estado”.
Escolas têm salto expressivo
O número de Escolas de Educação Profissional saltou de 25, em 2008, para 119 unidades de ensino neste ano. À época, pouco mais de 4 mil alunos eram contemplados com o modelo de escola, que estava presente em 20 municípios do Estado. Em 2018, as EEEPs beneficiam mais de 52 mil alunos cearenses.