Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

100 VEZES MAIS POTENTE QUE CIGARRO, NARGUILÉ VIRA MODA ENTRE JOVENS BRASILEIROS E ACENDE ALERTA NO GOVERNO.

Felipe Souza

Amigas fumando narguile
Image captionTabacaria vira moda no Brasil e jovens chegam a evitar bares sem narguilé | Foto: Felipe Souza/BBC Brasil
Um cheiro semelhante ao de um chiclete sabor melancia preenche o ambiente decorado com luzes coloridas de neon. Grupos de amigos se divertem espremidos em bancos enquanto fazem argolas no ar ao soltar a densa fumaça aspirada dos narguilés, que passam de boca em boca.
Cenas como a descrita acima são comuns nas novas tabacarias, que chegaram com força no Brasil e fazem sucesso entre jovens. Um dos segredos desse negócio, segundo especialistas entrevistados pela BBC Brasil, é que tanto o sabor das essências quanto as variedade de cores do narguilé o deixam com uma imagem de produto quase inofensivo.
Entretanto, médicos dizem que ele é cerca de cem vezes mais potente que um cigarro comum, um fato que chamou a atenção de governos estaduais e federais, preocupados com o acesso precoce ao tabagismo.
Segundo a coordenadora de fiscalização da Lei Antifumo da Vigilância Sanitária no Estado de São Paulo, Elaine D'Amico, nos últimos dois anos houve um grande aumento no número de tabacarias voltadas para o uso de narguilés. "A Lei Antifumo está em vigor desde 2009, mas as tabacarias entraram no nosso cronograma de fiscalização recentemente porque percebemos um grande crescimento desse nicho", conta.

A PREFEITURA DE FORTALEZA-CE,VAI REPASSAR R$ 100 MIL ANUALMENTE PARA O ABRIGO SÃO LÁZARO.

Roberto Cláudio anunciou nesta segunda-feira (11), durante visita ao abrigo, a realização de convênio para ajudar no custeio da instituição

Fonte:DN/Cidadede
Abrigo
Na ocasião, o Prefeito anunciou o convênio e relatou que a alimentação dos animais deve ser priorizada. ( Foto: Divulgação )
Durante visita ao abrigo São Lázaro, na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Roberto Cláudio anunciou a realização de convênio para ajudar no custeio da instituição. O abrigo, uma Organização Não-Governamental (ONG), cuida de animais abandonados e funciona em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Inicialmente, o convênio firmará o repasse anual no valor de R$ 100 mil, que deve ajudar a manter os gastos com alimentação dos animais e limpeza do local. A expectativa é de que o convênio seja firmado até outubro deste ano, com a apresentação do termo de convênio e da documentação necessária do São Lázaro para ajustar as questões legais, e, a partir disso, passe a ser uma política continuada da Prefeitura com a instituição, a ser renovada anualmente.
“Vamos firmar o convênio com o São Lázaro, com todo o aparato jurídico, permitindo não só que possamos estabelecer um fluxo contínuo de recursos, mas também, eventualmente, nos momentos de dificuldade, que possamos dar algum outro apoio formal à entidade. Esse é o primeiro compromisso”, afirmou Roberto Cláudio.